Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878 |
Resumo: | Paulo Freire é considerado o mais importante educador do final do século XX no mundo e sua obra é estudada e apresentada em inúmeras pesquisas de importância. Contudo, em seu próprio Brasil, sua obra vem sendo questionada pelo governo atual. Assim, no primeiro momento, este artigo apresentar o legado freireano no Brasil, com as devidas ameaças políticas contemporâneas, para depois apresentar a importância de Freire nos EUA, em especial na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e sua presença no programa de pós-graduação em educação desta instituição, primeira colocada no ranking de programas em educação dos EUA. O objetivo deste artigo é promover uma crítica da desvalorização de Freire no momento atual no Brasil, contrabalanceando com a inerente relevância de Freire nos EUA. |
id |
UNOCHAPO-1_88b18e8f9c052c0a56c0f1ca7597d83d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4878 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanasPaulo Freire é considerado o mais importante educador do final do século XX no mundo e sua obra é estudada e apresentada em inúmeras pesquisas de importância. Contudo, em seu próprio Brasil, sua obra vem sendo questionada pelo governo atual. Assim, no primeiro momento, este artigo apresentar o legado freireano no Brasil, com as devidas ameaças políticas contemporâneas, para depois apresentar a importância de Freire nos EUA, em especial na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e sua presença no programa de pós-graduação em educação desta instituição, primeira colocada no ranking de programas em educação dos EUA. O objetivo deste artigo é promover uma crítica da desvalorização de Freire no momento atual no Brasil, contrabalanceando com a inerente relevância de Freire nos EUA.Unochapecó2019-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/487810.22196/rp.v22i0.4878Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 395-412Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 395-4121984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878/2865Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Walmir MarcolinoMuller, Antônio José2019-12-20T17:54:56Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4878Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:56Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas |
title |
Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas |
spellingShingle |
Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas Gomes, Walmir Marcolino |
title_short |
Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas |
title_full |
Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas |
title_fullStr |
Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas |
title_full_unstemmed |
Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas |
title_sort |
Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas |
author |
Gomes, Walmir Marcolino |
author_facet |
Gomes, Walmir Marcolino Muller, Antônio José |
author_role |
author |
author2 |
Muller, Antônio José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Walmir Marcolino Muller, Antônio José |
description |
Paulo Freire é considerado o mais importante educador do final do século XX no mundo e sua obra é estudada e apresentada em inúmeras pesquisas de importância. Contudo, em seu próprio Brasil, sua obra vem sendo questionada pelo governo atual. Assim, no primeiro momento, este artigo apresentar o legado freireano no Brasil, com as devidas ameaças políticas contemporâneas, para depois apresentar a importância de Freire nos EUA, em especial na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e sua presença no programa de pós-graduação em educação desta instituição, primeira colocada no ranking de programas em educação dos EUA. O objetivo deste artigo é promover uma crítica da desvalorização de Freire no momento atual no Brasil, contrabalanceando com a inerente relevância de Freire nos EUA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878 10.22196/rp.v22i0.4878 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878/2865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 395-412 Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 395-412 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995537256448 |