Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Walmir Marcolino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Muller, Antônio José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878
Resumo: Paulo Freire é considerado o mais importante educador do final do século XX no mundo e sua obra é estudada e apresentada em inúmeras pesquisas de importância. Contudo, em seu próprio Brasil, sua obra vem sendo questionada pelo governo atual. Assim, no primeiro momento, este artigo apresentar o legado freireano no Brasil, com as devidas ameaças políticas contemporâneas, para depois apresentar a importância de Freire nos EUA, em especial na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e sua presença no programa de pós-graduação em educação desta instituição, primeira colocada no ranking de programas em educação dos EUA. O objetivo deste artigo é promover uma crítica da desvalorização de Freire no momento atual no Brasil, contrabalanceando com a inerente relevância de Freire nos EUA.
id UNOCHAPO-1_88b18e8f9c052c0a56c0f1ca7597d83d
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4878
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanasPaulo Freire é considerado o mais importante educador do final do século XX no mundo e sua obra é estudada e apresentada em inúmeras pesquisas de importância. Contudo, em seu próprio Brasil, sua obra vem sendo questionada pelo governo atual. Assim, no primeiro momento, este artigo apresentar o legado freireano no Brasil, com as devidas ameaças políticas contemporâneas, para depois apresentar a importância de Freire nos EUA, em especial na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e sua presença no programa de pós-graduação em educação desta instituição, primeira colocada no ranking de programas em educação dos EUA. O objetivo deste artigo é promover uma crítica da desvalorização de Freire no momento atual no Brasil, contrabalanceando com a inerente relevância de Freire nos EUA.Unochapecó2019-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/487810.22196/rp.v22i0.4878Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 395-412Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 395-4121984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878/2865Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Walmir MarcolinoMuller, Antônio José2019-12-20T17:54:56Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4878Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:56Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas
title Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas
spellingShingle Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas
Gomes, Walmir Marcolino
title_short Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas
title_full Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas
title_fullStr Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas
title_full_unstemmed Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas
title_sort Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas
author Gomes, Walmir Marcolino
author_facet Gomes, Walmir Marcolino
Muller, Antônio José
author_role author
author2 Muller, Antônio José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Walmir Marcolino
Muller, Antônio José
description Paulo Freire é considerado o mais importante educador do final do século XX no mundo e sua obra é estudada e apresentada em inúmeras pesquisas de importância. Contudo, em seu próprio Brasil, sua obra vem sendo questionada pelo governo atual. Assim, no primeiro momento, este artigo apresentar o legado freireano no Brasil, com as devidas ameaças políticas contemporâneas, para depois apresentar a importância de Freire nos EUA, em especial na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e sua presença no programa de pós-graduação em educação desta instituição, primeira colocada no ranking de programas em educação dos EUA. O objetivo deste artigo é promover uma crítica da desvalorização de Freire no momento atual no Brasil, contrabalanceando com a inerente relevância de Freire nos EUA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878
10.22196/rp.v22i0.4878
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4878/2865
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 395-412
Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 395-412
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995537256448