Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahls, Álvaro Augusto Dealcides Silveira Moutinho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13164
Resumo: O objetivo desse estudo é o de propor uma revisão do conceito de hostel, o qual seja mais abrangente do que o encontrado na literatura convencional, buscando agregar aspectos anteriormente desconsiderados. O método de abordagem utilizado foi o materialismo dialético. Primeiramente fora realizada uma revisão da literatura especializada sobre o tema. Em um segundo momento uma pesquisa de campo foi conduzida. O universo de hostels de Florianópolis-SC foi abordado a partir de uma amostragem intencional e não aleatória, mediante entrevistas semiestruturadas. Para extrair os temas essenciais dos depoimentos, buscou-se apoio no método de análise de conteúdo, usando como respaldo teórico a 4ª Categoria de análise do materialismo dialético, denominada de Essência vs. Aparência. Os aspectos essenciais a esse conceito estão representados nos quadros “Análise dos discursos Superficiais vs. Essenciais”, a “Representação gráfica do conceito hostel” e o subproduto “Logo da essência dos hostels”. Os novos elementos que foram agregados ao conceito de hostel são aqueles ligados à hospitalidade genuína, pois se constata que esses são, idealmente, a casa de quem recebe e a casa de quem viaja, um local para acolhimento de visitantes e imersão desses na cultura do local visitado, de união e de entendimento entre diferentes povos, de troca de experiências. Essencialmente, os hostels são um local de convergência de pessoas, um local de amizade.
id UNIVALI-3_71446b05df95312ef942ce6fff62259a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13164
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisashostelhospitalidadeturismo da juventudeconceitualização.O objetivo desse estudo é o de propor uma revisão do conceito de hostel, o qual seja mais abrangente do que o encontrado na literatura convencional, buscando agregar aspectos anteriormente desconsiderados. O método de abordagem utilizado foi o materialismo dialético. Primeiramente fora realizada uma revisão da literatura especializada sobre o tema. Em um segundo momento uma pesquisa de campo foi conduzida. O universo de hostels de Florianópolis-SC foi abordado a partir de uma amostragem intencional e não aleatória, mediante entrevistas semiestruturadas. Para extrair os temas essenciais dos depoimentos, buscou-se apoio no método de análise de conteúdo, usando como respaldo teórico a 4ª Categoria de análise do materialismo dialético, denominada de Essência vs. Aparência. Os aspectos essenciais a esse conceito estão representados nos quadros “Análise dos discursos Superficiais vs. Essenciais”, a “Representação gráfica do conceito hostel” e o subproduto “Logo da essência dos hostels”. Os novos elementos que foram agregados ao conceito de hostel são aqueles ligados à hospitalidade genuína, pois se constata que esses são, idealmente, a casa de quem recebe e a casa de quem viaja, um local para acolhimento de visitantes e imersão desses na cultura do local visitado, de união e de entendimento entre diferentes povos, de troca de experiências. Essencialmente, os hostels são um local de convergência de pessoas, um local de amizade.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1316410.14210/rtva.v20n2.p294-310Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 294-310Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 294-310Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 294-3101983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13164/7514Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBahls, Álvaro Augusto Dealcides Silveira MoutinhoPereira, Raquel Maria Fontes do Amaral2018-07-11T00:13:09Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13164Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2018-07-11T00:13:09Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisas
title Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisas
spellingShingle Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisas
Bahls, Álvaro Augusto Dealcides Silveira Moutinho
hostel
hospitalidade
turismo da juventude
conceitualização.
title_short Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisas
title_full Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisas
title_fullStr Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisas
title_full_unstemmed Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisas
title_sort Hostel, uma proposta de revisão conceitual para a abordagem de futuras pesquisas
author Bahls, Álvaro Augusto Dealcides Silveira Moutinho
author_facet Bahls, Álvaro Augusto Dealcides Silveira Moutinho
Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral
author_role author
author2 Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bahls, Álvaro Augusto Dealcides Silveira Moutinho
Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv hostel
hospitalidade
turismo da juventude
conceitualização.
topic hostel
hospitalidade
turismo da juventude
conceitualização.
description O objetivo desse estudo é o de propor uma revisão do conceito de hostel, o qual seja mais abrangente do que o encontrado na literatura convencional, buscando agregar aspectos anteriormente desconsiderados. O método de abordagem utilizado foi o materialismo dialético. Primeiramente fora realizada uma revisão da literatura especializada sobre o tema. Em um segundo momento uma pesquisa de campo foi conduzida. O universo de hostels de Florianópolis-SC foi abordado a partir de uma amostragem intencional e não aleatória, mediante entrevistas semiestruturadas. Para extrair os temas essenciais dos depoimentos, buscou-se apoio no método de análise de conteúdo, usando como respaldo teórico a 4ª Categoria de análise do materialismo dialético, denominada de Essência vs. Aparência. Os aspectos essenciais a esse conceito estão representados nos quadros “Análise dos discursos Superficiais vs. Essenciais”, a “Representação gráfica do conceito hostel” e o subproduto “Logo da essência dos hostels”. Os novos elementos que foram agregados ao conceito de hostel são aqueles ligados à hospitalidade genuína, pois se constata que esses são, idealmente, a casa de quem recebe e a casa de quem viaja, um local para acolhimento de visitantes e imersão desses na cultura do local visitado, de união e de entendimento entre diferentes povos, de troca de experiências. Essencialmente, os hostels são um local de convergência de pessoas, um local de amizade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13164
10.14210/rtva.v20n2.p294-310
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13164
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v20n2.p294-310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13164/7514
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 294-310
Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 294-310
Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 294-310
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022339203072