EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tassoni, Elvira Cristina Martins
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bonatti Passos, Ana Vitória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570
Resumo: O acontecimento da covid-19 alterou a vida do planeta e da educação de maneira específica. As escolas fecharam as suas portas, resultando na implementação do ensino remoto emergencial. Apresentamos um recorte de pesquisa, norteada pelo seguinte problema: como foi organizado o trabalho com a leitura e a escrita durante o ensino remoto, o retorno parcial e total das aulas presenciais? O objetivo, portanto, foi conhecer o trabalho com a leitura e com a escrita realizado por professoras do ciclo de alfabetização durante o ensino remoto, retorno parcial e total às aulas presenciais, identificando as possíveis relações entre alfabetização e letramento. O método envolveu a técnica de grupo focal e as análises partiram da leitura recorrente do material transcrito, resultando na construção de eixos, tomando como referência as práticas de linguagem: oralidade, leitura, produção escrita e análise e reflexão linguística. Participaram cinco professoras de escolas municipais de três cidades do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que o tempo de resposta das Redes Municipais de Educação variou significativamente. As dificuldades de conectividade e interatividade, decorrentes da escassez de equipamentos levou a um baixo retorno dos estudantes. Sobre as experiências de leitura e de escrita, as docentes buscaram um trabalho de alfabetização em uma perspectiva de letramento, coerente com uma concepção de linguagem baseada na construção de sentidos e significados por parte dos estudantes, apesar da ameaça de práticas lineares sequenciais quererem ganhar algum espaço.
id UNOCHAPO-1_2be9863b13b723eb8331ddd43ea73e79
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7570
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19AlfabetizaçãoDesenvolvimento da linguagemEnsino FundamentalO acontecimento da covid-19 alterou a vida do planeta e da educação de maneira específica. As escolas fecharam as suas portas, resultando na implementação do ensino remoto emergencial. Apresentamos um recorte de pesquisa, norteada pelo seguinte problema: como foi organizado o trabalho com a leitura e a escrita durante o ensino remoto, o retorno parcial e total das aulas presenciais? O objetivo, portanto, foi conhecer o trabalho com a leitura e com a escrita realizado por professoras do ciclo de alfabetização durante o ensino remoto, retorno parcial e total às aulas presenciais, identificando as possíveis relações entre alfabetização e letramento. O método envolveu a técnica de grupo focal e as análises partiram da leitura recorrente do material transcrito, resultando na construção de eixos, tomando como referência as práticas de linguagem: oralidade, leitura, produção escrita e análise e reflexão linguística. Participaram cinco professoras de escolas municipais de três cidades do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que o tempo de resposta das Redes Municipais de Educação variou significativamente. As dificuldades de conectividade e interatividade, decorrentes da escassez de equipamentos levou a um baixo retorno dos estudantes. Sobre as experiências de leitura e de escrita, as docentes buscaram um trabalho de alfabetização em uma perspectiva de letramento, coerente com uma concepção de linguagem baseada na construção de sentidos e significados por parte dos estudantes, apesar da ameaça de práticas lineares sequenciais quererem ganhar algum espaço.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/757010.22196/rp.v25i1.7570Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570/4068Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTassoni, Elvira Cristina MartinsBonatti Passos, Ana Vitória2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7570Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
spellingShingle EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Tassoni, Elvira Cristina Martins
Alfabetização
Desenvolvimento da linguagem
Ensino Fundamental
title_short EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_full EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_fullStr EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_sort EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
author Tassoni, Elvira Cristina Martins
author_facet Tassoni, Elvira Cristina Martins
Bonatti Passos, Ana Vitória
author_role author
author2 Bonatti Passos, Ana Vitória
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
Bonatti Passos, Ana Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Desenvolvimento da linguagem
Ensino Fundamental
topic Alfabetização
Desenvolvimento da linguagem
Ensino Fundamental
description O acontecimento da covid-19 alterou a vida do planeta e da educação de maneira específica. As escolas fecharam as suas portas, resultando na implementação do ensino remoto emergencial. Apresentamos um recorte de pesquisa, norteada pelo seguinte problema: como foi organizado o trabalho com a leitura e a escrita durante o ensino remoto, o retorno parcial e total das aulas presenciais? O objetivo, portanto, foi conhecer o trabalho com a leitura e com a escrita realizado por professoras do ciclo de alfabetização durante o ensino remoto, retorno parcial e total às aulas presenciais, identificando as possíveis relações entre alfabetização e letramento. O método envolveu a técnica de grupo focal e as análises partiram da leitura recorrente do material transcrito, resultando na construção de eixos, tomando como referência as práticas de linguagem: oralidade, leitura, produção escrita e análise e reflexão linguística. Participaram cinco professoras de escolas municipais de três cidades do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que o tempo de resposta das Redes Municipais de Educação variou significativamente. As dificuldades de conectividade e interatividade, decorrentes da escassez de equipamentos levou a um baixo retorno dos estudantes. Sobre as experiências de leitura e de escrita, as docentes buscaram um trabalho de alfabetização em uma perspectiva de letramento, coerente com uma concepção de linguagem baseada na construção de sentidos e significados por parte dos estudantes, apesar da ameaça de práticas lineares sequenciais quererem ganhar algum espaço.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570
10.22196/rp.v25i1.7570
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.7570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570/4068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991606145024