O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Samantha Dias de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: C. Benincasa Meirelles, Melina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5799
Resumo: O presente artigo trata de uma pesquisa com crianças realizada neste momento de pandemia por pesquisadoras de um curso de Licenciatura em Pedagogia na Região da Serra Gaúcha/RS. Valendo-se das lentes da Sociologia da Infância, objetivou acolher e visibilizar, através de narrativas escritas, o que crianças entre seis e doze anos estão vivendo e sentindo nestes tempos de distanciamento sobre o brincar, convidando-as para que respondessem à seguinte pergunta: conte sobre as suas brincadeiras nestes tempos de distanciamento social, em que você está em casa. O convite foi feito via redes sociais institucionais do curso e obteve respostas de treze crianças por e-mail, WhatsApp e Instagram. Como resultados, a pesquisa deixa como legado essa consciência de cuidados consigo e com os outros expressos pelas crianças, bem como a percepção, considerando suas narrativas, de que o tempo do brincar, seja ele livre, com a família ou mesmo de modo contemplativo.
id UNOCHAPO-1_183a8c1fa1603436ff30526bf671647e
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5799
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?Sociologia da InfânciaBrincarPesquisa com criançasNarrativas escritasDistanciamento socialO presente artigo trata de uma pesquisa com crianças realizada neste momento de pandemia por pesquisadoras de um curso de Licenciatura em Pedagogia na Região da Serra Gaúcha/RS. Valendo-se das lentes da Sociologia da Infância, objetivou acolher e visibilizar, através de narrativas escritas, o que crianças entre seis e doze anos estão vivendo e sentindo nestes tempos de distanciamento sobre o brincar, convidando-as para que respondessem à seguinte pergunta: conte sobre as suas brincadeiras nestes tempos de distanciamento social, em que você está em casa. O convite foi feito via redes sociais institucionais do curso e obteve respostas de treze crianças por e-mail, WhatsApp e Instagram. Como resultados, a pesquisa deixa como legado essa consciência de cuidados consigo e com os outros expressos pelas crianças, bem como a percepção, considerando suas narrativas, de que o tempo do brincar, seja ele livre, com a família ou mesmo de modo contemplativo.Unochapecó2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/579910.22196/rp.v22i0.5799Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-21Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5799/3219Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Samantha Dias deC. Benincasa Meirelles, Melina2020-11-15T13:47:19Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5799Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-11-15T13:47:19Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?
title O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?
spellingShingle O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?
Lima, Samantha Dias de
Sociologia da Infância
Brincar
Pesquisa com crianças
Narrativas escritas
Distanciamento social
title_short O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?
title_full O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?
title_fullStr O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?
title_full_unstemmed O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?
title_sort O BRINCAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância?
author Lima, Samantha Dias de
author_facet Lima, Samantha Dias de
C. Benincasa Meirelles, Melina
author_role author
author2 C. Benincasa Meirelles, Melina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Samantha Dias de
C. Benincasa Meirelles, Melina
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da Infância
Brincar
Pesquisa com crianças
Narrativas escritas
Distanciamento social
topic Sociologia da Infância
Brincar
Pesquisa com crianças
Narrativas escritas
Distanciamento social
description O presente artigo trata de uma pesquisa com crianças realizada neste momento de pandemia por pesquisadoras de um curso de Licenciatura em Pedagogia na Região da Serra Gaúcha/RS. Valendo-se das lentes da Sociologia da Infância, objetivou acolher e visibilizar, através de narrativas escritas, o que crianças entre seis e doze anos estão vivendo e sentindo nestes tempos de distanciamento sobre o brincar, convidando-as para que respondessem à seguinte pergunta: conte sobre as suas brincadeiras nestes tempos de distanciamento social, em que você está em casa. O convite foi feito via redes sociais institucionais do curso e obteve respostas de treze crianças por e-mail, WhatsApp e Instagram. Como resultados, a pesquisa deixa como legado essa consciência de cuidados consigo e com os outros expressos pelas crianças, bem como a percepção, considerando suas narrativas, de que o tempo do brincar, seja ele livre, com a família ou mesmo de modo contemplativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5799
10.22196/rp.v22i0.5799
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5799
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5799/3219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-21
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-21
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996080418816