Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Moreira, Luiz Felipe
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva Alves, Nayara, Carvalho Fernandes, Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
Texto Completo: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no dia a dia dos universitários, seja na forma de computadores, tablets, celulares e rede wifi, atualmente disponíveis em salas de aula e laboratórios, tornado-se uma realidade imutável, representando a construção de um ensino informativo nas universidades. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi demonstrar como as TICs podem ser utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Odontologia. Para tanto, lançamos mão da revisão da literatura como forma de evidenciar os aspectos relevantes a serem considerados quanto a utilização das TICs como ferramenta didático-pedagógica. Para seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, PubMed, SCIELO, BIREME e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão dos artigos foram: ser artigo de pesquisa completo, estar disponível eletronicamente, estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol. Diante da literatura consultada, constata-se a incipiência de artigos científicos publicados sobre utilização das TICs como ferramenta de ensino em Odontologia, uma vez que se trata de um novo recurso para aplicação de novos conceitos e metodologia na área da educação, que se encontra em franco desenvolvimento, não apenas na Odontologia, mas em todas as disciplinas da área da saúde. As redes sociais virtuais são recursos recentes no processo ensino-aprendizagem e requer um olhar atento sobre suas possibilidades e alcances para a educação, devendo ser objeto de estudo em outras pesquisas.
id UNIVALI-4_a30e8ce736a0b33e59a0895c794f933a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258
network_acronym_str UNIVALI-4
network_name_str Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
repository_id_str
spelling Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literaturaOdontologiaTecnologia de Informação e ComunicaçãoDocênciaAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no dia a dia dos universitários, seja na forma de computadores, tablets, celulares e rede wifi, atualmente disponíveis em salas de aula e laboratórios, tornado-se uma realidade imutável, representando a construção de um ensino informativo nas universidades. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi demonstrar como as TICs podem ser utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Odontologia. Para tanto, lançamos mão da revisão da literatura como forma de evidenciar os aspectos relevantes a serem considerados quanto a utilização das TICs como ferramenta didático-pedagógica. Para seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, PubMed, SCIELO, BIREME e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão dos artigos foram: ser artigo de pesquisa completo, estar disponível eletronicamente, estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol. Diante da literatura consultada, constata-se a incipiência de artigos científicos publicados sobre utilização das TICs como ferramenta de ensino em Odontologia, uma vez que se trata de um novo recurso para aplicação de novos conceitos e metodologia na área da educação, que se encontra em franco desenvolvimento, não apenas na Odontologia, mas em todas as disciplinas da área da saúde. As redes sociais virtuais são recursos recentes no processo ensino-aprendizagem e requer um olhar atento sobre suas possibilidades e alcances para a educação, devendo ser objeto de estudo em outras pesquisas.UNIVALE2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258Revista Científica FACS; v. 18 n. 22 (2018): Revista Científica FACS ; 32-402594-42821676-3734reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258/223Copyright (c) 2022 Revista Científica FACSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Moreira, Luiz Felipe Silva Alves, NayaraCarvalho Fernandes, Viviane 2024-07-05T13:31:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258Revistahttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacsPUBhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/oairevistafacs@univale.br2594-42821676-3734opendoar:2024-07-05T13:31:05Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura
title Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura
spellingShingle Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura
Nunes Moreira, Luiz Felipe
Odontologia
Tecnologia de Informação e Comunicação
Docência
title_short Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura
title_full Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura
title_fullStr Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura
title_full_unstemmed Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura
title_sort Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia: Revisão de literatura
author Nunes Moreira, Luiz Felipe
author_facet Nunes Moreira, Luiz Felipe
Silva Alves, Nayara
Carvalho Fernandes, Viviane
author_role author
author2 Silva Alves, Nayara
Carvalho Fernandes, Viviane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Moreira, Luiz Felipe
Silva Alves, Nayara
Carvalho Fernandes, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Odontologia
Tecnologia de Informação e Comunicação
Docência
topic Odontologia
Tecnologia de Informação e Comunicação
Docência
description As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no dia a dia dos universitários, seja na forma de computadores, tablets, celulares e rede wifi, atualmente disponíveis em salas de aula e laboratórios, tornado-se uma realidade imutável, representando a construção de um ensino informativo nas universidades. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi demonstrar como as TICs podem ser utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Odontologia. Para tanto, lançamos mão da revisão da literatura como forma de evidenciar os aspectos relevantes a serem considerados quanto a utilização das TICs como ferramenta didático-pedagógica. Para seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, PubMed, SCIELO, BIREME e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão dos artigos foram: ser artigo de pesquisa completo, estar disponível eletronicamente, estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol. Diante da literatura consultada, constata-se a incipiência de artigos científicos publicados sobre utilização das TICs como ferramenta de ensino em Odontologia, uma vez que se trata de um novo recurso para aplicação de novos conceitos e metodologia na área da educação, que se encontra em franco desenvolvimento, não apenas na Odontologia, mas em todas as disciplinas da área da saúde. As redes sociais virtuais são recursos recentes no processo ensino-aprendizagem e requer um olhar atento sobre suas possibilidades e alcances para a educação, devendo ser objeto de estudo em outras pesquisas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258
url https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/258/223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVALE
publisher.none.fl_str_mv UNIVALE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica FACS; v. 18 n. 22 (2018): Revista Científica FACS ; 32-40
2594-4282
1676-3734
reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
collection Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
repository.name.fl_str_mv Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv revistafacs@univale.br
_version_ 1814985295124234240