PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boscardin, Mariele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arnhold, Edirlene Andrea, de Toledo, Vitória Benedetti, Ahlert, Edson Moacir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3054
Resumo: A Pedagogia de Alternância tem como intuito a formação da população que vive no campo e se estrutura na ação conjunta entre escola e família, possibilitando aos estudantes o conhecimento teórico e prático. O objetivo deste estudo foi analisar os projetos profissionais de jovens estudantes de Casas Familiares Rurais (CFRs) no Oeste Catarinense. Para obtenção dos dados, um total de 159 estudantes responderam a um questionário. Os dados foram obtidos em cinco Casas Familiares Rurais localizadas na região Oeste do estado de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que 35,85% dos estudantes desejam realizar um curso superior após concluir o ensino na Casa Familiar Rural; 27,67% planejam trabalhar na propriedade rural e 27,04% que pretendem trabalhar no meio urbano nas seguintes condições (trabalhar como técnicos em atividades relacionadas ao setor agropecuário e; trabalhar no meio urbano, em atividades diversas, não necessariamente relacionadas ao setor agropecuário). Ainda, 1,88% dos jovens demonstraram que aspiram ter um emprego no meio urbano, mas continuar auxiliando na propriedade rural. Conclui-se que um grande número de entrevistados busca um projeto voltado a ocupação urbana, ou seja, são jovens que estão buscando a qualificação educacional para atuarem em atividades no meio urbano.
id UNIVATES-2_6bc31ff9050bfa457835dd9f9a12139f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.71:article/3054
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSEEducação do Campo; Jovens; Pedagogia da alternância.A Pedagogia de Alternância tem como intuito a formação da população que vive no campo e se estrutura na ação conjunta entre escola e família, possibilitando aos estudantes o conhecimento teórico e prático. O objetivo deste estudo foi analisar os projetos profissionais de jovens estudantes de Casas Familiares Rurais (CFRs) no Oeste Catarinense. Para obtenção dos dados, um total de 159 estudantes responderam a um questionário. Os dados foram obtidos em cinco Casas Familiares Rurais localizadas na região Oeste do estado de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que 35,85% dos estudantes desejam realizar um curso superior após concluir o ensino na Casa Familiar Rural; 27,67% planejam trabalhar na propriedade rural e 27,04% que pretendem trabalhar no meio urbano nas seguintes condições (trabalhar como técnicos em atividades relacionadas ao setor agropecuário e; trabalhar no meio urbano, em atividades diversas, não necessariamente relacionadas ao setor agropecuário). Ainda, 1,88% dos jovens demonstraram que aspiram ter um emprego no meio urbano, mas continuar auxiliando na propriedade rural. Conclui-se que um grande número de entrevistados busca um projeto voltado a ocupação urbana, ou seja, são jovens que estão buscando a qualificação educacional para atuarem em atividades no meio urbano.Editora UnivatesBoscardin, MarieleArnhold, Edirlene Andreade Toledo, Vitória BenedettiAhlert, Edson Moacir2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/305410.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.3054Revista Estudo & Debate; v. 29, n. 2 (2022)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3054/1953Direitos autorais 2022 Mariele Boscardin, Edirlene Andrea Arnhold, Vitória Benedetti de Toledo, Edson Moacir Ahlerthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-01T16:35:38Zoai:ojs.192.168.0.71:article/3054Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2022-07-01T16:35:38Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE
title PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE
spellingShingle PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE
Boscardin, Mariele
Educação do Campo; Jovens; Pedagogia da alternância.
title_short PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE
title_full PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE
title_fullStr PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE
title_full_unstemmed PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE
title_sort PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CASAS FAMILIARES RURAIS NO OESTE CATARINENSE
author Boscardin, Mariele
author_facet Boscardin, Mariele
Arnhold, Edirlene Andrea
de Toledo, Vitória Benedetti
Ahlert, Edson Moacir
author_role author
author2 Arnhold, Edirlene Andrea
de Toledo, Vitória Benedetti
Ahlert, Edson Moacir
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Boscardin, Mariele
Arnhold, Edirlene Andrea
de Toledo, Vitória Benedetti
Ahlert, Edson Moacir
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo; Jovens; Pedagogia da alternância.
topic Educação do Campo; Jovens; Pedagogia da alternância.
description A Pedagogia de Alternância tem como intuito a formação da população que vive no campo e se estrutura na ação conjunta entre escola e família, possibilitando aos estudantes o conhecimento teórico e prático. O objetivo deste estudo foi analisar os projetos profissionais de jovens estudantes de Casas Familiares Rurais (CFRs) no Oeste Catarinense. Para obtenção dos dados, um total de 159 estudantes responderam a um questionário. Os dados foram obtidos em cinco Casas Familiares Rurais localizadas na região Oeste do estado de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que 35,85% dos estudantes desejam realizar um curso superior após concluir o ensino na Casa Familiar Rural; 27,67% planejam trabalhar na propriedade rural e 27,04% que pretendem trabalhar no meio urbano nas seguintes condições (trabalhar como técnicos em atividades relacionadas ao setor agropecuário e; trabalhar no meio urbano, em atividades diversas, não necessariamente relacionadas ao setor agropecuário). Ainda, 1,88% dos jovens demonstraram que aspiram ter um emprego no meio urbano, mas continuar auxiliando na propriedade rural. Conclui-se que um grande número de entrevistados busca um projeto voltado a ocupação urbana, ou seja, são jovens que estão buscando a qualificação educacional para atuarem em atividades no meio urbano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3054
10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.3054
url http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3054
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.3054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3054/1953
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 29, n. 2 (2022)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1787715097850806272