PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Weberson Sousa Dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Gleide Élis dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26142
Resumo: O presente estudo visa relatar práticas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), promovida pela CAPES, no intuito de descrever a importância do programa para a formação da identidade profissional do futuro professor de Matemática, promover práticas educativas inovadoras que contribuam para o aprendizado de Matemática e consequentemente apresentem bom desempenho nas provas de avaliação do INEP. Para tal, foram observadas as práticas pedagógicas no ensino da Matemática, em duas turmas, 6° e 9° ano do Ensino Fundamental II, averiguando o rendimento dos alunos e a influência da didática do professor e da intervenção dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) na construção desse conhecimento matemático. Foram utilizadas as teorias construtivista e histórico-cultural sobre a aprendizagem significativa e um estudo sobre as representações semióticas.
id VERACRUZ-0_e39bb19695f2e07b70b911a52f39780b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26142
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identityPIBIDIntervençãoFormação inicial.O presente estudo visa relatar práticas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), promovida pela CAPES, no intuito de descrever a importância do programa para a formação da identidade profissional do futuro professor de Matemática, promover práticas educativas inovadoras que contribuam para o aprendizado de Matemática e consequentemente apresentem bom desempenho nas provas de avaliação do INEP. Para tal, foram observadas as práticas pedagógicas no ensino da Matemática, em duas turmas, 6° e 9° ano do Ensino Fundamental II, averiguando o rendimento dos alunos e a influência da didática do professor e da intervenção dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) na construção desse conhecimento matemático. Foram utilizadas as teorias construtivista e histórico-cultural sobre a aprendizagem significativa e um estudo sobre as representações semióticas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2614210.34117/bjdv7n3-263Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24711-24716Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24711-24716Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24711-247162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26142/20737Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Weberson Sousa DosSantos, Gleide Élis dos2022-03-29T12:15:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26142Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:10.975619Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity
title PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity
spellingShingle PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity
Anjos, Weberson Sousa Dos
PIBID
Intervenção
Formação inicial.
title_short PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity
title_full PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity
title_fullStr PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity
title_full_unstemmed PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity
title_sort PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity
author Anjos, Weberson Sousa Dos
author_facet Anjos, Weberson Sousa Dos
Santos, Gleide Élis dos
author_role author
author2 Santos, Gleide Élis dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Weberson Sousa Dos
Santos, Gleide Élis dos
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Intervenção
Formação inicial.
topic PIBID
Intervenção
Formação inicial.
description O presente estudo visa relatar práticas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), promovida pela CAPES, no intuito de descrever a importância do programa para a formação da identidade profissional do futuro professor de Matemática, promover práticas educativas inovadoras que contribuam para o aprendizado de Matemática e consequentemente apresentem bom desempenho nas provas de avaliação do INEP. Para tal, foram observadas as práticas pedagógicas no ensino da Matemática, em duas turmas, 6° e 9° ano do Ensino Fundamental II, averiguando o rendimento dos alunos e a influência da didática do professor e da intervenção dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) na construção desse conhecimento matemático. Foram utilizadas as teorias construtivista e histórico-cultural sobre a aprendizagem significativa e um estudo sobre as representações semióticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26142
10.34117/bjdv7n3-263
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26142
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26142/20737
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24711-24716
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24711-24716
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24711-24716
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645517146554368