GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Vivian Miné Geraldo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha, Mendonça, Suelene Regina Donola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1250
Resumo: O presente artigo faz parte da dissertação em andamento “ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ações desenvolvidas no contexto escolar”. Tal pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, tem como finalidade delinear as principais ações desenvolvidas pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de um município paulista do Vale do Paraíba. Para a coleta de dados teve como técnica o Grupo Focal, que oportunizou a esses docentes a reflexão sobre a própria atuação, num processo de formação continuada.  O resultado apresenta uma exposição e análise sobre a atuação docente e os saberes essenciais que regem suas ações profissionais. Durante as discussões no grupo focal, demos voz ao professor, oportunizando a construção de conhecimento dialético e conjunto.  Pretende-se demonstrar a importância da utilização de grupos focais em pesquisas qualitativas, agregando formação e autoconhecimento.
id UNIVAP-1_e1d847729d68b5c8fa7909761db91aff
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1250
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESGrupo Focal. Formação Continuada. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos MultifuncionaisEducaçãoO presente artigo faz parte da dissertação em andamento “ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ações desenvolvidas no contexto escolar”. Tal pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, tem como finalidade delinear as principais ações desenvolvidas pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de um município paulista do Vale do Paraíba. Para a coleta de dados teve como técnica o Grupo Focal, que oportunizou a esses docentes a reflexão sobre a própria atuação, num processo de formação continuada.  O resultado apresenta uma exposição e análise sobre a atuação docente e os saberes essenciais que regem suas ações profissionais. Durante as discussões no grupo focal, demos voz ao professor, oportunizando a construção de conhecimento dialético e conjunto.  Pretende-se demonstrar a importância da utilização de grupos focais em pesquisas qualitativas, agregando formação e autoconhecimento.IBICT2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/125010.18066/revistaunivap.v22i40.1250Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 426Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 4262237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1250/811Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Vivian Miné GeraldoMagalhães, Luciana de Oliveira RochaMendonça, Suelene Regina Donola2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1250Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
spellingShingle GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Garcia, Vivian Miné Geraldo
Grupo Focal. Formação Continuada. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais
Educação
title_short GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_full GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_fullStr GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_full_unstemmed GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_sort GRUPO FOCAL COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
author Garcia, Vivian Miné Geraldo
author_facet Garcia, Vivian Miné Geraldo
Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha
Mendonça, Suelene Regina Donola
author_role author
author2 Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha
Mendonça, Suelene Regina Donola
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Vivian Miné Geraldo
Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha
Mendonça, Suelene Regina Donola
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo Focal. Formação Continuada. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais
Educação
topic Grupo Focal. Formação Continuada. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais
Educação
description O presente artigo faz parte da dissertação em andamento “ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ações desenvolvidas no contexto escolar”. Tal pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, tem como finalidade delinear as principais ações desenvolvidas pelos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de um município paulista do Vale do Paraíba. Para a coleta de dados teve como técnica o Grupo Focal, que oportunizou a esses docentes a reflexão sobre a própria atuação, num processo de formação continuada.  O resultado apresenta uma exposição e análise sobre a atuação docente e os saberes essenciais que regem suas ações profissionais. Durante as discussões no grupo focal, demos voz ao professor, oportunizando a construção de conhecimento dialético e conjunto.  Pretende-se demonstrar a importância da utilização de grupos focais em pesquisas qualitativas, agregando formação e autoconhecimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1250
10.18066/revistaunivap.v22i40.1250
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1250
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1250/811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 426
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 426
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042288852992000