ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes de Souza, Leila Kalinny
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Arrais , Roney, de Souza Andrade, Alda Letícia, Souza , Maria de Fátima, Oliveira Rios , Carina, Moreira , Junnia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716
Resumo: Atualmente, a orientação profissional é realizada nos mais variados contextos, desde os clínicos aos institucionais, e pode ser embasada por diferentes abordagens da psicologia. Considerando que intervenções com foco na orientação profissional surtem efeitos positivos na facilitação da escolha profissional, o presente trabalho consiste na realização de uma intervenção breve desse tipo em grupo e de forma remota. A partir do viés comportamental, foram realizados três encontros remotos pelo Google Meet, com o objetivo de trabalhar, respectivamente em cada encontro: (1) autoconhecimento, (2) opções profissionais e (3) tomada de decisão com dois discentes e dois egressos do ensino médio de rede pública que estavam em dúvida quanto à escolha profissional. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o Inventário de Satisfação do Consumidor, o qual revelou que, apesar da curta duração da intervenção, os participantes conseguiram restringir melhor as suas opções profissionais e assumir uma postura mais ativa no processo de escolha profissional. Conclui-se que os ajustes para o formato remoto e encurtado da orientação profissional, apesar de algumas limitações, permitiram benefícios para os estudantes diante de sua escolha profissional.
id UNIVASF-1_9b1bb00333d200248b9d1ad0be87549d
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1716
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIAOrientação Profissionalgrupoensino médioanálise do comportamentoAtualmente, a orientação profissional é realizada nos mais variados contextos, desde os clínicos aos institucionais, e pode ser embasada por diferentes abordagens da psicologia. Considerando que intervenções com foco na orientação profissional surtem efeitos positivos na facilitação da escolha profissional, o presente trabalho consiste na realização de uma intervenção breve desse tipo em grupo e de forma remota. A partir do viés comportamental, foram realizados três encontros remotos pelo Google Meet, com o objetivo de trabalhar, respectivamente em cada encontro: (1) autoconhecimento, (2) opções profissionais e (3) tomada de decisão com dois discentes e dois egressos do ensino médio de rede pública que estavam em dúvida quanto à escolha profissional. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o Inventário de Satisfação do Consumidor, o qual revelou que, apesar da curta duração da intervenção, os participantes conseguiram restringir melhor as suas opções profissionais e assumir uma postura mais ativa no processo de escolha profissional. Conclui-se que os ajustes para o formato remoto e encurtado da orientação profissional, apesar de algumas limitações, permitiram benefícios para os estudantes diante de sua escolha profissional. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 254-2772177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716/1613https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716/1359Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Souza, Leila Kalinnyda Silva Arrais , Roney de Souza Andrade, Alda Letícia Souza , Maria de Fátima Oliveira Rios , Carina Moreira , Junnia Maria 2024-01-15T18:53:06Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1716Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:53:06Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gomes de Souza, Leila Kalinny
Orientação Profissional
grupo
ensino médio
análise do comportamento
title_short ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Gomes de Souza, Leila Kalinny
author_facet Gomes de Souza, Leila Kalinny
da Silva Arrais , Roney
de Souza Andrade, Alda Letícia
Souza , Maria de Fátima
Oliveira Rios , Carina
Moreira , Junnia Maria
author_role author
author2 da Silva Arrais , Roney
de Souza Andrade, Alda Letícia
Souza , Maria de Fátima
Oliveira Rios , Carina
Moreira , Junnia Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes de Souza, Leila Kalinny
da Silva Arrais , Roney
de Souza Andrade, Alda Letícia
Souza , Maria de Fátima
Oliveira Rios , Carina
Moreira , Junnia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação Profissional
grupo
ensino médio
análise do comportamento
topic Orientação Profissional
grupo
ensino médio
análise do comportamento
description Atualmente, a orientação profissional é realizada nos mais variados contextos, desde os clínicos aos institucionais, e pode ser embasada por diferentes abordagens da psicologia. Considerando que intervenções com foco na orientação profissional surtem efeitos positivos na facilitação da escolha profissional, o presente trabalho consiste na realização de uma intervenção breve desse tipo em grupo e de forma remota. A partir do viés comportamental, foram realizados três encontros remotos pelo Google Meet, com o objetivo de trabalhar, respectivamente em cada encontro: (1) autoconhecimento, (2) opções profissionais e (3) tomada de decisão com dois discentes e dois egressos do ensino médio de rede pública que estavam em dúvida quanto à escolha profissional. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o Inventário de Satisfação do Consumidor, o qual revelou que, apesar da curta duração da intervenção, os participantes conseguiram restringir melhor as suas opções profissionais e assumir uma postura mais ativa no processo de escolha profissional. Conclui-se que os ajustes para o formato remoto e encurtado da orientação profissional, apesar de algumas limitações, permitiram benefícios para os estudantes diante de sua escolha profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716/1613
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716/1359
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 254-277
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486874955776