INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hatschbach Ourique, Maiane Liana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Costa Lage, Lucas, Insauriaga Bueno, Tamara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1260
Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender os impactos às crianças e suas famílias da adesão aos recursos tecnológicos feitos no âmbito da Educação Infantil para o desenvolvimento do trabalho educativo. Diante da complexa trama em que a educação das crianças se configura, questiona-se: qual é o limite para o uso das tecnologias na Educação Infantil? Além de discutir sobre os impactos que o uso desmedido das tecnologias digitais pode trazer às subjetividades infantis, esta pesquisa apresenta resultados parciais de um mapeamento realizado com 91 famílias, cujo o foco era entender, em uma análise hermenêutica e crítica, como as crianças estão lidando com o desencadeamento de atividades de Educação Infantil realizadas por meio de tecnologias digitais durante a pandemia e quais os impactos que essa adesão trará a essa geração e às próximas. A criatividade, a comunicação, a dependência dos pais/responsável para realizar tarefas que a criança poderia fazer sozinhas, dentre outras características, são manifestações dos traços de projeções e sentimentos do adulto sobre a subjetividade infantil e que marcarão, de algum modo, estas crianças.
id UNIVASF-1_3889e84a0e1b2525904ffdc83912f09a
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1260
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTILTecnologias digitaisInfânciasEducação InfantilPandemiaEste artigo tem por objetivo compreender os impactos às crianças e suas famílias da adesão aos recursos tecnológicos feitos no âmbito da Educação Infantil para o desenvolvimento do trabalho educativo. Diante da complexa trama em que a educação das crianças se configura, questiona-se: qual é o limite para o uso das tecnologias na Educação Infantil? Além de discutir sobre os impactos que o uso desmedido das tecnologias digitais pode trazer às subjetividades infantis, esta pesquisa apresenta resultados parciais de um mapeamento realizado com 91 famílias, cujo o foco era entender, em uma análise hermenêutica e crítica, como as crianças estão lidando com o desencadeamento de atividades de Educação Infantil realizadas por meio de tecnologias digitais durante a pandemia e quais os impactos que essa adesão trará a essa geração e às próximas. A criatividade, a comunicação, a dependência dos pais/responsável para realizar tarefas que a criança poderia fazer sozinhas, dentre outras características, são manifestações dos traços de projeções e sentimentos do adulto sobre a subjetividade infantil e que marcarão, de algum modo, estas crianças.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1260Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 600-6282177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1260/873Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHatschbach Ourique, Maiane Lianada Costa Lage, LucasInsauriaga Bueno, Tamara2020-11-10T17:02:47Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1260Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T17:02:47Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Hatschbach Ourique, Maiane Liana
Tecnologias digitais
Infâncias
Educação Infantil
Pandemia
title_short INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Hatschbach Ourique, Maiane Liana
author_facet Hatschbach Ourique, Maiane Liana
da Costa Lage, Lucas
Insauriaga Bueno, Tamara
author_role author
author2 da Costa Lage, Lucas
Insauriaga Bueno, Tamara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hatschbach Ourique, Maiane Liana
da Costa Lage, Lucas
Insauriaga Bueno, Tamara
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Infâncias
Educação Infantil
Pandemia
topic Tecnologias digitais
Infâncias
Educação Infantil
Pandemia
description Este artigo tem por objetivo compreender os impactos às crianças e suas famílias da adesão aos recursos tecnológicos feitos no âmbito da Educação Infantil para o desenvolvimento do trabalho educativo. Diante da complexa trama em que a educação das crianças se configura, questiona-se: qual é o limite para o uso das tecnologias na Educação Infantil? Além de discutir sobre os impactos que o uso desmedido das tecnologias digitais pode trazer às subjetividades infantis, esta pesquisa apresenta resultados parciais de um mapeamento realizado com 91 famílias, cujo o foco era entender, em uma análise hermenêutica e crítica, como as crianças estão lidando com o desencadeamento de atividades de Educação Infantil realizadas por meio de tecnologias digitais durante a pandemia e quais os impactos que essa adesão trará a essa geração e às próximas. A criatividade, a comunicação, a dependência dos pais/responsável para realizar tarefas que a criança poderia fazer sozinhas, dentre outras características, são manifestações dos traços de projeções e sentimentos do adulto sobre a subjetividade infantil e que marcarão, de algum modo, estas crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1260
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1260/873
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 600-628
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489072771072