CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Pauletti, Eloisa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Eliane Gonçalves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6770
Resumo: O texto apresenta como temática o uso do cinema no ensino. Essa pesquisa objetivou analisar a utilização do cinema nos processos formativos de professores, com enfoque na temática saúde, nas dissertações e teses produzidas na pós-graduação brasileira. Para tanto, realizamos uma investigação do tipo estado do conhecimento na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD). O corpus de pesquisa foi composto por 12 trabalhos, sendo 5 teses e 7 dissertações. A partir da análise de conteúdo emergiram duas categorias: i) cinema como ferramenta pedagógica na formação de professores, a qual discorre sobre o processo formativo e a utilização do cinema como metodologia didática no ensino para debater diferentes assuntos; e, ii) ensino de ciência e a utilização do cinema na discussão do tema saúde, diretamente ligada ao uso do cinema em sala de aula e ambientes formativos na discussão do tema saúde. Ainda são recentes as pesquisas que tratam dos filmes para o trabalho com as questões de saúde. Cabe destacar que o uso do cinema no ensino oportuniza a aprendizagem, quando proposto pelo viés investigativo.
id UNOCHAPO-1_66cf393249672cf9204fc80486c466bc
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6770
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDEFilmes;Educação e Saúde;Formação de Professores;O texto apresenta como temática o uso do cinema no ensino. Essa pesquisa objetivou analisar a utilização do cinema nos processos formativos de professores, com enfoque na temática saúde, nas dissertações e teses produzidas na pós-graduação brasileira. Para tanto, realizamos uma investigação do tipo estado do conhecimento na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD). O corpus de pesquisa foi composto por 12 trabalhos, sendo 5 teses e 7 dissertações. A partir da análise de conteúdo emergiram duas categorias: i) cinema como ferramenta pedagógica na formação de professores, a qual discorre sobre o processo formativo e a utilização do cinema como metodologia didática no ensino para debater diferentes assuntos; e, ii) ensino de ciência e a utilização do cinema na discussão do tema saúde, diretamente ligada ao uso do cinema em sala de aula e ambientes formativos na discussão do tema saúde. Ainda são recentes as pesquisas que tratam dos filmes para o trabalho com as questões de saúde. Cabe destacar que o uso do cinema no ensino oportuniza a aprendizagem, quando proposto pelo viés investigativo.Unochapecó2022-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/677010.22196/rp.v24i1.6770Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6770/3729Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Pauletti, EloisaSantos, Eliane Gonçalves dos2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6770Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE
title CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE
spellingShingle CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE
da Silva Pauletti, Eloisa
Filmes;
Educação e Saúde;
Formação de Professores;
title_short CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE
title_full CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE
title_fullStr CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE
title_full_unstemmed CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE
title_sort CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE
author da Silva Pauletti, Eloisa
author_facet da Silva Pauletti, Eloisa
Santos, Eliane Gonçalves dos
author_role author
author2 Santos, Eliane Gonçalves dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Pauletti, Eloisa
Santos, Eliane Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Filmes;
Educação e Saúde;
Formação de Professores;
topic Filmes;
Educação e Saúde;
Formação de Professores;
description O texto apresenta como temática o uso do cinema no ensino. Essa pesquisa objetivou analisar a utilização do cinema nos processos formativos de professores, com enfoque na temática saúde, nas dissertações e teses produzidas na pós-graduação brasileira. Para tanto, realizamos uma investigação do tipo estado do conhecimento na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD). O corpus de pesquisa foi composto por 12 trabalhos, sendo 5 teses e 7 dissertações. A partir da análise de conteúdo emergiram duas categorias: i) cinema como ferramenta pedagógica na formação de professores, a qual discorre sobre o processo formativo e a utilização do cinema como metodologia didática no ensino para debater diferentes assuntos; e, ii) ensino de ciência e a utilização do cinema na discussão do tema saúde, diretamente ligada ao uso do cinema em sala de aula e ambientes formativos na discussão do tema saúde. Ainda são recentes as pesquisas que tratam dos filmes para o trabalho com as questões de saúde. Cabe destacar que o uso do cinema no ensino oportuniza a aprendizagem, quando proposto pelo viés investigativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6770
10.22196/rp.v24i1.6770
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6770
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.6770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6770/3729
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991517016064