Tecnologias na educação infantil durante a pandemia: estudo de caso em uma escola do município de Campo Redondo/RN
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44704 |
Resumo: | Frente aos desafios impostos pela Pandemia da Covid-19 e as dificuldades expostas por educadores no uso de ferramentas digitais durante o período emergencial, esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos da adoção de recursos tecnológicos na turma dos níveis IV e V da Educação Infantil da Escola Municipal José Marcílio Furtado (EMJMF). A pesquisa partiu de uma revisão da literatura, que incluiu Lévy (1999), Prensky (2001), Wunsch e Fernandes Junior (2018), Cani et al (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), Palú, Shutz e Mayer (2020), que serviu de fundamentação teórica para a análise. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, tendo como delineamento de pesquisa o estudo de caso. Para a coleta de dados, foi realizada análise documental do Memorial de Gestão 2020 e do Projeto Político-Pedagógico e aplicada entrevistas não estruturadas, com três Professoras e a Coordenadora Pedagógica da EMJMF. Os resultados indicaram que, no ano de 2020, as professoras passaram a trabalhar por meio do aplicativo WhatsApp, Google Meet, ligações telefônicas e programas na Rádio Escola. As professoras da Educação Infantil produziram relatórios sobre as observações feitas no início e no final de cada semestre, por turma, e das atividades individuais realizadas. A dificuldade de acesso às tecnologias digitais, a falta de comprometimento por parte de algumas famílias e a falta de interesse de parte das crianças em realizar as atividades remotas foram obstáculos enfrentados. No ano de 2021, foram promovidas formações dos professores voltadas para práticas pedagógicas das atividades não presenciais. Como alternativa à baixa adesão das crianças às aulas por meio do Google Meet, foi criado um canal no YouTube para disponibilizar material assíncrono. O processo inicial foi marcado por insegurança, que, com o esforço das profissionais, foi sendo superado e considerado positivo. Diante disso, foi possível concluir que educadores e educandos precisam ser incluídos na cibercultura a fim de exercerem plenamente a cidadania digital. Para além do compromisso dos profissionais da educação, é necessário investimento em políticas públicas que propiciem condições de trabalho adequadas. |
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