Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168 |
Resumo: | RESUMO Na era contemporânea, as metodologias ativas destacam-se como estratégias inovadoras no processo educacional. No entanto, a implementação efetiva desses métodos em sala de aula emerge como um desafio significativo para os professore. Diante desse cenário, esse estudo se propõe a revisar os principais desafios enfrentados por docentes na implementação de metodologias ativas de ensinoaprendizagem. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, conduzida nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos Capes. Os resultados destacam que os obstáculos enfrentados pelos docentes na adoção de metodologias ativas estão fortemente relacionados à insegurança e resistência, muitas vezes vinculadas à formação recebida. A revisão também evidenciou lacunas na compreensão das técnicas, falta de modelos, resistência à mudança e limitações no domínio de conhecimentos básicos. Além disso, ressalta-se a necessidade de engajamento e ajustes nos currículos para acompanhar a era digital, visando promover maior autonomia dos estudantes. Por fim, é crucial aprimorar o processo formativo dos professores, superando abordagens unilaterais e tradicionais. As mudanças nos currículos e a promoção do engajamento docente emergem como elementos essenciais para uma integração eficaz das metodologias ativas no ambiente escolar. Essas conclusões oferecem insights valiosos para a contínua melhoria do ensino-aprendizagem, alinhando-o às demandas contemporâneas. |
id |
UNIVASF-2_6ee2fed1b5cf09369b370927660c762d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1168 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativaEducação básicaDesafiosDocentesPráticas pedagógicasPráticas pedagógicas DocentesAprendizagemMetodologias AtivasRESUMO Na era contemporânea, as metodologias ativas destacam-se como estratégias inovadoras no processo educacional. No entanto, a implementação efetiva desses métodos em sala de aula emerge como um desafio significativo para os professore. Diante desse cenário, esse estudo se propõe a revisar os principais desafios enfrentados por docentes na implementação de metodologias ativas de ensinoaprendizagem. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, conduzida nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos Capes. Os resultados destacam que os obstáculos enfrentados pelos docentes na adoção de metodologias ativas estão fortemente relacionados à insegurança e resistência, muitas vezes vinculadas à formação recebida. A revisão também evidenciou lacunas na compreensão das técnicas, falta de modelos, resistência à mudança e limitações no domínio de conhecimentos básicos. Além disso, ressalta-se a necessidade de engajamento e ajustes nos currículos para acompanhar a era digital, visando promover maior autonomia dos estudantes. Por fim, é crucial aprimorar o processo formativo dos professores, superando abordagens unilaterais e tradicionais. As mudanças nos currículos e a promoção do engajamento docente emergem como elementos essenciais para uma integração eficaz das metodologias ativas no ambiente escolar. Essas conclusões oferecem insights valiosos para a contínua melhoria do ensino-aprendizagem, alinhando-o às demandas contemporâneas.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino AprendizagemUNIVASFTakenami, IukaryFarias, Pollyanna2024-02-26T19:32:38Z2024-02-26T19:32:38Z2024-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168porAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:49Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1168Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:49Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa |
title |
Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa |
spellingShingle |
Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa Farias, Pollyanna Educação básica Desafios Docentes Práticas pedagógicas Práticas pedagógicas Docentes Aprendizagem Metodologias Ativas |
title_short |
Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa |
title_full |
Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa |
title_fullStr |
Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa |
title_full_unstemmed |
Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa |
title_sort |
Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa |
author |
Farias, Pollyanna |
author_facet |
Farias, Pollyanna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Takenami, Iukary |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Pollyanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Desafios Docentes Práticas pedagógicas Práticas pedagógicas Docentes Aprendizagem Metodologias Ativas |
topic |
Educação básica Desafios Docentes Práticas pedagógicas Práticas pedagógicas Docentes Aprendizagem Metodologias Ativas |
description |
RESUMO Na era contemporânea, as metodologias ativas destacam-se como estratégias inovadoras no processo educacional. No entanto, a implementação efetiva desses métodos em sala de aula emerge como um desafio significativo para os professore. Diante desse cenário, esse estudo se propõe a revisar os principais desafios enfrentados por docentes na implementação de metodologias ativas de ensinoaprendizagem. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, conduzida nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos Capes. Os resultados destacam que os obstáculos enfrentados pelos docentes na adoção de metodologias ativas estão fortemente relacionados à insegurança e resistência, muitas vezes vinculadas à formação recebida. A revisão também evidenciou lacunas na compreensão das técnicas, falta de modelos, resistência à mudança e limitações no domínio de conhecimentos básicos. Além disso, ressalta-se a necessidade de engajamento e ajustes nos currículos para acompanhar a era digital, visando promover maior autonomia dos estudantes. Por fim, é crucial aprimorar o processo formativo dos professores, superando abordagens unilaterais e tradicionais. As mudanças nos currículos e a promoção do engajamento docente emergem como elementos essenciais para uma integração eficaz das metodologias ativas no ambiente escolar. Essas conclusões oferecem insights valiosos para a contínua melhoria do ensino-aprendizagem, alinhando-o às demandas contemporâneas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-26T19:32:38Z 2024-02-26T19:32:38Z 2024-01-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392448109674496 |