AS CIÊNCIAS HUMANAS, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DISPUTAS EPISTEMOLÓGICAS EM TEMPOS DE ULTRACONSERVADORISMO
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3887 |
Resumo: | A abordagem se concentrará, especialmente, nas proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os seus efeitos nos componentes curriculares voltados à área epistemológica das Ciências Humanas. Além disso, há de se destacar a emergência do debate sobre a Reforma do Ensino Médio, que poderá trazer efeitos nefastos para as disciplinas de História e de Geografia, sobretudo. Ainda em tal contexto, o movimento Escola sem Partido (ESP) vem angariando simpatizantes em várias partes do país, tendo como mote a criminalização do trabalho docente, o combate à liberdade de cátedra e uma censura deliberada aos componentes curriculares de teor mais crítico e reflexivo. |
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AS CIÊNCIAS HUMANAS, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DISPUTAS EPISTEMOLÓGICAS EM TEMPOS DE ULTRACONSERVADORISMO Ciências HumanasBase Nacional Comum Curricular Reforma do Ensino MédioA abordagem se concentrará, especialmente, nas proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os seus efeitos nos componentes curriculares voltados à área epistemológica das Ciências Humanas. Além disso, há de se destacar a emergência do debate sobre a Reforma do Ensino Médio, que poderá trazer efeitos nefastos para as disciplinas de História e de Geografia, sobretudo. Ainda em tal contexto, o movimento Escola sem Partido (ESP) vem angariando simpatizantes em várias partes do país, tendo como mote a criminalização do trabalho docente, o combate à liberdade de cátedra e uma censura deliberada aos componentes curriculares de teor mais crítico e reflexivo.Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/388710.22196/rp.v22i0.3887Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-171984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3887/3101Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Jéferson Silveira2020-07-08T19:04:27Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3887Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-08T19:04:27Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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