PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5777 |
Resumo: | Analisa práticas brincantes e narrativas infantis provenientes de estudos nos espaçostempos da Educação Física com a Educação Infantil. Para tanto, realiza uma revisão sistemática no Catálogo de Teses e Dissertação da Capes, com metassíntese qualitativa para análise dos dados, em articulação aos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância. Os resultados encontrados foram agrupados nas seguintes categorias: singularidades da infância, reconhecimento das produções culturais infantis e diálogo entre culturas infantis e culturas escolares. Evidenciou-se que é possível identificar práticas brincantes e narrativas infantis com a utilização de métodos de pesquisas que considerem as crianças como sujeitos ativos e as suas múltiplas linguagens. Esse reconhecimento advém das relações estabelecidas com elas nos espaços formativos, na institucionalização de suas experiências nos currículos e na aproximação com suas singularidades comunicativas e de produção de conhecimentos. |
id |
UNOCHAPO-1_427dcbf68fd4ed4d907869851b426789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5777 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância BrincadeiraNarrativas InfantisEducação FísicaRevisão SistemáticaAnalisa práticas brincantes e narrativas infantis provenientes de estudos nos espaçostempos da Educação Física com a Educação Infantil. Para tanto, realiza uma revisão sistemática no Catálogo de Teses e Dissertação da Capes, com metassíntese qualitativa para análise dos dados, em articulação aos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância. Os resultados encontrados foram agrupados nas seguintes categorias: singularidades da infância, reconhecimento das produções culturais infantis e diálogo entre culturas infantis e culturas escolares. Evidenciou-se que é possível identificar práticas brincantes e narrativas infantis com a utilização de métodos de pesquisas que considerem as crianças como sujeitos ativos e as suas múltiplas linguagens. Esse reconhecimento advém das relações estabelecidas com elas nos espaços formativos, na institucionalização de suas experiências nos currículos e na aproximação com suas singularidades comunicativas e de produção de conhecimentos.Unochapecó2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/577710.22196/rp.v22i0.5777Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-29Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-291984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5777/3218Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFirmino Magalhães Barbosa, RaquelAlves Costa Zandominegue , Bethânia da Silva Mello, André 2020-11-26T17:28:33Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5777Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-11-26T17:28:33Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância |
title |
PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância |
spellingShingle |
PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância Firmino Magalhães Barbosa, Raquel Brincadeira Narrativas Infantis Educação Física Revisão Sistemática |
title_short |
PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância |
title_full |
PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância |
title_fullStr |
PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância |
title_sort |
PRÁTICAS BRINCANTES E NARRATIVAS INFANTIS NOS ESPAÇOSTEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL: análises a partir da sociologia da infância |
author |
Firmino Magalhães Barbosa, Raquel |
author_facet |
Firmino Magalhães Barbosa, Raquel Alves Costa Zandominegue , Bethânia da Silva Mello, André |
author_role |
author |
author2 |
Alves Costa Zandominegue , Bethânia da Silva Mello, André |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Firmino Magalhães Barbosa, Raquel Alves Costa Zandominegue , Bethânia da Silva Mello, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeira Narrativas Infantis Educação Física Revisão Sistemática |
topic |
Brincadeira Narrativas Infantis Educação Física Revisão Sistemática |
description |
Analisa práticas brincantes e narrativas infantis provenientes de estudos nos espaçostempos da Educação Física com a Educação Infantil. Para tanto, realiza uma revisão sistemática no Catálogo de Teses e Dissertação da Capes, com metassíntese qualitativa para análise dos dados, em articulação aos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância. Os resultados encontrados foram agrupados nas seguintes categorias: singularidades da infância, reconhecimento das produções culturais infantis e diálogo entre culturas infantis e culturas escolares. Evidenciou-se que é possível identificar práticas brincantes e narrativas infantis com a utilização de métodos de pesquisas que considerem as crianças como sujeitos ativos e as suas múltiplas linguagens. Esse reconhecimento advém das relações estabelecidas com elas nos espaços formativos, na institucionalização de suas experiências nos currículos e na aproximação com suas singularidades comunicativas e de produção de conhecimentos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5777 10.22196/rp.v22i0.5777 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5777 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5777/3218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-29 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-29 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996065738752 |