O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sufiatti, Tanabi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2923
Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado intitulada: O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo da Terra Indígena Xapecó. A investigação teve por objetivo analisar as relações entre o currículo de matemática e a constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo. O estudo desenvolvido mostrou que: i) a importância da matemática escolar se dá por ser entendida como uma “ferramenta de poder”, que permite aos alunos indígenas kaingang “compreenderem o mundo do não índio” fornecendo subsídios e conhecimentos para que o aluno indígena esteja preparado para o “mundo fora da aldeia”; ii) os documentos analisados apresentam a tensão entre as culturas indígena e não indígena; iii) os conhecimentos convivem em constante tensão; e iv) os professores da escola indígena, a fim de privilegiar os conhecimentos provenientes da cultura, trabalham com o que denominamos de “duplo real”.
id UNOCHAPO-1_715fccbf7b01732a42514a5fbc8d8bc7
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2923
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidadeMuseologia SocialGêneroMuseusPatrimônioDesigualdadesO presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado intitulada: O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo da Terra Indígena Xapecó. A investigação teve por objetivo analisar as relações entre o currículo de matemática e a constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo. O estudo desenvolvido mostrou que: i) a importância da matemática escolar se dá por ser entendida como uma “ferramenta de poder”, que permite aos alunos indígenas kaingang “compreenderem o mundo do não índio” fornecendo subsídios e conhecimentos para que o aluno indígena esteja preparado para o “mundo fora da aldeia”; ii) os documentos analisados apresentam a tensão entre as culturas indígena e não indígena; iii) os conhecimentos convivem em constante tensão; e iv) os professores da escola indígena, a fim de privilegiar os conhecimentos provenientes da cultura, trabalham com o que denominamos de “duplo real”.Unochapecó2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/292310.22196/rp.v17i34.2923Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 148-170Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 148-1701984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2923/1680Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSufiatti, TanabiDuarte, Cláudia Glavam2016-11-25T16:42:33Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2923Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:33Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade
title O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade
spellingShingle O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade
Sufiatti, Tanabi
Museologia Social
Gênero
Museus
Patrimônio
Desigualdades
title_short O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade
title_full O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade
title_fullStr O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade
title_full_unstemmed O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade
title_sort O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade
author Sufiatti, Tanabi
author_facet Sufiatti, Tanabi
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sufiatti, Tanabi
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Museologia Social
Gênero
Museus
Patrimônio
Desigualdades
topic Museologia Social
Gênero
Museus
Patrimônio
Desigualdades
description O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado intitulada: O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo da Terra Indígena Xapecó. A investigação teve por objetivo analisar as relações entre o currículo de matemática e a constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo. O estudo desenvolvido mostrou que: i) a importância da matemática escolar se dá por ser entendida como uma “ferramenta de poder”, que permite aos alunos indígenas kaingang “compreenderem o mundo do não índio” fornecendo subsídios e conhecimentos para que o aluno indígena esteja preparado para o “mundo fora da aldeia”; ii) os documentos analisados apresentam a tensão entre as culturas indígena e não indígena; iii) os conhecimentos convivem em constante tensão; e iv) os professores da escola indígena, a fim de privilegiar os conhecimentos provenientes da cultura, trabalham com o que denominamos de “duplo real”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2923
10.22196/rp.v17i34.2923
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2923
identifier_str_mv 10.22196/rp.v17i34.2923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2923/1680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 148-170
Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 148-170
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993176911872