Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Hariele Parreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_0dc0e3319c65462605d4f3593b239cf2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26124
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mãesRelação Família-EscolaEducação InfantilFamíliaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Sabe-se que tanto a família quanto a escola necessitam sincronicamente serem parceiras, visando contribuir para que a criança se constitua um ser que possui valores significantes para a própria vida e para a sua formação como indivíduo. Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo estudar como acontece a relação família-escola e qual o papel da família na aprendizagem de crianças de uma instituição infantil de Uberlândia-MG, na perspectiva de 5 mães que tinham filhos matriculados no ano de 2017. Para a realização deste estudo foram definidos a abordagem qualitativa como método de pesquisa; a Psicologia Histórico cultural como referencial teórico; e o questionário como instrumento. Este foi respondido pelas participantes em 30 minutos, na própria instituição em horários e dias previamente agendados. Os resultados apontaram que as mães: têm até dois filhos; casadas; entre 25 e 45 anos; tem, no mínimo, o ensino médio; somente duas estão inseridas no mercado de trabalho; acreditam que a participação da família na escola é essencial para a aprendizagem da criança; consideram-se participativas dentro do contexto escolar; percebem a escola como um espaço complementar à família; consideram-se satisfeitas com o trabalho que é realizado pela equipe institucional; apontam que esta poderia melhorar em relação a antecedência dos avisos e a realização de reuniões periódicas. Assim, ainda que exista uma boa relação família-escola, percebe-se a necessidade de que sejam realizados estudos e ações que visem discutir, construir e implementar propostas de parceria, aproximação e integração entre escola e família.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaSouza, Cirlei Evangelista Silvahttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263Assis, Fernanda BernardesVieira, Nágilla Regina Saraiva VieiraFerreira, Carla Hariele Parreira2019-07-17T16:37:24Z2019-07-17T16:37:24Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Carla Hariele. Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-02-20T06:06:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26124Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-20T06:06:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães
title Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães
spellingShingle Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães
Ferreira, Carla Hariele Parreira
Relação Família-Escola
Educação Infantil
Família
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães
title_full Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães
title_fullStr Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães
title_full_unstemmed Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães
title_sort Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães
author Ferreira, Carla Hariele Parreira
author_facet Ferreira, Carla Hariele Parreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cirlei Evangelista Silva
http://lattes.cnpq.br/3098309923269263
Assis, Fernanda Bernardes
Vieira, Nágilla Regina Saraiva Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carla Hariele Parreira
dc.subject.por.fl_str_mv Relação Família-Escola
Educação Infantil
Família
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Relação Família-Escola
Educação Infantil
Família
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
2019-07-17T16:37:24Z
2019-07-17T16:37:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Carla Hariele. Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124
identifier_str_mv FERREIRA, Carla Hariele. Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569572852465664