BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fukutani Prêsa von Beckerath, Yzumi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha Sampaio, Sônia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como um artigo teórico, que versa sobre a universidade como lugar de inclusão para reparação da população negra brasileira. Tem como objetivo analisar a constituição e estruturação da universidade brasileira, em uma perspectiva histórica, a fim de descrever como a universidade, originalmente uma instituição de elite, torna-se jovem, feminina e negra no Brasil. Adota como referencial teórico a decolonialidade e, ao longo de sua análise descritiva, confronta o projeto de educação das elites e a política de ação afirmativa, com a finalidade de demarcar a importância do papel da universidade para a retirada da população negra brasileira da situação de vulnerabilidade social que vivencia em razão de sua cor.
id UNIVASF-1_c03d7c46864f9d58fcc34ae84555d5ba
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1869
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aquiHistória da UniversidadeUniversidade brasileiraPolítica de Educação das ElitesPolítica de Ação AfirmativaLei de Cotas.O presente trabalho caracteriza-se como um artigo teórico, que versa sobre a universidade como lugar de inclusão para reparação da população negra brasileira. Tem como objetivo analisar a constituição e estruturação da universidade brasileira, em uma perspectiva histórica, a fim de descrever como a universidade, originalmente uma instituição de elite, torna-se jovem, feminina e negra no Brasil. Adota como referencial teórico a decolonialidade e, ao longo de sua análise descritiva, confronta o projeto de educação das elites e a política de ação afirmativa, com a finalidade de demarcar a importância do papel da universidade para a retirada da população negra brasileira da situação de vulnerabilidade social que vivencia em razão de sua cor.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 81-1002177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869/1666https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869/1428Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFukutani Prêsa von Beckerath, YzumiRocha Sampaio, Sônia Maria2024-01-16T14:53:06Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1869Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-16T14:53:06Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui
title BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui
spellingShingle BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui
Fukutani Prêsa von Beckerath, Yzumi
História da Universidade
Universidade brasileira
Política de Educação das Elites
Política de Ação Afirmativa
Lei de Cotas.
title_short BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui
title_full BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui
title_fullStr BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui
title_full_unstemmed BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui
title_sort BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui
author Fukutani Prêsa von Beckerath, Yzumi
author_facet Fukutani Prêsa von Beckerath, Yzumi
Rocha Sampaio, Sônia Maria
author_role author
author2 Rocha Sampaio, Sônia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fukutani Prêsa von Beckerath, Yzumi
Rocha Sampaio, Sônia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv História da Universidade
Universidade brasileira
Política de Educação das Elites
Política de Ação Afirmativa
Lei de Cotas.
topic História da Universidade
Universidade brasileira
Política de Educação das Elites
Política de Ação Afirmativa
Lei de Cotas.
description O presente trabalho caracteriza-se como um artigo teórico, que versa sobre a universidade como lugar de inclusão para reparação da população negra brasileira. Tem como objetivo analisar a constituição e estruturação da universidade brasileira, em uma perspectiva histórica, a fim de descrever como a universidade, originalmente uma instituição de elite, torna-se jovem, feminina e negra no Brasil. Adota como referencial teórico a decolonialidade e, ao longo de sua análise descritiva, confronta o projeto de educação das elites e a política de ação afirmativa, com a finalidade de demarcar a importância do papel da universidade para a retirada da população negra brasileira da situação de vulnerabilidade social que vivencia em razão de sua cor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869/1666
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869/1428
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 81-100
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486922141696