Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
Texto Completo: | https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no dia a dia dos universitários, seja na forma de computadores, tablets, celulares e rede wifi, atualmente disponíveis em salas de aula e laboratórios, tornado-se uma realidade imutável, representando a construção de um ensino informativo nas universidades. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi demonstrar como as TICs podem ser utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Odontologia. Para tanto, lançamos mão da revisão da literatura como forma de evidenciar os aspectos relevantes a serem considerados quanto a utilização das TICs como ferramenta didático-pedagógica. Para seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, PubMed, SCIELO, BIREME e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão dos artigos foram: ser artigo de pesquisa completo, estar disponível eletronicamente, estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol. Diante da literatura consultada, constata-se a incipiência de artigos científicos publicados sobre utilização das TICs como ferramenta de ensino em Odontologia, uma vez que se trata de um novo recurso para aplicação de novos conceitos e metodologia na área da educação, que se encontra em franco desenvolvimento, não apenas na Odontologia, mas em todas as disciplinas da área da saúde. As redes sociais virtuais são recursos recentes no processo ensino-aprendizagem e requer um olhar atento sobre suas possibilidades e alcances para a educação, devendo ser objeto de estudo em outras pesquisas. |
id |
UNIVALI-4_a30e8ce736a0b33e59a0895c794f933a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258 |
network_acronym_str |
UNIVALI-4 |
network_name_str |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literaturaOdontologiaTecnologia de Informação e ComunicaçãoDocênciaAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no dia a dia dos universitários, seja na forma de computadores, tablets, celulares e rede wifi, atualmente disponíveis em salas de aula e laboratórios, tornado-se uma realidade imutável, representando a construção de um ensino informativo nas universidades. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi demonstrar como as TICs podem ser utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Odontologia. Para tanto, lançamos mão da revisão da literatura como forma de evidenciar os aspectos relevantes a serem considerados quanto a utilização das TICs como ferramenta didático-pedagógica. Para seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, PubMed, SCIELO, BIREME e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão dos artigos foram: ser artigo de pesquisa completo, estar disponível eletronicamente, estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol. Diante da literatura consultada, constata-se a incipiência de artigos científicos publicados sobre utilização das TICs como ferramenta de ensino em Odontologia, uma vez que se trata de um novo recurso para aplicação de novos conceitos e metodologia na área da educação, que se encontra em franco desenvolvimento, não apenas na Odontologia, mas em todas as disciplinas da área da saúde. As redes sociais virtuais são recursos recentes no processo ensino-aprendizagem e requer um olhar atento sobre suas possibilidades e alcances para a educação, devendo ser objeto de estudo em outras pesquisas.UNIVALE2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258Revista Científica FACS; v. 18 n. 22 (2018): Revista Científica FACS ; 32-402594-42821676-3734reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258/223Copyright (c) 2022 Revista Científica FACSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Moreira, Luiz Felipe Silva Alves, NayaraCarvalho Fernandes, Viviane 2024-07-05T13:31:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258Revistahttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacsPUBhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/oairevistafacs@univale.br2594-42821676-3734opendoar:2024-07-05T13:31:05Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura |
title |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura |
spellingShingle |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura Nunes Moreira, Luiz Felipe Odontologia Tecnologia de Informação e Comunicação Docência |
title_short |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura |
title_full |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura |
title_fullStr |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura |
title_sort |
Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura |
author |
Nunes Moreira, Luiz Felipe |
author_facet |
Nunes Moreira, Luiz Felipe Silva Alves, Nayara Carvalho Fernandes, Viviane |
author_role |
author |
author2 |
Silva Alves, Nayara Carvalho Fernandes, Viviane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes Moreira, Luiz Felipe Silva Alves, Nayara Carvalho Fernandes, Viviane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Odontologia Tecnologia de Informação e Comunicação Docência |
topic |
Odontologia Tecnologia de Informação e Comunicação Docência |
description |
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no dia a dia dos universitários, seja na forma de computadores, tablets, celulares e rede wifi, atualmente disponíveis em salas de aula e laboratórios, tornado-se uma realidade imutável, representando a construção de um ensino informativo nas universidades. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi demonstrar como as TICs podem ser utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Odontologia. Para tanto, lançamos mão da revisão da literatura como forma de evidenciar os aspectos relevantes a serem considerados quanto a utilização das TICs como ferramenta didático-pedagógica. Para seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, PubMed, SCIELO, BIREME e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão dos artigos foram: ser artigo de pesquisa completo, estar disponível eletronicamente, estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol. Diante da literatura consultada, constata-se a incipiência de artigos científicos publicados sobre utilização das TICs como ferramenta de ensino em Odontologia, uma vez que se trata de um novo recurso para aplicação de novos conceitos e metodologia na área da educação, que se encontra em franco desenvolvimento, não apenas na Odontologia, mas em todas as disciplinas da área da saúde. As redes sociais virtuais são recursos recentes no processo ensino-aprendizagem e requer um olhar atento sobre suas possibilidades e alcances para a educação, devendo ser objeto de estudo em outras pesquisas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258 |
url |
https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258/223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVALE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVALE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica FACS; v. 18 n. 22 (2018): Revista Científica FACS ; 32-40 2594-4282 1676-3734 reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
collection |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafacs@univale.br |
_version_ |
1814985295124234240 |