ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7094 |
Resumo: | O ensino remoto ocorreu por meio de uma profusão de atividades não presencias utilizadas como alternativa ao trabalho didático-pedagógico durante a pandemia da COVID-19. O ensino das Ciências Humanas e Sociais não ficou de fora dos efeitos e implicações da pandemia no contexto escolar. Este trabalho abrange a área das Ciências Humanas e Sociais frente aos desafios de professores em lidar com o universo do ensino remoto na escola. Com isso, tem como objetivo analisar as implicações da pandemia na organização do trabalho pedagógico de professores da área de Ciências Humanas e Sociais do ensino médio. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa de tipo exploratória, com entrevista feita a quatro professores que lecionam as disciplinas da área em análise: história, geografia, sociologia e filosofia. Quanto ao universo escolar, trata-se de uma escola da rede estadual de ensino, situada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Dos resultados, pudemos observar que os professores tiveram que lidar com as tecnologias e se reinventar na organização do trabalho pedagógico. A pandemia demandou uma aposta nas tecnologias para atender ao desafio de sustentar a oferta do ensino e garantir a progressão dos estudos dos estudantes. De certo, as dificuldades concretas de ensinar Ciências Humanas e Sociais na escola, de maneira remota, confundiram-se com as fragilidades educacionais evidenciadas pelo isolamento social. |
id |
UNOCHAPO-1_6016821243b2c81fcadd20c2d27fda47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7094 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia Ensino remoto.Ciências Humanas e Sociais.Ensino Médio.Pandemia.O ensino remoto ocorreu por meio de uma profusão de atividades não presencias utilizadas como alternativa ao trabalho didático-pedagógico durante a pandemia da COVID-19. O ensino das Ciências Humanas e Sociais não ficou de fora dos efeitos e implicações da pandemia no contexto escolar. Este trabalho abrange a área das Ciências Humanas e Sociais frente aos desafios de professores em lidar com o universo do ensino remoto na escola. Com isso, tem como objetivo analisar as implicações da pandemia na organização do trabalho pedagógico de professores da área de Ciências Humanas e Sociais do ensino médio. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa de tipo exploratória, com entrevista feita a quatro professores que lecionam as disciplinas da área em análise: história, geografia, sociologia e filosofia. Quanto ao universo escolar, trata-se de uma escola da rede estadual de ensino, situada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Dos resultados, pudemos observar que os professores tiveram que lidar com as tecnologias e se reinventar na organização do trabalho pedagógico. A pandemia demandou uma aposta nas tecnologias para atender ao desafio de sustentar a oferta do ensino e garantir a progressão dos estudos dos estudantes. De certo, as dificuldades concretas de ensinar Ciências Humanas e Sociais na escola, de maneira remota, confundiram-se com as fragilidades educacionais evidenciadas pelo isolamento social.Unochapecó2022-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/709410.22196/rp.v24i1.7094Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7094/3780Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRAMAIA, FRANCISCO ALEXLANIO ALVESSantos, Simone Cabral Marinho dos2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7094Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia |
title |
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia |
spellingShingle |
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia BATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRA Ensino remoto. Ciências Humanas e Sociais. Ensino Médio. Pandemia. |
title_short |
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia |
title_full |
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia |
title_fullStr |
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia |
title_sort |
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia |
author |
BATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRA |
author_facet |
BATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRA MAIA, FRANCISCO ALEXLANIO ALVES Santos, Simone Cabral Marinho dos |
author_role |
author |
author2 |
MAIA, FRANCISCO ALEXLANIO ALVES Santos, Simone Cabral Marinho dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRA MAIA, FRANCISCO ALEXLANIO ALVES Santos, Simone Cabral Marinho dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto. Ciências Humanas e Sociais. Ensino Médio. Pandemia. |
topic |
Ensino remoto. Ciências Humanas e Sociais. Ensino Médio. Pandemia. |
description |
O ensino remoto ocorreu por meio de uma profusão de atividades não presencias utilizadas como alternativa ao trabalho didático-pedagógico durante a pandemia da COVID-19. O ensino das Ciências Humanas e Sociais não ficou de fora dos efeitos e implicações da pandemia no contexto escolar. Este trabalho abrange a área das Ciências Humanas e Sociais frente aos desafios de professores em lidar com o universo do ensino remoto na escola. Com isso, tem como objetivo analisar as implicações da pandemia na organização do trabalho pedagógico de professores da área de Ciências Humanas e Sociais do ensino médio. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa de tipo exploratória, com entrevista feita a quatro professores que lecionam as disciplinas da área em análise: história, geografia, sociologia e filosofia. Quanto ao universo escolar, trata-se de uma escola da rede estadual de ensino, situada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Dos resultados, pudemos observar que os professores tiveram que lidar com as tecnologias e se reinventar na organização do trabalho pedagógico. A pandemia demandou uma aposta nas tecnologias para atender ao desafio de sustentar a oferta do ensino e garantir a progressão dos estudos dos estudantes. De certo, as dificuldades concretas de ensinar Ciências Humanas e Sociais na escola, de maneira remota, confundiram-se com as fragilidades educacionais evidenciadas pelo isolamento social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7094 10.22196/rp.v24i1.7094 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7094 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.7094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7094/3780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991556861952 |