EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570 |
Resumo: | O acontecimento da covid-19 alterou a vida do planeta e da educação de maneira específica. As escolas fecharam as suas portas, resultando na implementação do ensino remoto emergencial. Apresentamos um recorte de pesquisa, norteada pelo seguinte problema: como foi organizado o trabalho com a leitura e a escrita durante o ensino remoto, o retorno parcial e total das aulas presenciais? O objetivo, portanto, foi conhecer o trabalho com a leitura e com a escrita realizado por professoras do ciclo de alfabetização durante o ensino remoto, retorno parcial e total às aulas presenciais, identificando as possíveis relações entre alfabetização e letramento. O método envolveu a técnica de grupo focal e as análises partiram da leitura recorrente do material transcrito, resultando na construção de eixos, tomando como referência as práticas de linguagem: oralidade, leitura, produção escrita e análise e reflexão linguística. Participaram cinco professoras de escolas municipais de três cidades do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que o tempo de resposta das Redes Municipais de Educação variou significativamente. As dificuldades de conectividade e interatividade, decorrentes da escassez de equipamentos levou a um baixo retorno dos estudantes. Sobre as experiências de leitura e de escrita, as docentes buscaram um trabalho de alfabetização em uma perspectiva de letramento, coerente com uma concepção de linguagem baseada na construção de sentidos e significados por parte dos estudantes, apesar da ameaça de práticas lineares sequenciais quererem ganhar algum espaço. |
id |
UNOCHAPO-1_2be9863b13b723eb8331ddd43ea73e79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7570 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19AlfabetizaçãoDesenvolvimento da linguagemEnsino FundamentalO acontecimento da covid-19 alterou a vida do planeta e da educação de maneira específica. As escolas fecharam as suas portas, resultando na implementação do ensino remoto emergencial. Apresentamos um recorte de pesquisa, norteada pelo seguinte problema: como foi organizado o trabalho com a leitura e a escrita durante o ensino remoto, o retorno parcial e total das aulas presenciais? O objetivo, portanto, foi conhecer o trabalho com a leitura e com a escrita realizado por professoras do ciclo de alfabetização durante o ensino remoto, retorno parcial e total às aulas presenciais, identificando as possíveis relações entre alfabetização e letramento. O método envolveu a técnica de grupo focal e as análises partiram da leitura recorrente do material transcrito, resultando na construção de eixos, tomando como referência as práticas de linguagem: oralidade, leitura, produção escrita e análise e reflexão linguística. Participaram cinco professoras de escolas municipais de três cidades do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que o tempo de resposta das Redes Municipais de Educação variou significativamente. As dificuldades de conectividade e interatividade, decorrentes da escassez de equipamentos levou a um baixo retorno dos estudantes. Sobre as experiências de leitura e de escrita, as docentes buscaram um trabalho de alfabetização em uma perspectiva de letramento, coerente com uma concepção de linguagem baseada na construção de sentidos e significados por parte dos estudantes, apesar da ameaça de práticas lineares sequenciais quererem ganhar algum espaço.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/757010.22196/rp.v25i1.7570Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570/4068Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTassoni, Elvira Cristina MartinsBonatti Passos, Ana Vitória2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7570Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
title |
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 Tassoni, Elvira Cristina Martins Alfabetização Desenvolvimento da linguagem Ensino Fundamental |
title_short |
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
title_full |
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
title_sort |
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
author |
Tassoni, Elvira Cristina Martins |
author_facet |
Tassoni, Elvira Cristina Martins Bonatti Passos, Ana Vitória |
author_role |
author |
author2 |
Bonatti Passos, Ana Vitória |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tassoni, Elvira Cristina Martins Bonatti Passos, Ana Vitória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Desenvolvimento da linguagem Ensino Fundamental |
topic |
Alfabetização Desenvolvimento da linguagem Ensino Fundamental |
description |
O acontecimento da covid-19 alterou a vida do planeta e da educação de maneira específica. As escolas fecharam as suas portas, resultando na implementação do ensino remoto emergencial. Apresentamos um recorte de pesquisa, norteada pelo seguinte problema: como foi organizado o trabalho com a leitura e a escrita durante o ensino remoto, o retorno parcial e total das aulas presenciais? O objetivo, portanto, foi conhecer o trabalho com a leitura e com a escrita realizado por professoras do ciclo de alfabetização durante o ensino remoto, retorno parcial e total às aulas presenciais, identificando as possíveis relações entre alfabetização e letramento. O método envolveu a técnica de grupo focal e as análises partiram da leitura recorrente do material transcrito, resultando na construção de eixos, tomando como referência as práticas de linguagem: oralidade, leitura, produção escrita e análise e reflexão linguística. Participaram cinco professoras de escolas municipais de três cidades do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que o tempo de resposta das Redes Municipais de Educação variou significativamente. As dificuldades de conectividade e interatividade, decorrentes da escassez de equipamentos levou a um baixo retorno dos estudantes. Sobre as experiências de leitura e de escrita, as docentes buscaram um trabalho de alfabetização em uma perspectiva de letramento, coerente com uma concepção de linguagem baseada na construção de sentidos e significados por parte dos estudantes, apesar da ameaça de práticas lineares sequenciais quererem ganhar algum espaço. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570 10.22196/rp.v25i1.7570 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570/4068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991606145024 |