PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26142 |
Resumo: | O presente estudo visa relatar práticas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), promovida pela CAPES, no intuito de descrever a importância do programa para a formação da identidade profissional do futuro professor de Matemática, promover práticas educativas inovadoras que contribuam para o aprendizado de Matemática e consequentemente apresentem bom desempenho nas provas de avaliação do INEP. Para tal, foram observadas as práticas pedagógicas no ensino da Matemática, em duas turmas, 6° e 9° ano do Ensino Fundamental II, averiguando o rendimento dos alunos e a influência da didática do professor e da intervenção dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) na construção desse conhecimento matemático. Foram utilizadas as teorias construtivista e histórico-cultural sobre a aprendizagem significativa e um estudo sobre as representações semióticas. |
id |
VERACRUZ-0_e39bb19695f2e07b70b911a52f39780b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26142 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identityPIBIDIntervençãoFormação inicial.O presente estudo visa relatar práticas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), promovida pela CAPES, no intuito de descrever a importância do programa para a formação da identidade profissional do futuro professor de Matemática, promover práticas educativas inovadoras que contribuam para o aprendizado de Matemática e consequentemente apresentem bom desempenho nas provas de avaliação do INEP. Para tal, foram observadas as práticas pedagógicas no ensino da Matemática, em duas turmas, 6° e 9° ano do Ensino Fundamental II, averiguando o rendimento dos alunos e a influência da didática do professor e da intervenção dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) na construção desse conhecimento matemático. Foram utilizadas as teorias construtivista e histórico-cultural sobre a aprendizagem significativa e um estudo sobre as representações semióticas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2614210.34117/bjdv7n3-263Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24711-24716Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24711-24716Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24711-247162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26142/20737Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Weberson Sousa DosSantos, Gleide Élis dos2022-03-29T12:15:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26142Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:10.975619Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity |
title |
PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity |
spellingShingle |
PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity Anjos, Weberson Sousa Dos PIBID Intervenção Formação inicial. |
title_short |
PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity |
title_full |
PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity |
title_fullStr |
PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity |
title_full_unstemmed |
PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity |
title_sort |
PIBID: Espaço de criação da identidade docente / PIBID: Space for the creation of the teaching identity |
author |
Anjos, Weberson Sousa Dos |
author_facet |
Anjos, Weberson Sousa Dos Santos, Gleide Élis dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Gleide Élis dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Weberson Sousa Dos Santos, Gleide Élis dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Intervenção Formação inicial. |
topic |
PIBID Intervenção Formação inicial. |
description |
O presente estudo visa relatar práticas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), promovida pela CAPES, no intuito de descrever a importância do programa para a formação da identidade profissional do futuro professor de Matemática, promover práticas educativas inovadoras que contribuam para o aprendizado de Matemática e consequentemente apresentem bom desempenho nas provas de avaliação do INEP. Para tal, foram observadas as práticas pedagógicas no ensino da Matemática, em duas turmas, 6° e 9° ano do Ensino Fundamental II, averiguando o rendimento dos alunos e a influência da didática do professor e da intervenção dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) na construção desse conhecimento matemático. Foram utilizadas as teorias construtivista e histórico-cultural sobre a aprendizagem significativa e um estudo sobre as representações semióticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26142 10.34117/bjdv7n3-263 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26142 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26142/20737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24711-24716 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24711-24716 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24711-24716 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645517146554368 |