Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1129 |
Resumo: | As Estações dos Saberes, experiência pedagógica desenvolvida no Complexo Integrado de Educação de Itabuna CIEI, entre os anos de 2015 e 2016, saíram da condição de uma práxis pedagógica executada dentro de uma lógica libertária da grade curricular para a condição de componente curricular e como uma Metodologia Ativa da Aprendizagem, conforme o DCRB do Ensino Médio da Bahia, no ano de 2022. O presente estudo tem como objetivo verificar se as Estações dos Saberes a partir dos métodos praticados, organização didática e epistemologias, podem ser consideradas como um componente curricular de fulcro Metodológico Ativo de Aprendizagem. A metodologia para alcançar o objetivo elencado passou por revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas e sobre as Estações dos Saberes. Análise de planejamentos pedagógicos dos professores do CIEI que tinham em sua carga horária Estações dos Saberes. Foram selecionados cinco métodos ativos de aprendizagem a partir dos estudados na especialização em Metodologias Ativas UNIVASF, 2022-2023. A análise dos documentos selecionados não deixou claro para nós, a práxis das Estações dos Saberes como uma Metodologia Ativa, antes sim, um espaço-tempo com fortes possibilidades. O próprio DCRB que elenca tal propositura não se aprofunda nessa sustentação teórica. Existem intencionalidades na sua práxis, mas, ainda há um longo percurso a ser trilhado para que se possa afirmar que as Estações dos Saberes são de fato componentes curriculares estruturados e fundamentados nas Metodologias Ativas. |
id |
UNIVASF-2_df8fec990852e6fce26bd671aeb68d64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1129 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias AtivaSeasons of knowledge: a curricular component under construction backed by Active MethodologiesComplexo Integrado de EducaçãoAprendizagem SignificativaInterdisciplinaridadeMultisseriação7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino.As Estações dos Saberes, experiência pedagógica desenvolvida no Complexo Integrado de Educação de Itabuna CIEI, entre os anos de 2015 e 2016, saíram da condição de uma práxis pedagógica executada dentro de uma lógica libertária da grade curricular para a condição de componente curricular e como uma Metodologia Ativa da Aprendizagem, conforme o DCRB do Ensino Médio da Bahia, no ano de 2022. O presente estudo tem como objetivo verificar se as Estações dos Saberes a partir dos métodos praticados, organização didática e epistemologias, podem ser consideradas como um componente curricular de fulcro Metodológico Ativo de Aprendizagem. A metodologia para alcançar o objetivo elencado passou por revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas e sobre as Estações dos Saberes. Análise de planejamentos pedagógicos dos professores do CIEI que tinham em sua carga horária Estações dos Saberes. Foram selecionados cinco métodos ativos de aprendizagem a partir dos estudados na especialização em Metodologias Ativas UNIVASF, 2022-2023. A análise dos documentos selecionados não deixou claro para nós, a práxis das Estações dos Saberes como uma Metodologia Ativa, antes sim, um espaço-tempo com fortes possibilidades. O próprio DCRB que elenca tal propositura não se aprofunda nessa sustentação teórica. Existem intencionalidades na sua práxis, mas, ainda há um longo percurso a ser trilhado para que se possa afirmar que as Estações dos Saberes são de fato componentes curriculares estruturados e fundamentados nas Metodologias Ativas.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadMetodologias Ativas da AprendizagemUNIVASFRibeiro, M. S. de S.http://lattes.cnpq.br/8566377803271737http://lattes.cnpq.br/0633589486938684Ribeiro, Luiz CarlosRibeiro, L. C. A.2024-01-27T00:16:47Z2024-01-27T00:16:47Z2024-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1129porreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-18T17:58:22Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1129Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:58:22Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa Seasons of knowledge: a curricular component under construction backed by Active Methodologies |
title |
Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa |
spellingShingle |
Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa Ribeiro, Luiz Carlos Complexo Integrado de Educação Aprendizagem Significativa Interdisciplinaridade Multisseriação 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino. |
title_short |
Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa |
title_full |
Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa |
title_fullStr |
Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa |
title_full_unstemmed |
Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa |
title_sort |
Estações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativa |
author |
Ribeiro, Luiz Carlos |
author_facet |
Ribeiro, Luiz Carlos Ribeiro, L. C. A. |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, L. C. A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, M. S. de S. http://lattes.cnpq.br/8566377803271737 http://lattes.cnpq.br/0633589486938684 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Luiz Carlos Ribeiro, L. C. A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complexo Integrado de Educação Aprendizagem Significativa Interdisciplinaridade Multisseriação 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino. |
topic |
Complexo Integrado de Educação Aprendizagem Significativa Interdisciplinaridade Multisseriação 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino. |
description |
As Estações dos Saberes, experiência pedagógica desenvolvida no Complexo Integrado de Educação de Itabuna CIEI, entre os anos de 2015 e 2016, saíram da condição de uma práxis pedagógica executada dentro de uma lógica libertária da grade curricular para a condição de componente curricular e como uma Metodologia Ativa da Aprendizagem, conforme o DCRB do Ensino Médio da Bahia, no ano de 2022. O presente estudo tem como objetivo verificar se as Estações dos Saberes a partir dos métodos praticados, organização didática e epistemologias, podem ser consideradas como um componente curricular de fulcro Metodológico Ativo de Aprendizagem. A metodologia para alcançar o objetivo elencado passou por revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas e sobre as Estações dos Saberes. Análise de planejamentos pedagógicos dos professores do CIEI que tinham em sua carga horária Estações dos Saberes. Foram selecionados cinco métodos ativos de aprendizagem a partir dos estudados na especialização em Metodologias Ativas UNIVASF, 2022-2023. A análise dos documentos selecionados não deixou claro para nós, a práxis das Estações dos Saberes como uma Metodologia Ativa, antes sim, um espaço-tempo com fortes possibilidades. O próprio DCRB que elenca tal propositura não se aprofunda nessa sustentação teórica. Existem intencionalidades na sua práxis, mas, ainda há um longo percurso a ser trilhado para que se possa afirmar que as Estações dos Saberes são de fato componentes curriculares estruturados e fundamentados nas Metodologias Ativas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-27T00:16:47Z 2024-01-27T00:16:47Z 2024-01-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1129 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Metodologias Ativas da Aprendizagem UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Metodologias Ativas da Aprendizagem UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392448050954240 |