ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716 |
Resumo: | Atualmente, a orientação profissional é realizada nos mais variados contextos, desde os clínicos aos institucionais, e pode ser embasada por diferentes abordagens da psicologia. Considerando que intervenções com foco na orientação profissional surtem efeitos positivos na facilitação da escolha profissional, o presente trabalho consiste na realização de uma intervenção breve desse tipo em grupo e de forma remota. A partir do viés comportamental, foram realizados três encontros remotos pelo Google Meet, com o objetivo de trabalhar, respectivamente em cada encontro: (1) autoconhecimento, (2) opções profissionais e (3) tomada de decisão com dois discentes e dois egressos do ensino médio de rede pública que estavam em dúvida quanto à escolha profissional. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o Inventário de Satisfação do Consumidor, o qual revelou que, apesar da curta duração da intervenção, os participantes conseguiram restringir melhor as suas opções profissionais e assumir uma postura mais ativa no processo de escolha profissional. Conclui-se que os ajustes para o formato remoto e encurtado da orientação profissional, apesar de algumas limitações, permitiram benefícios para os estudantes diante de sua escolha profissional. |
id |
UNIVASF-1_9b1bb00333d200248b9d1ad0be87549d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1716 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIAOrientação Profissionalgrupoensino médioanálise do comportamentoAtualmente, a orientação profissional é realizada nos mais variados contextos, desde os clínicos aos institucionais, e pode ser embasada por diferentes abordagens da psicologia. Considerando que intervenções com foco na orientação profissional surtem efeitos positivos na facilitação da escolha profissional, o presente trabalho consiste na realização de uma intervenção breve desse tipo em grupo e de forma remota. A partir do viés comportamental, foram realizados três encontros remotos pelo Google Meet, com o objetivo de trabalhar, respectivamente em cada encontro: (1) autoconhecimento, (2) opções profissionais e (3) tomada de decisão com dois discentes e dois egressos do ensino médio de rede pública que estavam em dúvida quanto à escolha profissional. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o Inventário de Satisfação do Consumidor, o qual revelou que, apesar da curta duração da intervenção, os participantes conseguiram restringir melhor as suas opções profissionais e assumir uma postura mais ativa no processo de escolha profissional. Conclui-se que os ajustes para o formato remoto e encurtado da orientação profissional, apesar de algumas limitações, permitiram benefícios para os estudantes diante de sua escolha profissional. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 254-2772177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716/1613https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716/1359Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Souza, Leila Kalinnyda Silva Arrais , Roney de Souza Andrade, Alda Letícia Souza , Maria de Fátima Oliveira Rios , Carina Moreira , Junnia Maria 2024-01-15T18:53:06Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1716Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:53:06Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Gomes de Souza, Leila Kalinny Orientação Profissional grupo ensino médio análise do comportamento |
title_short |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Gomes de Souza, Leila Kalinny |
author_facet |
Gomes de Souza, Leila Kalinny da Silva Arrais , Roney de Souza Andrade, Alda Letícia Souza , Maria de Fátima Oliveira Rios , Carina Moreira , Junnia Maria |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Arrais , Roney de Souza Andrade, Alda Letícia Souza , Maria de Fátima Oliveira Rios , Carina Moreira , Junnia Maria |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes de Souza, Leila Kalinny da Silva Arrais , Roney de Souza Andrade, Alda Letícia Souza , Maria de Fátima Oliveira Rios , Carina Moreira , Junnia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação Profissional grupo ensino médio análise do comportamento |
topic |
Orientação Profissional grupo ensino médio análise do comportamento |
description |
Atualmente, a orientação profissional é realizada nos mais variados contextos, desde os clínicos aos institucionais, e pode ser embasada por diferentes abordagens da psicologia. Considerando que intervenções com foco na orientação profissional surtem efeitos positivos na facilitação da escolha profissional, o presente trabalho consiste na realização de uma intervenção breve desse tipo em grupo e de forma remota. A partir do viés comportamental, foram realizados três encontros remotos pelo Google Meet, com o objetivo de trabalhar, respectivamente em cada encontro: (1) autoconhecimento, (2) opções profissionais e (3) tomada de decisão com dois discentes e dois egressos do ensino médio de rede pública que estavam em dúvida quanto à escolha profissional. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o Inventário de Satisfação do Consumidor, o qual revelou que, apesar da curta duração da intervenção, os participantes conseguiram restringir melhor as suas opções profissionais e assumir uma postura mais ativa no processo de escolha profissional. Conclui-se que os ajustes para o formato remoto e encurtado da orientação profissional, apesar de algumas limitações, permitiram benefícios para os estudantes diante de sua escolha profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716/1613 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716/1359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 254-277 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486874955776 |