Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cruz Costa, Jheniffer Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Jocenaide, Silva, Ivanete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2265
Resumo: O tema deste artigo é sobre o funcionamento da nova forma de ensino nas escolas do Brasil devido à pandemia do corona vírus que começou a afetar o país no início do ano de 2020 e como forma de conter seu avanço e efeito foi instaurado o isolamento social, alterando a organização e o estilo de vida não só aqui no país como também no mundo. Este artigo observará em específico a educação básica a partir do olhar e das experiências obtidas com o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecido pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em uma das escolas da cidade. Este trabalho se propõe esclarecer sobre as dificuldades passadas pela Educação nesse momento pandêmico, apresentar os métodos de ação usados pela instituição e por esta estagiária através de um aplicativo de quiz com os estudantes discutindo de modo didático a forma utilizada para diversificar o ensino de História, atraindo e incentivando a participação dos alunos. A partir das pontuações obtidas no jogo e participação na sala virtual, além do feedback positivo dos estudantes, constatou-se que os resultados dessa experiência foram bastante positivos em no quesito aprendizagem. Diminuiu-se a exaustão comum do sistema online devido à diversificação na metodologia e alcançou-se através do quiz inclusão e entrosamento entre os estudantes.
id UNEAL_06da1c323a5452eead04b4c87fdead12
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2265
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio.História Antigafeníciospandemiaensino onlineO tema deste artigo é sobre o funcionamento da nova forma de ensino nas escolas do Brasil devido à pandemia do corona vírus que começou a afetar o país no início do ano de 2020 e como forma de conter seu avanço e efeito foi instaurado o isolamento social, alterando a organização e o estilo de vida não só aqui no país como também no mundo. Este artigo observará em específico a educação básica a partir do olhar e das experiências obtidas com o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecido pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em uma das escolas da cidade. Este trabalho se propõe esclarecer sobre as dificuldades passadas pela Educação nesse momento pandêmico, apresentar os métodos de ação usados pela instituição e por esta estagiária através de um aplicativo de quiz com os estudantes discutindo de modo didático a forma utilizada para diversificar o ensino de História, atraindo e incentivando a participação dos alunos. A partir das pontuações obtidas no jogo e participação na sala virtual, além do feedback positivo dos estudantes, constatou-se que os resultados dessa experiência foram bastante positivos em no quesito aprendizagem. Diminuiu-se a exaustão comum do sistema online devido à diversificação na metodologia e alcançou-se através do quiz inclusão e entrosamento entre os estudantes.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/226510.48017/dj.v7i4.2265Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2265/1818Copyright (c) 2022 Jheniffer Silva da Cruz Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz Costa, Jheniffer SilvaSilva, JocenaideSilva, Ivanete2022-10-10T03:23:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2265Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:34.887303Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
title Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
spellingShingle Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
da Cruz Costa, Jheniffer Silva
Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio.
História Antiga
fenícios
pandemia
ensino online
title_short Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
title_full Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
title_fullStr Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
title_full_unstemmed Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
title_sort Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
author da Cruz Costa, Jheniffer Silva
author_facet da Cruz Costa, Jheniffer Silva
Silva, Jocenaide
Silva, Ivanete
author_role author
author2 Silva, Jocenaide
Silva, Ivanete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cruz Costa, Jheniffer Silva
Silva, Jocenaide
Silva, Ivanete
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio.
História Antiga
fenícios
pandemia
ensino online
topic Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio.
História Antiga
fenícios
pandemia
ensino online
description O tema deste artigo é sobre o funcionamento da nova forma de ensino nas escolas do Brasil devido à pandemia do corona vírus que começou a afetar o país no início do ano de 2020 e como forma de conter seu avanço e efeito foi instaurado o isolamento social, alterando a organização e o estilo de vida não só aqui no país como também no mundo. Este artigo observará em específico a educação básica a partir do olhar e das experiências obtidas com o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecido pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em uma das escolas da cidade. Este trabalho se propõe esclarecer sobre as dificuldades passadas pela Educação nesse momento pandêmico, apresentar os métodos de ação usados pela instituição e por esta estagiária através de um aplicativo de quiz com os estudantes discutindo de modo didático a forma utilizada para diversificar o ensino de História, atraindo e incentivando a participação dos alunos. A partir das pontuações obtidas no jogo e participação na sala virtual, além do feedback positivo dos estudantes, constatou-se que os resultados dessa experiência foram bastante positivos em no quesito aprendizagem. Diminuiu-se a exaustão comum do sistema online devido à diversificação na metodologia e alcançou-se através do quiz inclusão e entrosamento entre os estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2265
10.48017/dj.v7i4.2265
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2265
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i4.2265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2265/1818
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Jheniffer Silva da Cruz Costa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Jheniffer Silva da Cruz Costa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento
2525-5215
10.48017/dj.v7i4
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279719006208