GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfenas, Larissa Tayla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moura, Luiz Rodrigo Cunha, Cunha, Nina Rosa da Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749
Resumo: A preocupação acerca dos problemas ambientais vem crescendo ao longo do tempo, bem como a percepção dos consumidores de que a degradação da natureza também vem aumentando ao longo do tempo. Essa percepção pode modificar o processo decisório dos consumidores em relação à aquisição de produtos e serviços. O objetivo desse trabalho é o de mensurar a percepção dos jovens consumidores à respeito das marcas verdes ou green brand. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva com 700 alunos de um Centro Universitário localizado em uma metrópole brasileira. Os conceitos relativos às marcas verdes mensurados foram: afeto, preocupação ambiental, preferência, imagem da marca, confiança na marca, satisfação, força da marca, qualidade percebida, lealdade, valor percebido, comunicação boca-a-boca, risco percebido e propensão a pagar mais caro. Os resultados obtidos indicam que os jovens consumidores ainda não valorizam as marcas verdes. Apesar do risco percebido e do afeto terem apresentado bons resultados, a percepção do consumidor sobre os produtos, serviços e marcas verdes em termos de crenças, confiança, qualidade e intenções comportamentais ainda apresentaram valores baixos e medianos. Tanto a propensão dos jovens consumidores em pagar um preço premium por marcas verdes foi muito baixa quanto o valor percebido dessas marcas.
id UNIVATES-2_f9a7307c077fb970019f2ab0337f12c9
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.71:article/1749
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDESMarketing Verde; Comportamento do Consumidor; Green Brand; BrandingA preocupação acerca dos problemas ambientais vem crescendo ao longo do tempo, bem como a percepção dos consumidores de que a degradação da natureza também vem aumentando ao longo do tempo. Essa percepção pode modificar o processo decisório dos consumidores em relação à aquisição de produtos e serviços. O objetivo desse trabalho é o de mensurar a percepção dos jovens consumidores à respeito das marcas verdes ou green brand. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva com 700 alunos de um Centro Universitário localizado em uma metrópole brasileira. Os conceitos relativos às marcas verdes mensurados foram: afeto, preocupação ambiental, preferência, imagem da marca, confiança na marca, satisfação, força da marca, qualidade percebida, lealdade, valor percebido, comunicação boca-a-boca, risco percebido e propensão a pagar mais caro. Os resultados obtidos indicam que os jovens consumidores ainda não valorizam as marcas verdes. Apesar do risco percebido e do afeto terem apresentado bons resultados, a percepção do consumidor sobre os produtos, serviços e marcas verdes em termos de crenças, confiança, qualidade e intenções comportamentais ainda apresentaram valores baixos e medianos. Tanto a propensão dos jovens consumidores em pagar um preço premium por marcas verdes foi muito baixa quanto o valor percebido dessas marcas.Editora UnivatesAlfenas, Larissa TaylaMoura, Luiz Rodrigo CunhaCunha, Nina Rosa da Silveira2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/174910.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1749Revista Estudo & Debate; v. 25, n. 2 (2018)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749/1383Direitos autorais 2018 Larissa Tayla Alfenas, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Nina Rosa da Silveira Cunhahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-09T18:32:11Zoai:ojs.192.168.0.71:article/1749Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2018-10-09T18:32:11Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES
title GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES
spellingShingle GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES
Alfenas, Larissa Tayla
Marketing Verde; Comportamento do Consumidor; Green Brand; Branding
title_short GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES
title_full GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES
title_fullStr GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES
title_full_unstemmed GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES
title_sort GREEN BRAND: A PERCEPÇÃO DOS JOVENS CONSUMIDORES SOBRE AS MARCAS VERDES
author Alfenas, Larissa Tayla
author_facet Alfenas, Larissa Tayla
Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Cunha, Nina Rosa da Silveira
author_role author
author2 Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Cunha, Nina Rosa da Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alfenas, Larissa Tayla
Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Cunha, Nina Rosa da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Verde; Comportamento do Consumidor; Green Brand; Branding
topic Marketing Verde; Comportamento do Consumidor; Green Brand; Branding
description A preocupação acerca dos problemas ambientais vem crescendo ao longo do tempo, bem como a percepção dos consumidores de que a degradação da natureza também vem aumentando ao longo do tempo. Essa percepção pode modificar o processo decisório dos consumidores em relação à aquisição de produtos e serviços. O objetivo desse trabalho é o de mensurar a percepção dos jovens consumidores à respeito das marcas verdes ou green brand. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva com 700 alunos de um Centro Universitário localizado em uma metrópole brasileira. Os conceitos relativos às marcas verdes mensurados foram: afeto, preocupação ambiental, preferência, imagem da marca, confiança na marca, satisfação, força da marca, qualidade percebida, lealdade, valor percebido, comunicação boca-a-boca, risco percebido e propensão a pagar mais caro. Os resultados obtidos indicam que os jovens consumidores ainda não valorizam as marcas verdes. Apesar do risco percebido e do afeto terem apresentado bons resultados, a percepção do consumidor sobre os produtos, serviços e marcas verdes em termos de crenças, confiança, qualidade e intenções comportamentais ainda apresentaram valores baixos e medianos. Tanto a propensão dos jovens consumidores em pagar um preço premium por marcas verdes foi muito baixa quanto o valor percebido dessas marcas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749
10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1749
url http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1749/1383
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Larissa Tayla Alfenas, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Nina Rosa da Silveira Cunha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Larissa Tayla Alfenas, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Nina Rosa da Silveira Cunha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 25, n. 2 (2018)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1787715097321275392