PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177 |
Resumo: | Os processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE & GUATTARI (2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes. |
id |
UNIVASF-1_13eef43804a3b3b672c84c3c59dbaa59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/177 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃOEducaçãoContextoInteraçãoAprendizagemCriançaOs processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE & GUATTARI (2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 8 n. 15 (2018)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177/138Silva, Daniela SantosLima Gama, Thereza Christina da CunhaSilva, Diego Felipe dos Santosda Silva Júnior, Edivaldo Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:01:49Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/177Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:01:49Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO |
title |
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO |
spellingShingle |
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO Silva, Daniela Santos Educação Contexto Interação Aprendizagem Criança |
title_short |
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO |
title_full |
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO |
title_fullStr |
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO |
title_sort |
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO |
author |
Silva, Daniela Santos |
author_facet |
Silva, Daniela Santos Lima Gama, Thereza Christina da Cunha Silva, Diego Felipe dos Santos da Silva Júnior, Edivaldo Xavier |
author_role |
author |
author2 |
Lima Gama, Thereza Christina da Cunha Silva, Diego Felipe dos Santos da Silva Júnior, Edivaldo Xavier |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Santos Lima Gama, Thereza Christina da Cunha Silva, Diego Felipe dos Santos da Silva Júnior, Edivaldo Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Contexto Interação Aprendizagem Criança |
topic |
Educação Contexto Interação Aprendizagem Criança |
description |
Os processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE & GUATTARI (2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177/138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 8 n. 15 (2018) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487958134784 |