O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2923 |
Resumo: | O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado intitulada: O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo da Terra Indígena Xapecó. A investigação teve por objetivo analisar as relações entre o currículo de matemática e a constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo. O estudo desenvolvido mostrou que: i) a importância da matemática escolar se dá por ser entendida como uma “ferramenta de poder”, que permite aos alunos indígenas kaingang “compreenderem o mundo do não índio” fornecendo subsídios e conhecimentos para que o aluno indígena esteja preparado para o “mundo fora da aldeia”; ii) os documentos analisados apresentam a tensão entre as culturas indígena e não indígena; iii) os conhecimentos convivem em constante tensão; e iv) os professores da escola indígena, a fim de privilegiar os conhecimentos provenientes da cultura, trabalham com o que denominamos de “duplo real”. |
id |
UNOCHAPO-1_715fccbf7b01732a42514a5fbc8d8bc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2923 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidadeMuseologia SocialGêneroMuseusPatrimônioDesigualdadesO presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado intitulada: O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo da Terra Indígena Xapecó. A investigação teve por objetivo analisar as relações entre o currículo de matemática e a constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo. O estudo desenvolvido mostrou que: i) a importância da matemática escolar se dá por ser entendida como uma “ferramenta de poder”, que permite aos alunos indígenas kaingang “compreenderem o mundo do não índio” fornecendo subsídios e conhecimentos para que o aluno indígena esteja preparado para o “mundo fora da aldeia”; ii) os documentos analisados apresentam a tensão entre as culturas indígena e não indígena; iii) os conhecimentos convivem em constante tensão; e iv) os professores da escola indígena, a fim de privilegiar os conhecimentos provenientes da cultura, trabalham com o que denominamos de “duplo real”.Unochapecó2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/292310.22196/rp.v17i34.2923Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 148-170Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 148-1701984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2923/1680Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSufiatti, TanabiDuarte, Cláudia Glavam2016-11-25T16:42:33Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2923Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:33Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade |
title |
O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade |
spellingShingle |
O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade Sufiatti, Tanabi Museologia Social Gênero Museus Patrimônio Desigualdades |
title_short |
O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade |
title_full |
O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade |
title_fullStr |
O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade |
title_sort |
O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Banhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaingang na contemporaneidade |
author |
Sufiatti, Tanabi |
author_facet |
Sufiatti, Tanabi Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sufiatti, Tanabi Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museologia Social Gênero Museus Patrimônio Desigualdades |
topic |
Museologia Social Gênero Museus Patrimônio Desigualdades |
description |
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado intitulada: O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo da Terra Indígena Xapecó. A investigação teve por objetivo analisar as relações entre o currículo de matemática e a constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo. O estudo desenvolvido mostrou que: i) a importância da matemática escolar se dá por ser entendida como uma “ferramenta de poder”, que permite aos alunos indígenas kaingang “compreenderem o mundo do não índio” fornecendo subsídios e conhecimentos para que o aluno indígena esteja preparado para o “mundo fora da aldeia”; ii) os documentos analisados apresentam a tensão entre as culturas indígena e não indígena; iii) os conhecimentos convivem em constante tensão; e iv) os professores da escola indígena, a fim de privilegiar os conhecimentos provenientes da cultura, trabalham com o que denominamos de “duplo real”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2923 10.22196/rp.v17i34.2923 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2923 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v17i34.2923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2923/1680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 148-170 Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 148-170 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993176911872 |