ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: MAIA, FRANCISCO ALEXLANIO ALVES, Santos, Simone Cabral Marinho dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7094
Resumo: O ensino remoto ocorreu por meio de uma profusão de atividades não presencias utilizadas como alternativa ao trabalho didático-pedagógico durante a pandemia da COVID-19. O ensino das Ciências Humanas e Sociais não ficou de fora dos efeitos e implicações da pandemia no contexto escolar. Este trabalho abrange a área das Ciências Humanas e Sociais frente aos desafios de professores em lidar com o universo do ensino remoto na escola. Com isso, tem como objetivo analisar as implicações da pandemia na organização do trabalho pedagógico de professores da área de Ciências Humanas e Sociais do ensino médio. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa de tipo exploratória, com entrevista feita a quatro professores que lecionam as disciplinas da área em análise: história, geografia, sociologia e filosofia. Quanto ao universo escolar, trata-se de uma escola da rede estadual de ensino, situada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Dos resultados, pudemos observar que os professores tiveram que lidar com as tecnologias e se reinventar na organização do trabalho pedagógico. A pandemia demandou uma aposta nas tecnologias para atender ao desafio de sustentar a oferta do ensino e garantir a progressão dos estudos dos estudantes. De certo, as dificuldades concretas de ensinar Ciências Humanas e Sociais na escola, de maneira remota, confundiram-se com as fragilidades educacionais evidenciadas pelo isolamento social.
id UNOCHAPO-1_6016821243b2c81fcadd20c2d27fda47
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7094
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia Ensino remoto.Ciências Humanas e Sociais.Ensino Médio.Pandemia.O ensino remoto ocorreu por meio de uma profusão de atividades não presencias utilizadas como alternativa ao trabalho didático-pedagógico durante a pandemia da COVID-19. O ensino das Ciências Humanas e Sociais não ficou de fora dos efeitos e implicações da pandemia no contexto escolar. Este trabalho abrange a área das Ciências Humanas e Sociais frente aos desafios de professores em lidar com o universo do ensino remoto na escola. Com isso, tem como objetivo analisar as implicações da pandemia na organização do trabalho pedagógico de professores da área de Ciências Humanas e Sociais do ensino médio. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa de tipo exploratória, com entrevista feita a quatro professores que lecionam as disciplinas da área em análise: história, geografia, sociologia e filosofia. Quanto ao universo escolar, trata-se de uma escola da rede estadual de ensino, situada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Dos resultados, pudemos observar que os professores tiveram que lidar com as tecnologias e se reinventar na organização do trabalho pedagógico. A pandemia demandou uma aposta nas tecnologias para atender ao desafio de sustentar a oferta do ensino e garantir a progressão dos estudos dos estudantes. De certo, as dificuldades concretas de ensinar Ciências Humanas e Sociais na escola, de maneira remota, confundiram-se com as fragilidades educacionais evidenciadas pelo isolamento social.Unochapecó2022-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/709410.22196/rp.v24i1.7094Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7094/3780Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRAMAIA, FRANCISCO ALEXLANIO ALVESSantos, Simone Cabral Marinho dos2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7094Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia
title ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia
spellingShingle ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia
BATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRA
Ensino remoto.
Ciências Humanas e Sociais.
Ensino Médio.
Pandemia.
title_short ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia
title_full ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia
title_fullStr ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia
title_full_unstemmed ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia
title_sort ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO:: estudo exploratório da organização do trabalho pedagógico na pandemia
author BATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRA
author_facet BATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRA
MAIA, FRANCISCO ALEXLANIO ALVES
Santos, Simone Cabral Marinho dos
author_role author
author2 MAIA, FRANCISCO ALEXLANIO ALVES
Santos, Simone Cabral Marinho dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, MARIA THAIS DE OLIVEIRA
MAIA, FRANCISCO ALEXLANIO ALVES
Santos, Simone Cabral Marinho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto.
Ciências Humanas e Sociais.
Ensino Médio.
Pandemia.
topic Ensino remoto.
Ciências Humanas e Sociais.
Ensino Médio.
Pandemia.
description O ensino remoto ocorreu por meio de uma profusão de atividades não presencias utilizadas como alternativa ao trabalho didático-pedagógico durante a pandemia da COVID-19. O ensino das Ciências Humanas e Sociais não ficou de fora dos efeitos e implicações da pandemia no contexto escolar. Este trabalho abrange a área das Ciências Humanas e Sociais frente aos desafios de professores em lidar com o universo do ensino remoto na escola. Com isso, tem como objetivo analisar as implicações da pandemia na organização do trabalho pedagógico de professores da área de Ciências Humanas e Sociais do ensino médio. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa de tipo exploratória, com entrevista feita a quatro professores que lecionam as disciplinas da área em análise: história, geografia, sociologia e filosofia. Quanto ao universo escolar, trata-se de uma escola da rede estadual de ensino, situada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Dos resultados, pudemos observar que os professores tiveram que lidar com as tecnologias e se reinventar na organização do trabalho pedagógico. A pandemia demandou uma aposta nas tecnologias para atender ao desafio de sustentar a oferta do ensino e garantir a progressão dos estudos dos estudantes. De certo, as dificuldades concretas de ensinar Ciências Humanas e Sociais na escola, de maneira remota, confundiram-se com as fragilidades educacionais evidenciadas pelo isolamento social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7094
10.22196/rp.v24i1.7094
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7094
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.7094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7094/3780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991556861952