TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho Soares, Renata
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vilanova Ilha, Phillip, Copetti, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de discentes do 7º semestre de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a efetividade de uma proposta de ensino com a metodologia da problematização com o arco de Maguerez, bem como o entendimento destes sobre os Temas Transversais (TT). Participaram da pesquisa 23 estudantes matriculados em uma disciplina optativa. Para o desenvolvimento das atividades, utilizou-se a estrutura de investigação do SQA (Sei, Quero saber, Aprendi) para a avaliação de conhecimento prévio, o que esperavam aprender e, ao final, o que realmente aprenderam; bem como ao longo da proposta apoiou-se sobre a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez. Ainda, o enfoque das aulas se deu a partir dos TT e sua abordagem na Educação Física escolar, assim a turma foi dividida em seis grupos, sendo que estes deveriam criar situações reais e problemas a resolver contemplando cada um dos TT. Na percepção dos discentes a disciplina proporcionou conhecimento adequado e a aprendizagem foi mais significativa. Destaca-se que o significado e a importância dos TT e sua abordagem nas aulas de Educação Física foi compreendida com sucesso, ressaltando que a formação inicial de professores, tendo como base a utilização de metodologias ativas no seu processo, pode ser um grande potencial para uma aprendizagem mais significativa.
id UNIVASF-1_715bd09a8ba3e71938051caa6a896d63
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1385
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIORgraduaçãoaprendizagemmetodologia de ensinoO objetivo deste estudo foi identificar a percepção de discentes do 7º semestre de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a efetividade de uma proposta de ensino com a metodologia da problematização com o arco de Maguerez, bem como o entendimento destes sobre os Temas Transversais (TT). Participaram da pesquisa 23 estudantes matriculados em uma disciplina optativa. Para o desenvolvimento das atividades, utilizou-se a estrutura de investigação do SQA (Sei, Quero saber, Aprendi) para a avaliação de conhecimento prévio, o que esperavam aprender e, ao final, o que realmente aprenderam; bem como ao longo da proposta apoiou-se sobre a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez. Ainda, o enfoque das aulas se deu a partir dos TT e sua abordagem na Educação Física escolar, assim a turma foi dividida em seis grupos, sendo que estes deveriam criar situações reais e problemas a resolver contemplando cada um dos TT. Na percepção dos discentes a disciplina proporcionou conhecimento adequado e a aprendizagem foi mais significativa. Destaca-se que o significado e a importância dos TT e sua abordagem nas aulas de Educação Física foi compreendida com sucesso, ressaltando que a formação inicial de professores, tendo como base a utilização de metodologias ativas no seu processo, pode ser um grande potencial para uma aprendizagem mais significativa.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 150-1702177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385/1135Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGodinho Soares, RenataVilanova Ilha, PhillipCopetti, Jaqueline2022-03-30T12:01:50Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1385Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-03-30T12:01:50Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Godinho Soares, Renata
graduação
aprendizagem
metodologia de ensino
title_short TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_full TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_sort TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR
author Godinho Soares, Renata
author_facet Godinho Soares, Renata
Vilanova Ilha, Phillip
Copetti, Jaqueline
author_role author
author2 Vilanova Ilha, Phillip
Copetti, Jaqueline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho Soares, Renata
Vilanova Ilha, Phillip
Copetti, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv graduação
aprendizagem
metodologia de ensino
topic graduação
aprendizagem
metodologia de ensino
description O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de discentes do 7º semestre de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a efetividade de uma proposta de ensino com a metodologia da problematização com o arco de Maguerez, bem como o entendimento destes sobre os Temas Transversais (TT). Participaram da pesquisa 23 estudantes matriculados em uma disciplina optativa. Para o desenvolvimento das atividades, utilizou-se a estrutura de investigação do SQA (Sei, Quero saber, Aprendi) para a avaliação de conhecimento prévio, o que esperavam aprender e, ao final, o que realmente aprenderam; bem como ao longo da proposta apoiou-se sobre a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez. Ainda, o enfoque das aulas se deu a partir dos TT e sua abordagem na Educação Física escolar, assim a turma foi dividida em seis grupos, sendo que estes deveriam criar situações reais e problemas a resolver contemplando cada um dos TT. Na percepção dos discentes a disciplina proporcionou conhecimento adequado e a aprendizagem foi mais significativa. Destaca-se que o significado e a importância dos TT e sua abordagem nas aulas de Educação Física foi compreendida com sucesso, ressaltando que a formação inicial de professores, tendo como base a utilização de metodologias ativas no seu processo, pode ser um grande potencial para uma aprendizagem mais significativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385/1135
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 150-170
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489122054144