GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1250 |
Resumo: | O presente artigo faz parte da dissertação em andamento “ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ações desenvolvidas no contexto escolar”. Tal pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, tem como finalidade delinear as principais ações desenvolvidas pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de um município paulista do Vale do Paraíba. Para a coleta de dados teve como técnica o Grupo Focal, que oportunizou a esses docentes a reflexão sobre a própria atuação, num processo de formação continuada. O resultado apresenta uma exposição e análise sobre a atuação docente e os saberes essenciais que regem suas ações profissionais. Durante as discussões no grupo focal, demos voz ao professor, oportunizando a construção de conhecimento dialético e conjunto. Pretende-se demonstrar a importância da utilização de grupos focais em pesquisas qualitativas, agregando formação e autoconhecimento. |
id |
UNIVAP-1_e1d847729d68b5c8fa7909761db91aff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1250 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESGrupo Focal. Formação Continuada. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos MultifuncionaisEducaçãoO presente artigo faz parte da dissertação em andamento “ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ações desenvolvidas no contexto escolar”. Tal pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, tem como finalidade delinear as principais ações desenvolvidas pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de um município paulista do Vale do Paraíba. Para a coleta de dados teve como técnica o Grupo Focal, que oportunizou a esses docentes a reflexão sobre a própria atuação, num processo de formação continuada. O resultado apresenta uma exposição e análise sobre a atuação docente e os saberes essenciais que regem suas ações profissionais. Durante as discussões no grupo focal, demos voz ao professor, oportunizando a construção de conhecimento dialético e conjunto. Pretende-se demonstrar a importância da utilização de grupos focais em pesquisas qualitativas, agregando formação e autoconhecimento.IBICT2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/125010.18066/revistaunivap.v22i40.1250Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 426Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 4262237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1250/811Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Vivian Miné GeraldoMagalhães, Luciana de Oliveira RochaMendonça, Suelene Regina Donola2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1250Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
title |
GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
spellingShingle |
GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Garcia, Vivian Miné Geraldo Grupo Focal. Formação Continuada. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais Educação |
title_short |
GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_full |
GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_fullStr |
GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
title_sort |
GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
author |
Garcia, Vivian Miné Geraldo |
author_facet |
Garcia, Vivian Miné Geraldo Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha Mendonça, Suelene Regina Donola |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha Mendonça, Suelene Regina Donola |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Vivian Miné Geraldo Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha Mendonça, Suelene Regina Donola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo Focal. Formação Continuada. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais Educação |
topic |
Grupo Focal. Formação Continuada. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais Educação |
description |
O presente artigo faz parte da dissertação em andamento “ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ações desenvolvidas no contexto escolar”. Tal pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, tem como finalidade delinear as principais ações desenvolvidas pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de um município paulista do Vale do Paraíba. Para a coleta de dados teve como técnica o Grupo Focal, que oportunizou a esses docentes a reflexão sobre a própria atuação, num processo de formação continuada. O resultado apresenta uma exposição e análise sobre a atuação docente e os saberes essenciais que regem suas ações profissionais. Durante as discussões no grupo focal, demos voz ao professor, oportunizando a construção de conhecimento dialético e conjunto. Pretende-se demonstrar a importância da utilização de grupos focais em pesquisas qualitativas, agregando formação e autoconhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1250 10.18066/revistaunivap.v22i40.1250 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1250 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1250/811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 426 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 426 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042288852992000 |