PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima Gama, Thereza Christina da Cunha, Silva, Diego Felipe dos Santos, da Silva Júnior, Edivaldo Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177
Resumo: Os processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE & GUATTARI (2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes.
id UNIVASF-1_13eef43804a3b3b672c84c3c59dbaa59
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/177
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃOEducaçãoContextoInteraçãoAprendizagemCriançaOs processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE & GUATTARI (2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 8 n. 15 (2018)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177/138Silva, Daniela SantosLima Gama, Thereza Christina da CunhaSilva, Diego Felipe dos Santosda Silva Júnior, Edivaldo Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:01:49Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/177Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:01:49Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
title PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
spellingShingle PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
Silva, Daniela Santos
Educação
Contexto
Interação
Aprendizagem
Criança
title_short PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
title_full PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
title_fullStr PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
title_full_unstemmed PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
title_sort PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: INTERFACE ENTRE A PSICOPEDAGOGIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO
author Silva, Daniela Santos
author_facet Silva, Daniela Santos
Lima Gama, Thereza Christina da Cunha
Silva, Diego Felipe dos Santos
da Silva Júnior, Edivaldo Xavier
author_role author
author2 Lima Gama, Thereza Christina da Cunha
Silva, Diego Felipe dos Santos
da Silva Júnior, Edivaldo Xavier
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Santos
Lima Gama, Thereza Christina da Cunha
Silva, Diego Felipe dos Santos
da Silva Júnior, Edivaldo Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Contexto
Interação
Aprendizagem
Criança
topic Educação
Contexto
Interação
Aprendizagem
Criança
description Os processos de ensino-aprendizagem na infância abordam múltiplos fenômenos, integrados a diversas áreas do conhecimento, configurados, assim, na vertente dos pressupostos da Psicopedagogia contextualizada. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os processos de ensino-aprendizagem na infância, amparados pelos procedimentos psicopedagógicos contextualizados, com uma abordagem qualitativa, referendados por um excelente arcabouço de fontes de pesquisa sobre o nosso objeto de investigação, a exemplo de ANDRÉ (1995), ARIÉS (1981), BOSSA (1994; 2000) CORSARO (2011) DELEUZE & GUATTARI (2010), FREUD (1990), JUNG (2000), LACAN (1998), MARTINS (2004), MORIN (2002), PIAGET (2005), PONTES (2010), entre outros, os quais dialogam com a tese de que, para que haja sucesso nos processos de ensino-aprendizagem na infância, é necessário o equilíbrio das vicissitudes socioeducativas, desenvolvidas por categorizações de fatores expoentes, que se originam de uma conjugação educativa emancipatória, pautada na dicotomia sujeito-contexto, nas práticas interdisciplinares, postuladas em acepções contextualizadas, conduzidas por uma lógica dialética no enredo situacional, em conexão com aquilo que alimenta as relações de matrizes educativas vigentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/177/138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 8 n. 15 (2018)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487958134784