O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Jesus Souza, Tiago
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Jesus Cruz, Alanne, Tavares Silva, José Affonso, Batista Oliveira Conceição, Eressiely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474
Resumo: O presente artigo, tem a finalidade de levantar/analisar trabalhos acadêmicos apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM e, em especial, analisar os estudos relacionados ao Programa Etnomatemática na formação inicial. Buscando contemplar esta finalidade, definimos a seguinte questão norteadora: qual o lugar do Programa Etnomatemática na formação inicial do professor que ensina matemática? Metodologicamente o estudo é de cunho documental e de abordagem qualitativa. Para levantar/analisar os dados, utilizamos os estágios do movimento de metacompreensão. As prerrogativas desse estudo revelam que a incorporação da perspectiva etnomatemática na formação inicial colabora com o desenvolvimento profissional, se consolidando com uma importante ferramenta teórico-metodológica capaz de auxiliar nas diferentes maneiras de reconhecer os conhecimentos que são adquiridos fora da escola e nos ambientes escolares. Além disso, constatou-se que, nos cursos de graduação em Matemática e Pedagogia (formação inicial) ainda não há uma notória discussão dos pressupostos da Etnomatemática. Em outras palavras, os resultados apontam que há espaços formativos em que diferentes práticas culturais, estão presentes, entretanto, não estão necessariamente em diálogo, indicando-se assim a necessidade de implicações curriculares da importância da Etnomatemática para a formação inicial do professor que ensina matemática e do professor de matemática.
id UNIVASF-1_8d278593ed01efcc1f870a96cf1ccf3b
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1474
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICAPrograma EtnomatemáticaProfessor que ensina matemáticaFormação inicialProfessor de matemáticaXIII ENEMO presente artigo, tem a finalidade de levantar/analisar trabalhos acadêmicos apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM e, em especial, analisar os estudos relacionados ao Programa Etnomatemática na formação inicial. Buscando contemplar esta finalidade, definimos a seguinte questão norteadora: qual o lugar do Programa Etnomatemática na formação inicial do professor que ensina matemática? Metodologicamente o estudo é de cunho documental e de abordagem qualitativa. Para levantar/analisar os dados, utilizamos os estágios do movimento de metacompreensão. As prerrogativas desse estudo revelam que a incorporação da perspectiva etnomatemática na formação inicial colabora com o desenvolvimento profissional, se consolidando com uma importante ferramenta teórico-metodológica capaz de auxiliar nas diferentes maneiras de reconhecer os conhecimentos que são adquiridos fora da escola e nos ambientes escolares. Além disso, constatou-se que, nos cursos de graduação em Matemática e Pedagogia (formação inicial) ainda não há uma notória discussão dos pressupostos da Etnomatemática. Em outras palavras, os resultados apontam que há espaços formativos em que diferentes práticas culturais, estão presentes, entretanto, não estão necessariamente em diálogo, indicando-se assim a necessidade de implicações curriculares da importância da Etnomatemática para a formação inicial do professor que ensina matemática e do professor de matemática.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 368-3922177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474/1006Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Jesus Souza, Tiagode Jesus Cruz, AlanneTavares Silva, José AffonsoBatista Oliveira Conceição, Eressiely2021-05-02T23:06:58Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1474Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-05-02T23:06:58Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
title O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
spellingShingle O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
de Jesus Souza, Tiago
Programa Etnomatemática
Professor que ensina matemática
Formação inicial
Professor de matemática
XIII ENEM
title_short O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
title_full O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
title_fullStr O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
title_sort O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
author de Jesus Souza, Tiago
author_facet de Jesus Souza, Tiago
de Jesus Cruz, Alanne
Tavares Silva, José Affonso
Batista Oliveira Conceição, Eressiely
author_role author
author2 de Jesus Cruz, Alanne
Tavares Silva, José Affonso
Batista Oliveira Conceição, Eressiely
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Jesus Souza, Tiago
de Jesus Cruz, Alanne
Tavares Silva, José Affonso
Batista Oliveira Conceição, Eressiely
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Etnomatemática
Professor que ensina matemática
Formação inicial
Professor de matemática
XIII ENEM
topic Programa Etnomatemática
Professor que ensina matemática
Formação inicial
Professor de matemática
XIII ENEM
description O presente artigo, tem a finalidade de levantar/analisar trabalhos acadêmicos apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM e, em especial, analisar os estudos relacionados ao Programa Etnomatemática na formação inicial. Buscando contemplar esta finalidade, definimos a seguinte questão norteadora: qual o lugar do Programa Etnomatemática na formação inicial do professor que ensina matemática? Metodologicamente o estudo é de cunho documental e de abordagem qualitativa. Para levantar/analisar os dados, utilizamos os estágios do movimento de metacompreensão. As prerrogativas desse estudo revelam que a incorporação da perspectiva etnomatemática na formação inicial colabora com o desenvolvimento profissional, se consolidando com uma importante ferramenta teórico-metodológica capaz de auxiliar nas diferentes maneiras de reconhecer os conhecimentos que são adquiridos fora da escola e nos ambientes escolares. Além disso, constatou-se que, nos cursos de graduação em Matemática e Pedagogia (formação inicial) ainda não há uma notória discussão dos pressupostos da Etnomatemática. Em outras palavras, os resultados apontam que há espaços formativos em que diferentes práticas culturais, estão presentes, entretanto, não estão necessariamente em diálogo, indicando-se assim a necessidade de implicações curriculares da importância da Etnomatemática para a formação inicial do professor que ensina matemática e do professor de matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474/1006
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 368-392
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489381052416