PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1374 |
Resumo: | O uso das plantas medicinais pela população, em especial a nordestina, é uma transmissão de conhecimentos científico e, principalmente popular bastante presente em nossa cultura. Assim, o ambiente escolar deve ser um locus de reprodução e educação desses saberes. Com esta perspectiva, pretende-se, elucidar o resgate e traçar um panorama da tradição do uso das plantas medicinais pela população do Conjunto Bugio em Aracaju/SE, além de analisar os seus reflexos no cotidiano escolar da comunidade. Foi uma pesquisa qualitativa, com viés no estudo de caso resultante de trabalho monográfico de um Curso de Especialização em Educação Ambiental, a qual nos levou a perceber que há necessidade de programas que valorizem o uso e o cultivo de plantas medicinais na comunidade; que esta prática seja vista como alternativa sustentável, de acesso ao tratamento de doenças e enfermidades, reforçando a importância e o valor dos bens naturais e que a escola, como espaço de discussão, debate e formadora de ideias, contribua para projetos e divulgação de estratégias viáveis e sensibilizadoras de educação ambiental. |
id |
UNIVATES-2_88d1071bb1e7b68d8c2415ac88a38dd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/1374 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SEPlantas MedicinaisSaber PopularEnsino Fundamental em Aracaju/SEO uso das plantas medicinais pela população, em especial a nordestina, é uma transmissão de conhecimentos científico e, principalmente popular bastante presente em nossa cultura. Assim, o ambiente escolar deve ser um locus de reprodução e educação desses saberes. Com esta perspectiva, pretende-se, elucidar o resgate e traçar um panorama da tradição do uso das plantas medicinais pela população do Conjunto Bugio em Aracaju/SE, além de analisar os seus reflexos no cotidiano escolar da comunidade. Foi uma pesquisa qualitativa, com viés no estudo de caso resultante de trabalho monográfico de um Curso de Especialização em Educação Ambiental, a qual nos levou a perceber que há necessidade de programas que valorizem o uso e o cultivo de plantas medicinais na comunidade; que esta prática seja vista como alternativa sustentável, de acesso ao tratamento de doenças e enfermidades, reforçando a importância e o valor dos bens naturais e que a escola, como espaço de discussão, debate e formadora de ideias, contribua para projetos e divulgação de estratégias viáveis e sensibilizadoras de educação ambiental.Editora Univates2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/137410.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1374Revista Estudo & Debate; v. 24 n. 3 (2017)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1374/1244Copyright (c) 2017 Carlos Alberto Vasconcelos, Maria Salete Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Carlos AlbertoBarros, Maria Salete2024-04-22T20:49:39Zoai:ojs.192.168.0.51:article/1374Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:39Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE |
title |
PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE |
spellingShingle |
PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE Vasconcelos, Carlos Alberto Plantas Medicinais Saber Popular Ensino Fundamental em Aracaju/SE |
title_short |
PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE |
title_full |
PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE |
title_fullStr |
PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE |
title_full_unstemmed |
PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE |
title_sort |
PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE |
author |
Vasconcelos, Carlos Alberto |
author_facet |
Vasconcelos, Carlos Alberto Barros, Maria Salete |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Maria Salete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Carlos Alberto Barros, Maria Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plantas Medicinais Saber Popular Ensino Fundamental em Aracaju/SE |
topic |
Plantas Medicinais Saber Popular Ensino Fundamental em Aracaju/SE |
description |
O uso das plantas medicinais pela população, em especial a nordestina, é uma transmissão de conhecimentos científico e, principalmente popular bastante presente em nossa cultura. Assim, o ambiente escolar deve ser um locus de reprodução e educação desses saberes. Com esta perspectiva, pretende-se, elucidar o resgate e traçar um panorama da tradição do uso das plantas medicinais pela população do Conjunto Bugio em Aracaju/SE, além de analisar os seus reflexos no cotidiano escolar da comunidade. Foi uma pesquisa qualitativa, com viés no estudo de caso resultante de trabalho monográfico de um Curso de Especialização em Educação Ambiental, a qual nos levou a perceber que há necessidade de programas que valorizem o uso e o cultivo de plantas medicinais na comunidade; que esta prática seja vista como alternativa sustentável, de acesso ao tratamento de doenças e enfermidades, reforçando a importância e o valor dos bens naturais e que a escola, como espaço de discussão, debate e formadora de ideias, contribua para projetos e divulgação de estratégias viáveis e sensibilizadoras de educação ambiental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1374 10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1374 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1374 |
identifier_str_mv |
10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1374/1244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Carlos Alberto Vasconcelos, Maria Salete Barros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Carlos Alberto Vasconcelos, Maria Salete Barros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 24 n. 3 (2017) 1983-036X 10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017 reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730683524874240 |