O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debus, Jose Carlos dos santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4517
Resumo: Este texto compõe um estudo maior sobre o conceito de autonomia nas relações de ensino e aprendizagem desde uma investigação entre crianças que frequentavam o 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo da pesquisa foi o de entender o conceito de autonomia a partir do olhar da criança e também compreender como este conceito dialoga com outros conceitos que compõem o mesmo campo semântico, tais como protagonismo e independência. Seguimos o caminho da pesquisa qualitativa de recepção, com o uso de questionários estruturados e dos diálogos dentro do grupo. Nosso referencial teórico segue os estudos de Stuart Hall, de Jesús Martín-Barbero e de Guillermo Orozco Gómez. Vimos que a escola deve pluralizar novos alfabetos e novas leituras. Este entendimento se faz necessário quando a informação que dá acesso ao saber passa de uma forma ou de outra pelas diversas redes e tramas das imagens e das escrituras eletrônicas.
id UNOCHAPO-1_047b37f979aa20ecee83033148035232
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4517
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TVQualidade de Vida no Trabalho (QVT). Mulheres e trabalho. UNOESC. Satisfação no trabalho.Este texto compõe um estudo maior sobre o conceito de autonomia nas relações de ensino e aprendizagem desde uma investigação entre crianças que frequentavam o 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo da pesquisa foi o de entender o conceito de autonomia a partir do olhar da criança e também compreender como este conceito dialoga com outros conceitos que compõem o mesmo campo semântico, tais como protagonismo e independência. Seguimos o caminho da pesquisa qualitativa de recepção, com o uso de questionários estruturados e dos diálogos dentro do grupo. Nosso referencial teórico segue os estudos de Stuart Hall, de Jesús Martín-Barbero e de Guillermo Orozco Gómez. Vimos que a escola deve pluralizar novos alfabetos e novas leituras. Este entendimento se faz necessário quando a informação que dá acesso ao saber passa de uma forma ou de outra pelas diversas redes e tramas das imagens e das escrituras eletrônicas.Unochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/451710.22196/rp.v22i0.4517Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4517/2932Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDebus, Jose Carlos dos santos2020-05-20T18:29:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4517Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV
title O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV
spellingShingle O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV
Debus, Jose Carlos dos santos
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Mulheres e trabalho. UNOESC. Satisfação no trabalho.
title_short O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV
title_full O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV
title_fullStr O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV
title_full_unstemmed O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV
title_sort O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV
author Debus, Jose Carlos dos santos
author_facet Debus, Jose Carlos dos santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Debus, Jose Carlos dos santos
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Mulheres e trabalho. UNOESC. Satisfação no trabalho.
topic Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Mulheres e trabalho. UNOESC. Satisfação no trabalho.
description Este texto compõe um estudo maior sobre o conceito de autonomia nas relações de ensino e aprendizagem desde uma investigação entre crianças que frequentavam o 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo da pesquisa foi o de entender o conceito de autonomia a partir do olhar da criança e também compreender como este conceito dialoga com outros conceitos que compõem o mesmo campo semântico, tais como protagonismo e independência. Seguimos o caminho da pesquisa qualitativa de recepção, com o uso de questionários estruturados e dos diálogos dentro do grupo. Nosso referencial teórico segue os estudos de Stuart Hall, de Jesús Martín-Barbero e de Guillermo Orozco Gómez. Vimos que a escola deve pluralizar novos alfabetos e novas leituras. Este entendimento se faz necessário quando a informação que dá acesso ao saber passa de uma forma ou de outra pelas diversas redes e tramas das imagens e das escrituras eletrônicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4517
10.22196/rp.v22i0.4517
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4517
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4517/2932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-16
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995476439040