IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4316 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorreu a implantação dos cursos técnicos através do PRONATEC nas escolas da rede pública de ensino da regional da cidade mineira Pará de Minas e descobrir o legado que esse programa deixou após o seu encerramento. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, com uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram problemas na implantação do programa, tais como: exclusão dos alunos da rede particular de ensino e de quem já tinha o ensino médio; as verbas enviadas não puderam ser usadas na infraestrutura das escolas e os currículos chegaram prontos sem análise da necessidade de mercado. Porém, os alunos que terminaram o PRONATEC conseguiram um emprego e, o legado principal foi uma mudança no comportamento dos professores, tanto no uso de novas metodologias em sala de aula, quanto nas abordagens sobre o papel da educação como forma de promover a cidadania e melhorar as perspectivas dos jovens no mercado de trabalho. |
id |
UNOCHAPO-1_8332bf3a28295024030b4d40ff4f80fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4316 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiroPRONATECEducação Tecnológica e ProfissionalPolíticas Públicas para EducaçãoO objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorreu a implantação dos cursos técnicos através do PRONATEC nas escolas da rede pública de ensino da regional da cidade mineira Pará de Minas e descobrir o legado que esse programa deixou após o seu encerramento. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, com uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram problemas na implantação do programa, tais como: exclusão dos alunos da rede particular de ensino e de quem já tinha o ensino médio; as verbas enviadas não puderam ser usadas na infraestrutura das escolas e os currículos chegaram prontos sem análise da necessidade de mercado. Porém, os alunos que terminaram o PRONATEC conseguiram um emprego e, o legado principal foi uma mudança no comportamento dos professores, tanto no uso de novas metodologias em sala de aula, quanto nas abordagens sobre o papel da educação como forma de promover a cidadania e melhorar as perspectivas dos jovens no mercado de trabalho.Unochapecó2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/431610.22196/rp.v22i0.4316Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-22Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4316/3113Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrossi, Márcia Gorett RibeiroGalvão, Reinaldo Ríchardi Oliveira2020-06-29T10:38:10Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4316Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-06-29T10:38:10Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro |
title |
IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro |
spellingShingle |
IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro Grossi, Márcia Gorett Ribeiro PRONATEC Educação Tecnológica e Profissional Políticas Públicas para Educação |
title_short |
IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro |
title_full |
IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro |
title_fullStr |
IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro |
title_full_unstemmed |
IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro |
title_sort |
IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro |
author |
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro |
author_facet |
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro Galvão, Reinaldo Ríchardi Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Reinaldo Ríchardi Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro Galvão, Reinaldo Ríchardi Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PRONATEC Educação Tecnológica e Profissional Políticas Públicas para Educação |
topic |
PRONATEC Educação Tecnológica e Profissional Políticas Públicas para Educação |
description |
O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorreu a implantação dos cursos técnicos através do PRONATEC nas escolas da rede pública de ensino da regional da cidade mineira Pará de Minas e descobrir o legado que esse programa deixou após o seu encerramento. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, com uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram problemas na implantação do programa, tais como: exclusão dos alunos da rede particular de ensino e de quem já tinha o ensino médio; as verbas enviadas não puderam ser usadas na infraestrutura das escolas e os currículos chegaram prontos sem análise da necessidade de mercado. Porém, os alunos que terminaram o PRONATEC conseguiram um emprego e, o legado principal foi uma mudança no comportamento dos professores, tanto no uso de novas metodologias em sala de aula, quanto nas abordagens sobre o papel da educação como forma de promover a cidadania e melhorar as perspectivas dos jovens no mercado de trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4316 10.22196/rp.v22i0.4316 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4316 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4316/3113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-22 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-22 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994869313536 |