AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domeni, Sonia Maria Avancini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cericato, Itale Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673
Resumo: O estudo tem por objetivo identificar as ações realizadas por uma escola de educação infantil para construir relações de proximidade com as famílias, buscando contribuir tanto com elementos que permitam a melhor compreensão do fenômeno quanto com a superação de questões que envolvem o cotidiano da gestão das escolas de educação infantil no que se refere ao relacionamento escola-família. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública localizada no município de São Bernardo do Campo e tratados de modo qualitativo por meio do procedimento da análise de prosa (André, 1983), com o referencial dos estudos desenvolvidos na literatura educacional sobre o tema. As evidências encontradas indicam que a escola pesquisada possui ações para a promoção de uma aproximação com as famílias; contudo, essas iniciativas se empobrecem quando assumem o caráter de orientação aos pais sobre como respeitar ou se adaptar as regras e rotinas estipuladas pela instituição. Resistências a essa relação foram identificadas por parte das famílias e dos professores, motivo pelo qual se recomenda a realização de investigações futuras que se preocupem em ouvir as vozes desses sujeitos. As conclusões remetem ao investimento em formas que aprimorem processos formativos docentes em nível continuado e a comunicação entre os diferentes atores envolvidos na comunidade escolar, para facilitar que a relação entre escola e família seja de parceria e tenha a criança como foco.
id UNOCHAPO-1_6d7c849e314f30e5bb3f25ce3be987d4
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6673
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Relação escola-famíliaEducação infantilFormação de professoresPrática pedagógicaGestão escolarO estudo tem por objetivo identificar as ações realizadas por uma escola de educação infantil para construir relações de proximidade com as famílias, buscando contribuir tanto com elementos que permitam a melhor compreensão do fenômeno quanto com a superação de questões que envolvem o cotidiano da gestão das escolas de educação infantil no que se refere ao relacionamento escola-família. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública localizada no município de São Bernardo do Campo e tratados de modo qualitativo por meio do procedimento da análise de prosa (André, 1983), com o referencial dos estudos desenvolvidos na literatura educacional sobre o tema. As evidências encontradas indicam que a escola pesquisada possui ações para a promoção de uma aproximação com as famílias; contudo, essas iniciativas se empobrecem quando assumem o caráter de orientação aos pais sobre como respeitar ou se adaptar as regras e rotinas estipuladas pela instituição. Resistências a essa relação foram identificadas por parte das famílias e dos professores, motivo pelo qual se recomenda a realização de investigações futuras que se preocupem em ouvir as vozes desses sujeitos. As conclusões remetem ao investimento em formas que aprimorem processos formativos docentes em nível continuado e a comunicação entre os diferentes atores envolvidos na comunidade escolar, para facilitar que a relação entre escola e família seja de parceria e tenha a criança como foco.Unochapecó2022-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/667310.22196/rp.v24i1.6673Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673/3683Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDomeni, Sonia Maria Avancini Cericato, Itale Luciane2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6673Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Domeni, Sonia Maria Avancini
Relação escola-família
Educação infantil
Formação de professores
Prática pedagógica
Gestão escolar
title_short AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Domeni, Sonia Maria Avancini
author_facet Domeni, Sonia Maria Avancini
Cericato, Itale Luciane
author_role author
author2 Cericato, Itale Luciane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domeni, Sonia Maria Avancini
Cericato, Itale Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Educação infantil
Formação de professores
Prática pedagógica
Gestão escolar
topic Relação escola-família
Educação infantil
Formação de professores
Prática pedagógica
Gestão escolar
description O estudo tem por objetivo identificar as ações realizadas por uma escola de educação infantil para construir relações de proximidade com as famílias, buscando contribuir tanto com elementos que permitam a melhor compreensão do fenômeno quanto com a superação de questões que envolvem o cotidiano da gestão das escolas de educação infantil no que se refere ao relacionamento escola-família. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública localizada no município de São Bernardo do Campo e tratados de modo qualitativo por meio do procedimento da análise de prosa (André, 1983), com o referencial dos estudos desenvolvidos na literatura educacional sobre o tema. As evidências encontradas indicam que a escola pesquisada possui ações para a promoção de uma aproximação com as famílias; contudo, essas iniciativas se empobrecem quando assumem o caráter de orientação aos pais sobre como respeitar ou se adaptar as regras e rotinas estipuladas pela instituição. Resistências a essa relação foram identificadas por parte das famílias e dos professores, motivo pelo qual se recomenda a realização de investigações futuras que se preocupem em ouvir as vozes desses sujeitos. As conclusões remetem ao investimento em formas que aprimorem processos formativos docentes em nível continuado e a comunicação entre os diferentes atores envolvidos na comunidade escolar, para facilitar que a relação entre escola e família seja de parceria e tenha a criança como foco.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673
10.22196/rp.v24i1.6673
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.6673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673/3683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991511773184