AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673 |
Resumo: | O estudo tem por objetivo identificar as ações realizadas por uma escola de educação infantil para construir relações de proximidade com as famílias, buscando contribuir tanto com elementos que permitam a melhor compreensão do fenômeno quanto com a superação de questões que envolvem o cotidiano da gestão das escolas de educação infantil no que se refere ao relacionamento escola-família. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública localizada no município de São Bernardo do Campo e tratados de modo qualitativo por meio do procedimento da análise de prosa (André, 1983), com o referencial dos estudos desenvolvidos na literatura educacional sobre o tema. As evidências encontradas indicam que a escola pesquisada possui ações para a promoção de uma aproximação com as famílias; contudo, essas iniciativas se empobrecem quando assumem o caráter de orientação aos pais sobre como respeitar ou se adaptar as regras e rotinas estipuladas pela instituição. Resistências a essa relação foram identificadas por parte das famílias e dos professores, motivo pelo qual se recomenda a realização de investigações futuras que se preocupem em ouvir as vozes desses sujeitos. As conclusões remetem ao investimento em formas que aprimorem processos formativos docentes em nível continuado e a comunicação entre os diferentes atores envolvidos na comunidade escolar, para facilitar que a relação entre escola e família seja de parceria e tenha a criança como foco. |
id |
UNOCHAPO-1_6d7c849e314f30e5bb3f25ce3be987d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6673 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Relação escola-famíliaEducação infantilFormação de professoresPrática pedagógicaGestão escolarO estudo tem por objetivo identificar as ações realizadas por uma escola de educação infantil para construir relações de proximidade com as famílias, buscando contribuir tanto com elementos que permitam a melhor compreensão do fenômeno quanto com a superação de questões que envolvem o cotidiano da gestão das escolas de educação infantil no que se refere ao relacionamento escola-família. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública localizada no município de São Bernardo do Campo e tratados de modo qualitativo por meio do procedimento da análise de prosa (André, 1983), com o referencial dos estudos desenvolvidos na literatura educacional sobre o tema. As evidências encontradas indicam que a escola pesquisada possui ações para a promoção de uma aproximação com as famílias; contudo, essas iniciativas se empobrecem quando assumem o caráter de orientação aos pais sobre como respeitar ou se adaptar as regras e rotinas estipuladas pela instituição. Resistências a essa relação foram identificadas por parte das famílias e dos professores, motivo pelo qual se recomenda a realização de investigações futuras que se preocupem em ouvir as vozes desses sujeitos. As conclusões remetem ao investimento em formas que aprimorem processos formativos docentes em nível continuado e a comunicação entre os diferentes atores envolvidos na comunidade escolar, para facilitar que a relação entre escola e família seja de parceria e tenha a criança como foco.Unochapecó2022-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/667310.22196/rp.v24i1.6673Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673/3683Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDomeni, Sonia Maria Avancini Cericato, Itale Luciane2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6673Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Domeni, Sonia Maria Avancini Relação escola-família Educação infantil Formação de professores Prática pedagógica Gestão escolar |
title_short |
AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Domeni, Sonia Maria Avancini |
author_facet |
Domeni, Sonia Maria Avancini Cericato, Itale Luciane |
author_role |
author |
author2 |
Cericato, Itale Luciane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domeni, Sonia Maria Avancini Cericato, Itale Luciane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-família Educação infantil Formação de professores Prática pedagógica Gestão escolar |
topic |
Relação escola-família Educação infantil Formação de professores Prática pedagógica Gestão escolar |
description |
O estudo tem por objetivo identificar as ações realizadas por uma escola de educação infantil para construir relações de proximidade com as famílias, buscando contribuir tanto com elementos que permitam a melhor compreensão do fenômeno quanto com a superação de questões que envolvem o cotidiano da gestão das escolas de educação infantil no que se refere ao relacionamento escola-família. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública localizada no município de São Bernardo do Campo e tratados de modo qualitativo por meio do procedimento da análise de prosa (André, 1983), com o referencial dos estudos desenvolvidos na literatura educacional sobre o tema. As evidências encontradas indicam que a escola pesquisada possui ações para a promoção de uma aproximação com as famílias; contudo, essas iniciativas se empobrecem quando assumem o caráter de orientação aos pais sobre como respeitar ou se adaptar as regras e rotinas estipuladas pela instituição. Resistências a essa relação foram identificadas por parte das famílias e dos professores, motivo pelo qual se recomenda a realização de investigações futuras que se preocupem em ouvir as vozes desses sujeitos. As conclusões remetem ao investimento em formas que aprimorem processos formativos docentes em nível continuado e a comunicação entre os diferentes atores envolvidos na comunidade escolar, para facilitar que a relação entre escola e família seja de parceria e tenha a criança como foco. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673 10.22196/rp.v24i1.6673 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.6673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6673/3683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991511773184 |