Pedagogia da Autonomia em tempos de Pandemia: Os desafios em Angra dos Reis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30165 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo analisar as problemáticas causadas durante a pandemia do coronavírus no ano de 2021 em uma escola pública dentro do município de Angra dos Reis, utilizando a abordagem de Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia. Esse estudo busca analisar as perspectivas docentes durante a pandemia e serão observados os desafios, a expectativa para o retorno presencial e também buscará compreender quais os mecanismos que os professores adotaram para a adaptação do ensino remoto. Nesse sentido, será enfatizada a metodologia Freiriana sobre o ensino mecânico e suas consequências negativas para o processo de alfabetização. Diante disso, será direcionado aos docentes um questionário no qual terá como finalidade entender suas vivências durante esse período. |
id |
UFF-2_9ff8628d00d1eff443db2ce4f3a277b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30165 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Pedagogia da Autonomia em tempos de Pandemia: Os desafios em Angra dos ReisPandemiaEnsino remotoEnsino bancárioPerspectivas docentesEssa pesquisa teve como objetivo analisar as problemáticas causadas durante a pandemia do coronavírus no ano de 2021 em uma escola pública dentro do município de Angra dos Reis, utilizando a abordagem de Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia. Esse estudo busca analisar as perspectivas docentes durante a pandemia e serão observados os desafios, a expectativa para o retorno presencial e também buscará compreender quais os mecanismos que os professores adotaram para a adaptação do ensino remoto. Nesse sentido, será enfatizada a metodologia Freiriana sobre o ensino mecânico e suas consequências negativas para o processo de alfabetização. Diante disso, será direcionado aos docentes um questionário no qual terá como finalidade entender suas vivências durante esse período.27Silva, Rodrigo Torquato daAlves, Maria AparecidaFerreira, Maria Onete LopesPereira, Amanda Neves2023-08-31T19:58:20Z2023-08-31T19:58:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPereira, Amanda Neves. Pedagogia da autonomia em tempos de pandemia: os desafios em Angra dos Reis. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30165CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-31T19:58:24Zoai:app.uff.br:1/30165Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-31T19:58:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da Autonomia em tempos de Pandemia: Os desafios em Angra dos Reis |
title |
Pedagogia da Autonomia em tempos de Pandemia: Os desafios em Angra dos Reis |
spellingShingle |
Pedagogia da Autonomia em tempos de Pandemia: Os desafios em Angra dos Reis Pereira, Amanda Neves Pandemia Ensino remoto Ensino bancário Perspectivas docentes |
title_short |
Pedagogia da Autonomia em tempos de Pandemia: Os desafios em Angra dos Reis |
title_full |
Pedagogia da Autonomia em tempos de Pandemia: Os desafios em Angra dos Reis |
title_fullStr |
Pedagogia da Autonomia em tempos de Pandemia: Os desafios em Angra dos Reis |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da Autonomia em tempos de Pandemia: Os desafios em Angra dos Reis |
title_sort |
Pedagogia da Autonomia em tempos de Pandemia: Os desafios em Angra dos Reis |
author |
Pereira, Amanda Neves |
author_facet |
Pereira, Amanda Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Torquato da Alves, Maria Aparecida Ferreira, Maria Onete Lopes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Amanda Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Ensino remoto Ensino bancário Perspectivas docentes |
topic |
Pandemia Ensino remoto Ensino bancário Perspectivas docentes |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo analisar as problemáticas causadas durante a pandemia do coronavírus no ano de 2021 em uma escola pública dentro do município de Angra dos Reis, utilizando a abordagem de Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia. Esse estudo busca analisar as perspectivas docentes durante a pandemia e serão observados os desafios, a expectativa para o retorno presencial e também buscará compreender quais os mecanismos que os professores adotaram para a adaptação do ensino remoto. Nesse sentido, será enfatizada a metodologia Freiriana sobre o ensino mecânico e suas consequências negativas para o processo de alfabetização. Diante disso, será direcionado aos docentes um questionário no qual terá como finalidade entender suas vivências durante esse período. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31T19:58:20Z 2023-08-31T19:58:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Pereira, Amanda Neves. Pedagogia da autonomia em tempos de pandemia: os desafios em Angra dos Reis. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30165 |
identifier_str_mv |
Pereira, Amanda Neves. Pedagogia da autonomia em tempos de pandemia: os desafios em Angra dos Reis. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838674666127360 |