Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ângelo Ricardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3618
Resumo: Este artigo analisa a experiência brasileira de pouco debate entre Estado e sociedade na construção do planejamento educacional e, a partir dessa leitura, objetiva compreender em que proporção a Conferência Nacional de Educação (Conae) se apresenta como uma ferramenta de democratização e de construção de expectativas na elaboração e no acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial no enfrentamento a históricos insucessos provocados por excessiva tecnocracia e ausência de diálogo com a sociedade e com os educadores.
id UNOCHAPO-1_041cdd7911d13f05d84def72d659a263
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3618
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de EducaçãoIncidênciaEscolioseCriançaEste artigo analisa a experiência brasileira de pouco debate entre Estado e sociedade na construção do planejamento educacional e, a partir dessa leitura, objetiva compreender em que proporção a Conferência Nacional de Educação (Conae) se apresenta como uma ferramenta de democratização e de construção de expectativas na elaboração e no acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial no enfrentamento a históricos insucessos provocados por excessiva tecnocracia e ausência de diálogo com a sociedade e com os educadores.Unochapecó2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/361810.22196/rp.v18i39.3618Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 39: Set./Dez. 2016; 111-128Revista Pedagógica; v. 18 n. 39: Set./Dez. 2016; 111-1281984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3618/2056Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ângelo Ricardo2017-04-28T17:34:56Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3618Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-04-28T17:34:56Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de Educação
title Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de Educação
spellingShingle Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de Educação
Souza, Ângelo Ricardo
Incidência
Escoliose
Criança
title_short Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de Educação
title_full Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de Educação
title_fullStr Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de Educação
title_full_unstemmed Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de Educação
title_sort Políticas de democratização da Gestão Educacional no Brasil: experiência e expectativa com o novo Plano Nacional de Educação
author Souza, Ângelo Ricardo
author_facet Souza, Ângelo Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ângelo Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Incidência
Escoliose
Criança
topic Incidência
Escoliose
Criança
description Este artigo analisa a experiência brasileira de pouco debate entre Estado e sociedade na construção do planejamento educacional e, a partir dessa leitura, objetiva compreender em que proporção a Conferência Nacional de Educação (Conae) se apresenta como uma ferramenta de democratização e de construção de expectativas na elaboração e no acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial no enfrentamento a históricos insucessos provocados por excessiva tecnocracia e ausência de diálogo com a sociedade e com os educadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3618
10.22196/rp.v18i39.3618
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3618
identifier_str_mv 10.22196/rp.v18i39.3618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3618/2056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 39: Set./Dez. 2016; 111-128
Revista Pedagógica; v. 18 n. 39: Set./Dez. 2016; 111-128
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993779843072