GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749 |
Resumo: | A preocupação acerca dos problemas ambientais vem crescendo ao longo do tempo, bem como a percepção dos consumidores de que a degradação da natureza também vem aumentando ao longo do tempo. Essa percepção pode modificar o processo decisório dos consumidores em relação à aquisição de produtos e serviços. O objetivo desse trabalho é o de mensurar a percepção dos jovens consumidores à respeito das marcas verdes ou green brand. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva com 700 alunos de um Centro Universitário localizado em uma metrópole brasileira. Os conceitos relativos às marcas verdes mensurados foram: afeto, preocupação ambiental, preferência, imagem da marca, confiança na marca, satisfação, força da marca, qualidade percebida, lealdade, valor percebido, comunicação boca-a-boca, risco percebido e propensão a pagar mais caro. Os resultados obtidos indicam que os jovens consumidores ainda não valorizam as marcas verdes. Apesar do risco percebido e do afeto terem apresentado bons resultados, a percepção do consumidor sobre os produtos, serviços e marcas verdes em termos de crenças, confiança, qualidade e intenções comportamentais ainda apresentaram valores baixos e medianos. Tanto a propensão dos jovens consumidores em pagar um preço premium por marcas verdes foi muito baixa quanto o valor percebido dessas marcas. |
id |
UNIVATES-2_46f1fbc46f1da4d767eaf1ac5d0556a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/1749 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDESMarketing VerdeComportamento do ConsumidorGreen BrandBrandingA preocupação acerca dos problemas ambientais vem crescendo ao longo do tempo, bem como a percepção dos consumidores de que a degradação da natureza também vem aumentando ao longo do tempo. Essa percepção pode modificar o processo decisório dos consumidores em relação à aquisição de produtos e serviços. O objetivo desse trabalho é o de mensurar a percepção dos jovens consumidores à respeito das marcas verdes ou green brand. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva com 700 alunos de um Centro Universitário localizado em uma metrópole brasileira. Os conceitos relativos às marcas verdes mensurados foram: afeto, preocupação ambiental, preferência, imagem da marca, confiança na marca, satisfação, força da marca, qualidade percebida, lealdade, valor percebido, comunicação boca-a-boca, risco percebido e propensão a pagar mais caro. Os resultados obtidos indicam que os jovens consumidores ainda não valorizam as marcas verdes. Apesar do risco percebido e do afeto terem apresentado bons resultados, a percepção do consumidor sobre os produtos, serviços e marcas verdes em termos de crenças, confiança, qualidade e intenções comportamentais ainda apresentaram valores baixos e medianos. Tanto a propensão dos jovens consumidores em pagar um preço premium por marcas verdes foi muito baixa quanto o valor percebido dessas marcas.Editora Univates2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/174910.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1749Revista Estudo & Debate; v. 25 n. 2 (2018)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749/1383Copyright (c) 2018 Larissa Tayla Alfenas, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Nina Rosa da Silveira Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlfenas, Larissa TaylaMoura, Luiz Rodrigo CunhaCunha, Nina Rosa da Silveira2024-04-22T20:49:55Zoai:ojs.192.168.0.51:article/1749Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:55Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES |
title |
GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES |
spellingShingle |
GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES Alfenas, Larissa Tayla Marketing Verde Comportamento do Consumidor Green Brand Branding |
title_short |
GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES |
title_full |
GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES |
title_fullStr |
GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES |
title_full_unstemmed |
GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES |
title_sort |
GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES |
author |
Alfenas, Larissa Tayla |
author_facet |
Alfenas, Larissa Tayla Moura, Luiz Rodrigo Cunha Cunha, Nina Rosa da Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Luiz Rodrigo Cunha Cunha, Nina Rosa da Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alfenas, Larissa Tayla Moura, Luiz Rodrigo Cunha Cunha, Nina Rosa da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Verde Comportamento do Consumidor Green Brand Branding |
topic |
Marketing Verde Comportamento do Consumidor Green Brand Branding |
description |
A preocupação acerca dos problemas ambientais vem crescendo ao longo do tempo, bem como a percepção dos consumidores de que a degradação da natureza também vem aumentando ao longo do tempo. Essa percepção pode modificar o processo decisório dos consumidores em relação à aquisição de produtos e serviços. O objetivo desse trabalho é o de mensurar a percepção dos jovens consumidores à respeito das marcas verdes ou green brand. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva com 700 alunos de um Centro Universitário localizado em uma metrópole brasileira. Os conceitos relativos às marcas verdes mensurados foram: afeto, preocupação ambiental, preferência, imagem da marca, confiança na marca, satisfação, força da marca, qualidade percebida, lealdade, valor percebido, comunicação boca-a-boca, risco percebido e propensão a pagar mais caro. Os resultados obtidos indicam que os jovens consumidores ainda não valorizam as marcas verdes. Apesar do risco percebido e do afeto terem apresentado bons resultados, a percepção do consumidor sobre os produtos, serviços e marcas verdes em termos de crenças, confiança, qualidade e intenções comportamentais ainda apresentaram valores baixos e medianos. Tanto a propensão dos jovens consumidores em pagar um preço premium por marcas verdes foi muito baixa quanto o valor percebido dessas marcas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1749 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749 |
identifier_str_mv |
10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749/1383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Larissa Tayla Alfenas, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Nina Rosa da Silveira Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Larissa Tayla Alfenas, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Nina Rosa da Silveira Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 25 n. 2 (2018) 1983-036X 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018 reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730683889778688 |