O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4517 |
Resumo: | Este texto compõe um estudo maior sobre o conceito de autonomia nas relações de ensino e aprendizagem desde uma investigação entre crianças que frequentavam o 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo da pesquisa foi o de entender o conceito de autonomia a partir do olhar da criança e também compreender como este conceito dialoga com outros conceitos que compõem o mesmo campo semântico, tais como protagonismo e independência. Seguimos o caminho da pesquisa qualitativa de recepção, com o uso de questionários estruturados e dos diálogos dentro do grupo. Nosso referencial teórico segue os estudos de Stuart Hall, de Jesús Martín-Barbero e de Guillermo Orozco Gómez. Vimos que a escola deve pluralizar novos alfabetos e novas leituras. Este entendimento se faz necessário quando a informação que dá acesso ao saber passa de uma forma ou de outra pelas diversas redes e tramas das imagens e das escrituras eletrônicas. |
id |
UNOCHAPO-1_047b37f979aa20ecee83033148035232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4517 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TVQualidade de Vida no Trabalho (QVT). Mulheres e trabalho. UNOESC. Satisfação no trabalho.Este texto compõe um estudo maior sobre o conceito de autonomia nas relações de ensino e aprendizagem desde uma investigação entre crianças que frequentavam o 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo da pesquisa foi o de entender o conceito de autonomia a partir do olhar da criança e também compreender como este conceito dialoga com outros conceitos que compõem o mesmo campo semântico, tais como protagonismo e independência. Seguimos o caminho da pesquisa qualitativa de recepção, com o uso de questionários estruturados e dos diálogos dentro do grupo. Nosso referencial teórico segue os estudos de Stuart Hall, de Jesús Martín-Barbero e de Guillermo Orozco Gómez. Vimos que a escola deve pluralizar novos alfabetos e novas leituras. Este entendimento se faz necessário quando a informação que dá acesso ao saber passa de uma forma ou de outra pelas diversas redes e tramas das imagens e das escrituras eletrônicas.Unochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/451710.22196/rp.v22i0.4517Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4517/2932Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDebus, Jose Carlos dos santos2020-05-20T18:29:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4517Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV |
title |
O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV |
spellingShingle |
O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV Debus, Jose Carlos dos santos Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Mulheres e trabalho. UNOESC. Satisfação no trabalho. |
title_short |
O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV |
title_full |
O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV |
title_fullStr |
O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV |
title_full_unstemmed |
O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV |
title_sort |
O protagonismo e a autonomia das crianças nas séries de TV |
author |
Debus, Jose Carlos dos santos |
author_facet |
Debus, Jose Carlos dos santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Debus, Jose Carlos dos santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Mulheres e trabalho. UNOESC. Satisfação no trabalho. |
topic |
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Mulheres e trabalho. UNOESC. Satisfação no trabalho. |
description |
Este texto compõe um estudo maior sobre o conceito de autonomia nas relações de ensino e aprendizagem desde uma investigação entre crianças que frequentavam o 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo da pesquisa foi o de entender o conceito de autonomia a partir do olhar da criança e também compreender como este conceito dialoga com outros conceitos que compõem o mesmo campo semântico, tais como protagonismo e independência. Seguimos o caminho da pesquisa qualitativa de recepção, com o uso de questionários estruturados e dos diálogos dentro do grupo. Nosso referencial teórico segue os estudos de Stuart Hall, de Jesús Martín-Barbero e de Guillermo Orozco Gómez. Vimos que a escola deve pluralizar novos alfabetos e novas leituras. Este entendimento se faz necessário quando a informação que dá acesso ao saber passa de uma forma ou de outra pelas diversas redes e tramas das imagens e das escrituras eletrônicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4517 10.22196/rp.v22i0.4517 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4517 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4517/2932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-16 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995476439040 |