PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino Magalhães Barbosa, Raquel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves Costa Zandominegue , Bethânia, da Silva Mello, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5777
Resumo: Analisa práticas brincantes e narrativas infantis provenientes de estudos nos espaçostempos da Educação Física com a Educação Infantil. Para tanto, realiza uma revisão sistemática no Catálogo de Teses e Dissertação da Capes, com metassíntese qualitativa para análise dos dados, em articulação aos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância. Os resultados encontrados foram agrupados nas seguintes categorias: singularidades da infância, reconhecimento das produções culturais infantis e diálogo entre culturas infantis e culturas escolares. Evidenciou-se que é possível identificar práticas brincantes e narrativas infantis com a utilização de métodos de pesquisas que considerem as crianças como sujeitos ativos e as suas múltiplas linguagens. Esse reconhecimento advém das relações estabelecidas com elas nos espaços formativos, na institucionalização de suas experiências nos currículos e na aproximação com suas singularidades comunicativas e de produção de conhecimentos.
id UNOCHAPO-1_427dcbf68fd4ed4d907869851b426789
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5777
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância BrincadeiraNarrativas InfantisEducação FísicaRevisão SistemáticaAnalisa práticas brincantes e narrativas infantis provenientes de estudos nos espaçostempos da Educação Física com a Educação Infantil. Para tanto, realiza uma revisão sistemática no Catálogo de Teses e Dissertação da Capes, com metassíntese qualitativa para análise dos dados, em articulação aos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância. Os resultados encontrados foram agrupados nas seguintes categorias: singularidades da infância, reconhecimento das produções culturais infantis e diálogo entre culturas infantis e culturas escolares. Evidenciou-se que é possível identificar práticas brincantes e narrativas infantis com a utilização de métodos de pesquisas que considerem as crianças como sujeitos ativos e as suas múltiplas linguagens. Esse reconhecimento advém das relações estabelecidas com elas nos espaços formativos, na institucionalização de suas experiências nos currículos e na aproximação com suas singularidades comunicativas e de produção de conhecimentos.Unochapecó2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/577710.22196/rp.v22i0.5777Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-29Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-291984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5777/3218Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFirmino Magalhães Barbosa, RaquelAlves Costa Zandominegue , Bethânia da Silva Mello, André 2020-11-26T17:28:33Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5777Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-11-26T17:28:33Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância
title PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância
spellingShingle PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância
Firmino Magalhães Barbosa, Raquel
Brincadeira
Narrativas Infantis
Educação Física
Revisão Sistemática
title_short PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância
title_full PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância
title_fullStr PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância
title_full_unstemmed PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância
title_sort PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância
author Firmino Magalhães Barbosa, Raquel
author_facet Firmino Magalhães Barbosa, Raquel
Alves Costa Zandominegue , Bethânia
da Silva Mello, André
author_role author
author2 Alves Costa Zandominegue , Bethânia
da Silva Mello, André
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino Magalhães Barbosa, Raquel
Alves Costa Zandominegue , Bethânia
da Silva Mello, André
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira
Narrativas Infantis
Educação Física
Revisão Sistemática
topic Brincadeira
Narrativas Infantis
Educação Física
Revisão Sistemática
description Analisa práticas brincantes e narrativas infantis provenientes de estudos nos espaçostempos da Educação Física com a Educação Infantil. Para tanto, realiza uma revisão sistemática no Catálogo de Teses e Dissertação da Capes, com metassíntese qualitativa para análise dos dados, em articulação aos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância. Os resultados encontrados foram agrupados nas seguintes categorias: singularidades da infância, reconhecimento das produções culturais infantis e diálogo entre culturas infantis e culturas escolares. Evidenciou-se que é possível identificar práticas brincantes e narrativas infantis com a utilização de métodos de pesquisas que considerem as crianças como sujeitos ativos e as suas múltiplas linguagens. Esse reconhecimento advém das relações estabelecidas com elas nos espaços formativos, na institucionalização de suas experiências nos currículos e na aproximação com suas singularidades comunicativas e de produção de conhecimentos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5777
10.22196/rp.v22i0.5777
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5777
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5777/3218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-29
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-29
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996065738752