O gênero diário na formação inicial do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doná Hila, Cláudia Valéria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/318
Resumo: Vinculado ao grupo de pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq), o objetivo deste trabalho é discutir resultados parciais sobre o papel do gênero diário como instrumento de interlocução entre professor formador e professor em formação durante a disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa. O referencial teórico ancora-se no interacionismo social e no interacionismo sócio-discursivo bronckartiano. Os professores em formação produziram, ao longo do ano letivo de 2006, diários introspectivos nos quais o objetivo maior era obter uma interação mais efetiva entre professor formador e professor em formação, tendo emvista, principalmente, o baixo índice de motivação e de confiança em si mesmos com que os acadêmicos chegam a essa disciplina. Entretanto, para além dessa função, outros papéis desse gênero foram aparecendo. Esse estudoaponta para a importância de vermos os gêneros textuais como uma ferramenta psicológica (cf. SCHNEUWLY, 1994), no sentido vygotskyano do termo, o que quer dizer que o diário pode ser considerado um instrumentocatalisador na formação inicial.Palavras-chave: diário; interação; escrita.
id UNOCHAPO-1_8d5e2aa63149d1fdf346c64dde9274d7
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/318
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O gênero diário na formação inicial do professorregiãodesenvolvimentogestão política.Vinculado ao grupo de pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq), o objetivo deste trabalho é discutir resultados parciais sobre o papel do gênero diário como instrumento de interlocução entre professor formador e professor em formação durante a disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa. O referencial teórico ancora-se no interacionismo social e no interacionismo sócio-discursivo bronckartiano. Os professores em formação produziram, ao longo do ano letivo de 2006, diários introspectivos nos quais o objetivo maior era obter uma interação mais efetiva entre professor formador e professor em formação, tendo emvista, principalmente, o baixo índice de motivação e de confiança em si mesmos com que os acadêmicos chegam a essa disciplina. Entretanto, para além dessa função, outros papéis desse gênero foram aparecendo. Esse estudoaponta para a importância de vermos os gêneros textuais como uma ferramenta psicológica (cf. SCHNEUWLY, 1994), no sentido vygotskyano do termo, o que quer dizer que o diário pode ser considerado um instrumentocatalisador na formação inicial.Palavras-chave: diário; interação; escrita.Unochapecó2009-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/31810.22196/rp.v10i21.318Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 99-120Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 99-1201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/318/160Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDoná Hila, Cláudia Valéria2023-01-09T18:10:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/318Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero diário na formação inicial do professor
title O gênero diário na formação inicial do professor
spellingShingle O gênero diário na formação inicial do professor
Doná Hila, Cláudia Valéria
região
desenvolvimento
gestão política.
title_short O gênero diário na formação inicial do professor
title_full O gênero diário na formação inicial do professor
title_fullStr O gênero diário na formação inicial do professor
title_full_unstemmed O gênero diário na formação inicial do professor
title_sort O gênero diário na formação inicial do professor
author Doná Hila, Cláudia Valéria
author_facet Doná Hila, Cláudia Valéria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Doná Hila, Cláudia Valéria
dc.subject.por.fl_str_mv região
desenvolvimento
gestão política.
topic região
desenvolvimento
gestão política.
description Vinculado ao grupo de pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq), o objetivo deste trabalho é discutir resultados parciais sobre o papel do gênero diário como instrumento de interlocução entre professor formador e professor em formação durante a disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa. O referencial teórico ancora-se no interacionismo social e no interacionismo sócio-discursivo bronckartiano. Os professores em formação produziram, ao longo do ano letivo de 2006, diários introspectivos nos quais o objetivo maior era obter uma interação mais efetiva entre professor formador e professor em formação, tendo emvista, principalmente, o baixo índice de motivação e de confiança em si mesmos com que os acadêmicos chegam a essa disciplina. Entretanto, para além dessa função, outros papéis desse gênero foram aparecendo. Esse estudoaponta para a importância de vermos os gêneros textuais como uma ferramenta psicológica (cf. SCHNEUWLY, 1994), no sentido vygotskyano do termo, o que quer dizer que o diário pode ser considerado um instrumentocatalisador na formação inicial.Palavras-chave: diário; interação; escrita.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/318
10.22196/rp.v10i21.318
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/318
identifier_str_mv 10.22196/rp.v10i21.318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/318/160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 99-120
Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 99-120
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992060178432