O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474 |
Resumo: | O presente artigo, tem a finalidade de levantar/analisar trabalhos acadêmicos apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM e, em especial, analisar os estudos relacionados ao Programa Etnomatemática na formação inicial. Buscando contemplar esta finalidade, definimos a seguinte questão norteadora: qual o lugar do Programa Etnomatemática na formação inicial do professor que ensina matemática? Metodologicamente o estudo é de cunho documental e de abordagem qualitativa. Para levantar/analisar os dados, utilizamos os estágios do movimento de metacompreensão. As prerrogativas desse estudo revelam que a incorporação da perspectiva etnomatemática na formação inicial colabora com o desenvolvimento profissional, se consolidando com uma importante ferramenta teórico-metodológica capaz de auxiliar nas diferentes maneiras de reconhecer os conhecimentos que são adquiridos fora da escola e nos ambientes escolares. Além disso, constatou-se que, nos cursos de graduação em Matemática e Pedagogia (formação inicial) ainda não há uma notória discussão dos pressupostos da Etnomatemática. Em outras palavras, os resultados apontam que há espaços formativos em que diferentes práticas culturais, estão presentes, entretanto, não estão necessariamente em diálogo, indicando-se assim a necessidade de implicações curriculares da importância da Etnomatemática para a formação inicial do professor que ensina matemática e do professor de matemática. |
id |
UNIVASF-1_8d278593ed01efcc1f870a96cf1ccf3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1474 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICAPrograma EtnomatemáticaProfessor que ensina matemáticaFormação inicialProfessor de matemáticaXIII ENEMO presente artigo, tem a finalidade de levantar/analisar trabalhos acadêmicos apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM e, em especial, analisar os estudos relacionados ao Programa Etnomatemática na formação inicial. Buscando contemplar esta finalidade, definimos a seguinte questão norteadora: qual o lugar do Programa Etnomatemática na formação inicial do professor que ensina matemática? Metodologicamente o estudo é de cunho documental e de abordagem qualitativa. Para levantar/analisar os dados, utilizamos os estágios do movimento de metacompreensão. As prerrogativas desse estudo revelam que a incorporação da perspectiva etnomatemática na formação inicial colabora com o desenvolvimento profissional, se consolidando com uma importante ferramenta teórico-metodológica capaz de auxiliar nas diferentes maneiras de reconhecer os conhecimentos que são adquiridos fora da escola e nos ambientes escolares. Além disso, constatou-se que, nos cursos de graduação em Matemática e Pedagogia (formação inicial) ainda não há uma notória discussão dos pressupostos da Etnomatemática. Em outras palavras, os resultados apontam que há espaços formativos em que diferentes práticas culturais, estão presentes, entretanto, não estão necessariamente em diálogo, indicando-se assim a necessidade de implicações curriculares da importância da Etnomatemática para a formação inicial do professor que ensina matemática e do professor de matemática.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 368-3922177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474/1006Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Jesus Souza, Tiagode Jesus Cruz, AlanneTavares Silva, José AffonsoBatista Oliveira Conceição, Eressiely2021-05-02T23:06:58Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1474Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-05-02T23:06:58Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
title |
O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
spellingShingle |
O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA de Jesus Souza, Tiago Programa Etnomatemática Professor que ensina matemática Formação inicial Professor de matemática XIII ENEM |
title_short |
O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
title_full |
O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
title_fullStr |
O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
title_sort |
O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
author |
de Jesus Souza, Tiago |
author_facet |
de Jesus Souza, Tiago de Jesus Cruz, Alanne Tavares Silva, José Affonso Batista Oliveira Conceição, Eressiely |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus Cruz, Alanne Tavares Silva, José Affonso Batista Oliveira Conceição, Eressiely |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Jesus Souza, Tiago de Jesus Cruz, Alanne Tavares Silva, José Affonso Batista Oliveira Conceição, Eressiely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Etnomatemática Professor que ensina matemática Formação inicial Professor de matemática XIII ENEM |
topic |
Programa Etnomatemática Professor que ensina matemática Formação inicial Professor de matemática XIII ENEM |
description |
O presente artigo, tem a finalidade de levantar/analisar trabalhos acadêmicos apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM e, em especial, analisar os estudos relacionados ao Programa Etnomatemática na formação inicial. Buscando contemplar esta finalidade, definimos a seguinte questão norteadora: qual o lugar do Programa Etnomatemática na formação inicial do professor que ensina matemática? Metodologicamente o estudo é de cunho documental e de abordagem qualitativa. Para levantar/analisar os dados, utilizamos os estágios do movimento de metacompreensão. As prerrogativas desse estudo revelam que a incorporação da perspectiva etnomatemática na formação inicial colabora com o desenvolvimento profissional, se consolidando com uma importante ferramenta teórico-metodológica capaz de auxiliar nas diferentes maneiras de reconhecer os conhecimentos que são adquiridos fora da escola e nos ambientes escolares. Além disso, constatou-se que, nos cursos de graduação em Matemática e Pedagogia (formação inicial) ainda não há uma notória discussão dos pressupostos da Etnomatemática. Em outras palavras, os resultados apontam que há espaços formativos em que diferentes práticas culturais, estão presentes, entretanto, não estão necessariamente em diálogo, indicando-se assim a necessidade de implicações curriculares da importância da Etnomatemática para a formação inicial do professor que ensina matemática e do professor de matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474/1006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 368-392 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489381052416 |