IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galvão, Reinaldo Ríchardi Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4316
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorreu a implantação dos cursos técnicos através do PRONATEC nas escolas da rede pública de ensino da regional da cidade mineira Pará de Minas e descobrir o legado que esse programa deixou após o seu encerramento. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, com uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram problemas na implantação do programa, tais como: exclusão dos alunos da rede particular de ensino e de quem já tinha o ensino médio; as verbas enviadas não puderam ser usadas na infraestrutura das escolas e os currículos chegaram prontos sem análise da necessidade de mercado. Porém, os alunos que terminaram o PRONATEC conseguiram um emprego e, o legado principal foi uma mudança no comportamento dos professores, tanto no uso de novas metodologias em sala de aula, quanto nas abordagens sobre o papel da educação como forma de promover a cidadania e melhorar as perspectivas dos jovens no mercado de trabalho.
id UNOCHAPO-1_8332bf3a28295024030b4d40ff4f80fd
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4316
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiroPRONATECEducação Tecnológica e ProfissionalPolíticas Públicas para EducaçãoO objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorreu a implantação dos cursos técnicos através do PRONATEC nas escolas da rede pública de ensino da regional da cidade mineira Pará de Minas e descobrir o legado que esse programa deixou após o seu encerramento. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, com uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram problemas na implantação do programa, tais como: exclusão dos alunos da rede particular de ensino e de quem já tinha o ensino médio; as verbas enviadas não puderam ser usadas na infraestrutura das escolas e os currículos chegaram prontos sem análise da necessidade de mercado. Porém, os alunos que terminaram o PRONATEC conseguiram um emprego e, o legado principal foi uma mudança no comportamento dos professores, tanto no uso de novas metodologias em sala de aula, quanto nas abordagens sobre o papel da educação como forma de promover a cidadania e melhorar as perspectivas dos jovens no mercado de trabalho.Unochapecó2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/431610.22196/rp.v22i0.4316Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-22Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4316/3113Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrossi, Márcia Gorett RibeiroGalvão, Reinaldo Ríchardi Oliveira2020-06-29T10:38:10Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4316Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-06-29T10:38:10Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro
title IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro
spellingShingle IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
PRONATEC
Educação Tecnológica e Profissional
Políticas Públicas para Educação
title_short IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro
title_full IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro
title_fullStr IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro
title_full_unstemmed IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro
title_sort IMPLANTAÇÃO E LEGADO DO PRONATEC: estudo de casos múltiplos em escolas públicas no centro-oeste mineiro
author Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
author_facet Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
Galvão, Reinaldo Ríchardi Oliveira
author_role author
author2 Galvão, Reinaldo Ríchardi Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
Galvão, Reinaldo Ríchardi Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv PRONATEC
Educação Tecnológica e Profissional
Políticas Públicas para Educação
topic PRONATEC
Educação Tecnológica e Profissional
Políticas Públicas para Educação
description O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorreu a implantação dos cursos técnicos através do PRONATEC nas escolas da rede pública de ensino da regional da cidade mineira Pará de Minas e descobrir o legado que esse programa deixou após o seu encerramento. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, com uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram problemas na implantação do programa, tais como: exclusão dos alunos da rede particular de ensino e de quem já tinha o ensino médio; as verbas enviadas não puderam ser usadas na infraestrutura das escolas e os currículos chegaram prontos sem análise da necessidade de mercado. Porém, os alunos que terminaram o PRONATEC conseguiram um emprego e, o legado principal foi uma mudança no comportamento dos professores, tanto no uso de novas metodologias em sala de aula, quanto nas abordagens sobre o papel da educação como forma de promover a cidadania e melhorar as perspectivas dos jovens no mercado de trabalho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4316
10.22196/rp.v22i0.4316
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4316
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4316/3113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-22
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-22
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994869313536