UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuzaro, Carolina Moraes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, José Edson da, da Costa Carvalho, Glaucia Rodrigues, Dias Reis Pacheco, Márcia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/873
Resumo: Este artigo contribui para a discussão da relação dos jovens com a escola de Ensino Médio da rede pública. Apresenta parte de uma pesquisa de natureza básica e descreve os sentidos atribuídos à escola e suas relações com o mundo do trabalho contemporâneo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita em 2015 através de questionários. Os dados foram analisados pelo conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo à luz da perspectiva teórica histórico-cultural. O texto faz uma apresentação da condição do Ensino Médio no Brasil e dos sentidos que os jovens pesquisados atribuem a esse nível de ensino. A guisa de conclusão, observa-se um sentido de preparação para o futuro, de escola como instituição responsável pela formação profissional ainda que esteja passando por crises de identidade e desafios de ordem social, econômico e político.
id UNIVAP-1_e82dab50f37dfe85c92247d2131517a4
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/873
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAREscola de Ensino MédioJovensMercado de trabalhoEscola de Ensino Médio e mercado de trabalhoEste artigo contribui para a discussão da relação dos jovens com a escola de Ensino Médio da rede pública. Apresenta parte de uma pesquisa de natureza básica e descreve os sentidos atribuídos à escola e suas relações com o mundo do trabalho contemporâneo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita em 2015 através de questionários. Os dados foram analisados pelo conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo à luz da perspectiva teórica histórico-cultural. O texto faz uma apresentação da condição do Ensino Médio no Brasil e dos sentidos que os jovens pesquisados atribuem a esse nível de ensino. A guisa de conclusão, observa-se um sentido de preparação para o futuro, de escola como instituição responsável pela formação profissional ainda que esteja passando por crises de identidade e desafios de ordem social, econômico e político.IBICT2017-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo; estudo de casoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/87310.18066/revistaunivap.v22i40.873Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 371Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3712237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/873/750Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuzaro, Carolina MoraesSilva, José Edson dada Costa Carvalho, Glaucia RodriguesDias Reis Pacheco, Márcia Maria2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/873Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
title UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
spellingShingle UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
Fuzaro, Carolina Moraes
Escola de Ensino Médio
Jovens
Mercado de trabalho
Escola de Ensino Médio e mercado de trabalho
title_short UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
title_full UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
title_fullStr UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
title_full_unstemmed UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
title_sort UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
author Fuzaro, Carolina Moraes
author_facet Fuzaro, Carolina Moraes
Silva, José Edson da
da Costa Carvalho, Glaucia Rodrigues
Dias Reis Pacheco, Márcia Maria
author_role author
author2 Silva, José Edson da
da Costa Carvalho, Glaucia Rodrigues
Dias Reis Pacheco, Márcia Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuzaro, Carolina Moraes
Silva, José Edson da
da Costa Carvalho, Glaucia Rodrigues
Dias Reis Pacheco, Márcia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de Ensino Médio
Jovens
Mercado de trabalho
Escola de Ensino Médio e mercado de trabalho
topic Escola de Ensino Médio
Jovens
Mercado de trabalho
Escola de Ensino Médio e mercado de trabalho
description Este artigo contribui para a discussão da relação dos jovens com a escola de Ensino Médio da rede pública. Apresenta parte de uma pesquisa de natureza básica e descreve os sentidos atribuídos à escola e suas relações com o mundo do trabalho contemporâneo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita em 2015 através de questionários. Os dados foram analisados pelo conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo à luz da perspectiva teórica histórico-cultural. O texto faz uma apresentação da condição do Ensino Médio no Brasil e dos sentidos que os jovens pesquisados atribuem a esse nível de ensino. A guisa de conclusão, observa-se um sentido de preparação para o futuro, de escola como instituição responsável pela formação profissional ainda que esteja passando por crises de identidade e desafios de ordem social, econômico e político.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo; estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/873
10.18066/revistaunivap.v22i40.873
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/873
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/873/750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 371
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 371
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042287139618816