FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6289 |
Resumo: | O presente artigo resultou de pesquisa realizada a partir do material do Projeto Aprendendo em Casa BV, da Secretaria Municipal de Boa Vista – SMEC, cujo objetivo foi identificar se há no projeto em tela, atividades voltadas ao ensino do estudante imigrante e/ou indígena que ainda não domina a Língua Portuguesa, numa perspectiva de inclusão desses discentes. O impulso em realizar o trabalho sobre esta temática parte do interesse em verificar se houve inclusão desses alunos no ensino remoto nas escolas da rede municipal, a fim de identificar como se dá este processo e quais as metodologias utilizadas. Com isso, destacamos questões relacionadas às novas formas de ensinar, remotamente, como a necessidade de se conter a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Para desenvolver esta investigação utilizou-se como metodologia a pesquisa documental, por meio de análise das atividades do Projeto Aprendendo em Casa BV, concomitantemente com a abordagem qualitativa, pois buscamos averiguar se existiu a atenção em elaborar atividades capazes de inserir esse público que não fala a língua portuguesa como língua materna. Os resultados apontam que o projeto em tela não demonstram cuidados específicos com os alunos imigrantes, pois todas as atividades disponibilizadas são elaboradas em língua portuguesa, nesse mesmo sentido os discentes indígenas também foram deixados à margem, pois somente depois de decorridos mais de dois meses do início dessa proposta é que disponibilizaram atividades nas línguas indígenas Macuxi e Wapichana, todavia tratando essas atividades como sendo complementares, evidenciando o caráter monolíngue existente em nossas escolas. |
id |
UNOCHAPO-1_2d9634adf645b9198294305a05e291e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6289 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV"Aprendendo em Casa BVEnsino remotoAlunos imigrantesAlunos indígenasO presente artigo resultou de pesquisa realizada a partir do material do Projeto Aprendendo em Casa BV, da Secretaria Municipal de Boa Vista – SMEC, cujo objetivo foi identificar se há no projeto em tela, atividades voltadas ao ensino do estudante imigrante e/ou indígena que ainda não domina a Língua Portuguesa, numa perspectiva de inclusão desses discentes. O impulso em realizar o trabalho sobre esta temática parte do interesse em verificar se houve inclusão desses alunos no ensino remoto nas escolas da rede municipal, a fim de identificar como se dá este processo e quais as metodologias utilizadas. Com isso, destacamos questões relacionadas às novas formas de ensinar, remotamente, como a necessidade de se conter a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Para desenvolver esta investigação utilizou-se como metodologia a pesquisa documental, por meio de análise das atividades do Projeto Aprendendo em Casa BV, concomitantemente com a abordagem qualitativa, pois buscamos averiguar se existiu a atenção em elaborar atividades capazes de inserir esse público que não fala a língua portuguesa como língua materna. Os resultados apontam que o projeto em tela não demonstram cuidados específicos com os alunos imigrantes, pois todas as atividades disponibilizadas são elaboradas em língua portuguesa, nesse mesmo sentido os discentes indígenas também foram deixados à margem, pois somente depois de decorridos mais de dois meses do início dessa proposta é que disponibilizaram atividades nas línguas indígenas Macuxi e Wapichana, todavia tratando essas atividades como sendo complementares, evidenciando o caráter monolíngue existente em nossas escolas.Unochapecó2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/628910.22196/rp.v22i0.6289Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-23Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-231984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6289/3411Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Elândia GomesFerst, Enia MariaSantos, Alessandra de Souza2021-05-12T13:46:49Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6289Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-05-12T13:46:49Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV" |
title |
FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV" |
spellingShingle |
FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV" Araújo, Elândia Gomes Aprendendo em Casa BV Ensino remoto Alunos imigrantes Alunos indígenas |
title_short |
FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV" |
title_full |
FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV" |
title_fullStr |
FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV" |
title_full_unstemmed |
FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV" |
title_sort |
FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV" |
author |
Araújo, Elândia Gomes |
author_facet |
Araújo, Elândia Gomes Ferst, Enia Maria Santos, Alessandra de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Ferst, Enia Maria Santos, Alessandra de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Elândia Gomes Ferst, Enia Maria Santos, Alessandra de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendendo em Casa BV Ensino remoto Alunos imigrantes Alunos indígenas |
topic |
Aprendendo em Casa BV Ensino remoto Alunos imigrantes Alunos indígenas |
description |
O presente artigo resultou de pesquisa realizada a partir do material do Projeto Aprendendo em Casa BV, da Secretaria Municipal de Boa Vista – SMEC, cujo objetivo foi identificar se há no projeto em tela, atividades voltadas ao ensino do estudante imigrante e/ou indígena que ainda não domina a Língua Portuguesa, numa perspectiva de inclusão desses discentes. O impulso em realizar o trabalho sobre esta temática parte do interesse em verificar se houve inclusão desses alunos no ensino remoto nas escolas da rede municipal, a fim de identificar como se dá este processo e quais as metodologias utilizadas. Com isso, destacamos questões relacionadas às novas formas de ensinar, remotamente, como a necessidade de se conter a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Para desenvolver esta investigação utilizou-se como metodologia a pesquisa documental, por meio de análise das atividades do Projeto Aprendendo em Casa BV, concomitantemente com a abordagem qualitativa, pois buscamos averiguar se existiu a atenção em elaborar atividades capazes de inserir esse público que não fala a língua portuguesa como língua materna. Os resultados apontam que o projeto em tela não demonstram cuidados específicos com os alunos imigrantes, pois todas as atividades disponibilizadas são elaboradas em língua portuguesa, nesse mesmo sentido os discentes indígenas também foram deixados à margem, pois somente depois de decorridos mais de dois meses do início dessa proposta é que disponibilizaram atividades nas línguas indígenas Macuxi e Wapichana, todavia tratando essas atividades como sendo complementares, evidenciando o caráter monolíngue existente em nossas escolas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6289 10.22196/rp.v22i0.6289 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6289 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6289/3411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-23 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-23 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996113973248 |