UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/873 |
Resumo: | Este artigo contribui para a discussão da relação dos jovens com a escola de Ensino Médio da rede pública. Apresenta parte de uma pesquisa de natureza básica e descreve os sentidos atribuídos à escola e suas relações com o mundo do trabalho contemporâneo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita em 2015 através de questionários. Os dados foram analisados pelo conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo à luz da perspectiva teórica histórico-cultural. O texto faz uma apresentação da condição do Ensino Médio no Brasil e dos sentidos que os jovens pesquisados atribuem a esse nível de ensino. A guisa de conclusão, observa-se um sentido de preparação para o futuro, de escola como instituição responsável pela formação profissional ainda que esteja passando por crises de identidade e desafios de ordem social, econômico e político. |
id |
UNIVAP-1_e82dab50f37dfe85c92247d2131517a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/873 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAREscola de Ensino MédioJovensMercado de trabalhoEscola de Ensino Médio e mercado de trabalhoEste artigo contribui para a discussão da relação dos jovens com a escola de Ensino Médio da rede pública. Apresenta parte de uma pesquisa de natureza básica e descreve os sentidos atribuídos à escola e suas relações com o mundo do trabalho contemporâneo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita em 2015 através de questionários. Os dados foram analisados pelo conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo à luz da perspectiva teórica histórico-cultural. O texto faz uma apresentação da condição do Ensino Médio no Brasil e dos sentidos que os jovens pesquisados atribuem a esse nível de ensino. A guisa de conclusão, observa-se um sentido de preparação para o futuro, de escola como instituição responsável pela formação profissional ainda que esteja passando por crises de identidade e desafios de ordem social, econômico e político.IBICT2017-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo; estudo de casoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/87310.18066/revistaunivap.v22i40.873Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 371Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3712237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/873/750Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuzaro, Carolina MoraesSilva, José Edson dada Costa Carvalho, Glaucia RodriguesDias Reis Pacheco, Márcia Maria2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/873Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR |
title |
UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR |
spellingShingle |
UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR Fuzaro, Carolina Moraes Escola de Ensino Médio Jovens Mercado de trabalho Escola de Ensino Médio e mercado de trabalho |
title_short |
UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR |
title_full |
UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR |
title_fullStr |
UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR |
title_sort |
UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR |
author |
Fuzaro, Carolina Moraes |
author_facet |
Fuzaro, Carolina Moraes Silva, José Edson da da Costa Carvalho, Glaucia Rodrigues Dias Reis Pacheco, Márcia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Silva, José Edson da da Costa Carvalho, Glaucia Rodrigues Dias Reis Pacheco, Márcia Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuzaro, Carolina Moraes Silva, José Edson da da Costa Carvalho, Glaucia Rodrigues Dias Reis Pacheco, Márcia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola de Ensino Médio Jovens Mercado de trabalho Escola de Ensino Médio e mercado de trabalho |
topic |
Escola de Ensino Médio Jovens Mercado de trabalho Escola de Ensino Médio e mercado de trabalho |
description |
Este artigo contribui para a discussão da relação dos jovens com a escola de Ensino Médio da rede pública. Apresenta parte de uma pesquisa de natureza básica e descreve os sentidos atribuídos à escola e suas relações com o mundo do trabalho contemporâneo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita em 2015 através de questionários. Os dados foram analisados pelo conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo à luz da perspectiva teórica histórico-cultural. O texto faz uma apresentação da condição do Ensino Médio no Brasil e dos sentidos que os jovens pesquisados atribuem a esse nível de ensino. A guisa de conclusão, observa-se um sentido de preparação para o futuro, de escola como instituição responsável pela formação profissional ainda que esteja passando por crises de identidade e desafios de ordem social, econômico e político. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo; estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/873 10.18066/revistaunivap.v22i40.873 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/873 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/873/750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 371 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 371 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042287139618816 |