Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2265 |
Resumo: | O tema deste artigo é sobre o funcionamento da nova forma de ensino nas escolas do Brasil devido à pandemia do corona vírus que começou a afetar o país no início do ano de 2020 e como forma de conter seu avanço e efeito foi instaurado o isolamento social, alterando a organização e o estilo de vida não só aqui no país como também no mundo. Este artigo observará em específico a educação básica a partir do olhar e das experiências obtidas com o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecido pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em uma das escolas da cidade. Este trabalho se propõe esclarecer sobre as dificuldades passadas pela Educação nesse momento pandêmico, apresentar os métodos de ação usados pela instituição e por esta estagiária através de um aplicativo de quiz com os estudantes discutindo de modo didático a forma utilizada para diversificar o ensino de História, atraindo e incentivando a participação dos alunos. A partir das pontuações obtidas no jogo e participação na sala virtual, além do feedback positivo dos estudantes, constatou-se que os resultados dessa experiência foram bastante positivos em no quesito aprendizagem. Diminuiu-se a exaustão comum do sistema online devido à diversificação na metodologia e alcançou-se através do quiz inclusão e entrosamento entre os estudantes. |
id |
UNEAL_06da1c323a5452eead04b4c87fdead12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2265 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio.História Antigafeníciospandemiaensino onlineO tema deste artigo é sobre o funcionamento da nova forma de ensino nas escolas do Brasil devido à pandemia do corona vírus que começou a afetar o país no início do ano de 2020 e como forma de conter seu avanço e efeito foi instaurado o isolamento social, alterando a organização e o estilo de vida não só aqui no país como também no mundo. Este artigo observará em específico a educação básica a partir do olhar e das experiências obtidas com o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecido pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em uma das escolas da cidade. Este trabalho se propõe esclarecer sobre as dificuldades passadas pela Educação nesse momento pandêmico, apresentar os métodos de ação usados pela instituição e por esta estagiária através de um aplicativo de quiz com os estudantes discutindo de modo didático a forma utilizada para diversificar o ensino de História, atraindo e incentivando a participação dos alunos. A partir das pontuações obtidas no jogo e participação na sala virtual, além do feedback positivo dos estudantes, constatou-se que os resultados dessa experiência foram bastante positivos em no quesito aprendizagem. Diminuiu-se a exaustão comum do sistema online devido à diversificação na metodologia e alcançou-se através do quiz inclusão e entrosamento entre os estudantes.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/226510.48017/dj.v7i4.2265Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2265/1818Copyright (c) 2022 Jheniffer Silva da Cruz Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz Costa, Jheniffer SilvaSilva, JocenaideSilva, Ivanete2022-10-10T03:23:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2265Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:34.887303Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021) |
title |
Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021) |
spellingShingle |
Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021) da Cruz Costa, Jheniffer Silva Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio. História Antiga fenícios pandemia ensino online |
title_short |
Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021) |
title_full |
Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021) |
title_fullStr |
Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021) |
title_full_unstemmed |
Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021) |
title_sort |
Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021) |
author |
da Cruz Costa, Jheniffer Silva |
author_facet |
da Cruz Costa, Jheniffer Silva Silva, Jocenaide Silva, Ivanete |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jocenaide Silva, Ivanete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Cruz Costa, Jheniffer Silva Silva, Jocenaide Silva, Ivanete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio. História Antiga fenícios pandemia ensino online |
topic |
Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio. História Antiga fenícios pandemia ensino online |
description |
O tema deste artigo é sobre o funcionamento da nova forma de ensino nas escolas do Brasil devido à pandemia do corona vírus que começou a afetar o país no início do ano de 2020 e como forma de conter seu avanço e efeito foi instaurado o isolamento social, alterando a organização e o estilo de vida não só aqui no país como também no mundo. Este artigo observará em específico a educação básica a partir do olhar e das experiências obtidas com o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecido pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em uma das escolas da cidade. Este trabalho se propõe esclarecer sobre as dificuldades passadas pela Educação nesse momento pandêmico, apresentar os métodos de ação usados pela instituição e por esta estagiária através de um aplicativo de quiz com os estudantes discutindo de modo didático a forma utilizada para diversificar o ensino de História, atraindo e incentivando a participação dos alunos. A partir das pontuações obtidas no jogo e participação na sala virtual, além do feedback positivo dos estudantes, constatou-se que os resultados dessa experiência foram bastante positivos em no quesito aprendizagem. Diminuiu-se a exaustão comum do sistema online devido à diversificação na metodologia e alcançou-se através do quiz inclusão e entrosamento entre os estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2265 10.48017/dj.v7i4.2265 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2265 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i4.2265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2265/1818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Jheniffer Silva da Cruz Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Jheniffer Silva da Cruz Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento 2525-5215 10.48017/dj.v7i4 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279719006208 |