Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1890 |
Resumo: | O artigo trata sobre a participação dos movimentos camponeses brasileiros na conquista de políticas educacionais, com base na ideia do respeito à diversidade e às realidades dos sujeitos do campo. No processo histórico desses movimentos vai acontecendo a articulação da luta pela terra com os direitos sociais, entre eles o direito à educação. A materialidade dessa luta é evidenciada por dois atores coletivos: a “articulação nacional Por Uma Educação do Campo” e o Fórum Nacional de Educação do Campo, que entendem que a escola rural identifica-se com as políticas estatais de caráter compensatório que atendem aos interesses do capital, enquanto a Educação do Campo apresenta um projeto político-pedagógico que valoriza a cultura camponesa e fortaleceum novo projeto de sociedade. Conclui-se que na ação dos movimentos sociais a educação estará sempre relacionada ao direito à terra, e com ele deve contribuir, o que requer que as políticas agrárias e sociais sejam pensadas conjuntamente. |
id |
UNOCHAPO-1_68c2aae75f3e87f0ab861a637ec0ab55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1890 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Movimentos sociais do campo e o direito à educação no BrasilO artigo trata sobre a participação dos movimentos camponeses brasileiros na conquista de políticas educacionais, com base na ideia do respeito à diversidade e às realidades dos sujeitos do campo. No processo histórico desses movimentos vai acontecendo a articulação da luta pela terra com os direitos sociais, entre eles o direito à educação. A materialidade dessa luta é evidenciada por dois atores coletivos: a “articulação nacional Por Uma Educação do Campo” e o Fórum Nacional de Educação do Campo, que entendem que a escola rural identifica-se com as políticas estatais de caráter compensatório que atendem aos interesses do capital, enquanto a Educação do Campo apresenta um projeto político-pedagógico que valoriza a cultura camponesa e fortaleceum novo projeto de sociedade. Conclui-se que na ação dos movimentos sociais a educação estará sempre relacionada ao direito à terra, e com ele deve contribuir, o que requer que as políticas agrárias e sociais sejam pensadas conjuntamente.Unochapecó2014-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/189010.22196/rp.v15i31.1890Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 87-106Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 87-1061984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1890/1399Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTondin, Celso FranciscoSeminotti, Nedio2016-11-25T16:40:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1890Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil |
title |
Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil |
spellingShingle |
Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil Tondin, Celso Francisco |
title_short |
Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil |
title_full |
Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil |
title_fullStr |
Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil |
title_sort |
Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil |
author |
Tondin, Celso Francisco |
author_facet |
Tondin, Celso Francisco Seminotti, Nedio |
author_role |
author |
author2 |
Seminotti, Nedio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tondin, Celso Francisco Seminotti, Nedio |
description |
O artigo trata sobre a participação dos movimentos camponeses brasileiros na conquista de políticas educacionais, com base na ideia do respeito à diversidade e às realidades dos sujeitos do campo. No processo histórico desses movimentos vai acontecendo a articulação da luta pela terra com os direitos sociais, entre eles o direito à educação. A materialidade dessa luta é evidenciada por dois atores coletivos: a “articulação nacional Por Uma Educação do Campo” e o Fórum Nacional de Educação do Campo, que entendem que a escola rural identifica-se com as políticas estatais de caráter compensatório que atendem aos interesses do capital, enquanto a Educação do Campo apresenta um projeto político-pedagógico que valoriza a cultura camponesa e fortaleceum novo projeto de sociedade. Conclui-se que na ação dos movimentos sociais a educação estará sempre relacionada ao direito à terra, e com ele deve contribuir, o que requer que as políticas agrárias e sociais sejam pensadas conjuntamente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1890 10.22196/rp.v15i31.1890 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1890 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v15i31.1890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1890/1399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 87-106 Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 87-106 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992678838272 |