BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869 |
Resumo: | O presente trabalho caracteriza-se como um artigo teórico, que versa sobre a universidade como lugar de inclusão para reparação da população negra brasileira. Tem como objetivo analisar a constituição e estruturação da universidade brasileira, em uma perspectiva histórica, a fim de descrever como a universidade, originalmente uma instituição de elite, torna-se jovem, feminina e negra no Brasil. Adota como referencial teórico a decolonialidade e, ao longo de sua análise descritiva, confronta o projeto de educação das elites e a política de ação afirmativa, com a finalidade de demarcar a importância do papel da universidade para a retirada da população negra brasileira da situação de vulnerabilidade social que vivencia em razão de sua cor. |
id |
UNIVASF-1_c03d7c46864f9d58fcc34ae84555d5ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1869 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aquiHistória da UniversidadeUniversidade brasileiraPolítica de Educação das ElitesPolítica de Ação AfirmativaLei de Cotas.O presente trabalho caracteriza-se como um artigo teórico, que versa sobre a universidade como lugar de inclusão para reparação da população negra brasileira. Tem como objetivo analisar a constituição e estruturação da universidade brasileira, em uma perspectiva histórica, a fim de descrever como a universidade, originalmente uma instituição de elite, torna-se jovem, feminina e negra no Brasil. Adota como referencial teórico a decolonialidade e, ao longo de sua análise descritiva, confronta o projeto de educação das elites e a política de ação afirmativa, com a finalidade de demarcar a importância do papel da universidade para a retirada da população negra brasileira da situação de vulnerabilidade social que vivencia em razão de sua cor.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 81-1002177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869/1666https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869/1428Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFukutani Prêsa von Beckerath, YzumiRocha Sampaio, Sônia Maria2024-01-16T14:53:06Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1869Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-16T14:53:06Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui |
title |
BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui |
spellingShingle |
BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui Fukutani Prêsa von Beckerath, Yzumi História da Universidade Universidade brasileira Política de Educação das Elites Política de Ação Afirmativa Lei de Cotas. |
title_short |
BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui |
title_full |
BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui |
title_fullStr |
BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui |
title_full_unstemmed |
BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui |
title_sort |
BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui |
author |
Fukutani Prêsa von Beckerath, Yzumi |
author_facet |
Fukutani Prêsa von Beckerath, Yzumi Rocha Sampaio, Sônia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Sampaio, Sônia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fukutani Prêsa von Beckerath, Yzumi Rocha Sampaio, Sônia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Universidade Universidade brasileira Política de Educação das Elites Política de Ação Afirmativa Lei de Cotas. |
topic |
História da Universidade Universidade brasileira Política de Educação das Elites Política de Ação Afirmativa Lei de Cotas. |
description |
O presente trabalho caracteriza-se como um artigo teórico, que versa sobre a universidade como lugar de inclusão para reparação da população negra brasileira. Tem como objetivo analisar a constituição e estruturação da universidade brasileira, em uma perspectiva histórica, a fim de descrever como a universidade, originalmente uma instituição de elite, torna-se jovem, feminina e negra no Brasil. Adota como referencial teórico a decolonialidade e, ao longo de sua análise descritiva, confronta o projeto de educação das elites e a política de ação afirmativa, com a finalidade de demarcar a importância do papel da universidade para a retirada da população negra brasileira da situação de vulnerabilidade social que vivencia em razão de sua cor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869/1666 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869/1428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 81-100 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486922141696 |