A avaliação do desempenho docente em Portugal: análise crítica às suas principais consequências políticas e profissionais
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3384 |
Resumo: | No presente texto, analisamos sociologicamente o processo de avaliação do desempenho docente promovido pelo XVII governo constitucional. A análise tem como base as representações dos professores e das professoras sobre o processo a que estiveram sujeitos. As conclusões apresentadas resultam de um estudo de caso realizado no contexto de um Agrupamento Escolar. Utilizando uma metodologia híbrida, a qual combinou a análise estatística descritiva, resultante da administração de um inquérito por questionário aos docentes avaliados (157) que, no primeiro momento de avaliação (2007/2009), exerceram funções no contexto estudado, com a análise de conteúdo de uma entrevista administrada a 18 avaliadores. As conclusões que apresentamos – bastante preocupantes e merecedoras de uma acentuada vigilância científica e política – constituem um contributo para a análise das consequências da avaliação do desempenho docente para a vida nas escolas e para a democracia. |
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A avaliação do desempenho docente em Portugal: análise crítica às suas principais consequências políticas e profissionaisEducação rural. Escolas do campo. Orçamento Geral da União. Movimento de Educação do Campo.No presente texto, analisamos sociologicamente o processo de avaliação do desempenho docente promovido pelo XVII governo constitucional. A análise tem como base as representações dos professores e das professoras sobre o processo a que estiveram sujeitos. As conclusões apresentadas resultam de um estudo de caso realizado no contexto de um Agrupamento Escolar. Utilizando uma metodologia híbrida, a qual combinou a análise estatística descritiva, resultante da administração de um inquérito por questionário aos docentes avaliados (157) que, no primeiro momento de avaliação (2007/2009), exerceram funções no contexto estudado, com a análise de conteúdo de uma entrevista administrada a 18 avaliadores. As conclusões que apresentamos – bastante preocupantes e merecedoras de uma acentuada vigilância científica e política – constituem um contributo para a análise das consequências da avaliação do desempenho docente para a vida nas escolas e para a democracia.Unochapecó2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/338410.22196/rp.v18i38.3384Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 38: Mai./Ago. 2016; 15-29Revista Pedagógica; v. 18 n. 38: Mai./Ago. 2016; 15-291984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3384/1962Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Maria do Carmo MartinsSilva, Manuel António Ferreira da2016-11-25T16:44:21Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3384Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:44:21Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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