Estado e educação: a formação de professores em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3056 |
Resumo: | O artigo analisa a formação de professores no contexto do Parecer no 009/2001 do Conselho Nacional de Educação, aprovado em 8/5/2001 e instituído pela Resolução no 01/2002, de 18/2/2001, do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. São analisados: o contexto justificador das reformas, com ênfase na adequação do sistema educativo aos ditames do ideário neoliberal; a nova função social da escola e o papel dos professores, chamando a atenção para a nova lógica desse processo; e o problema da qualificação profissional do magistério no contexto universitário. |
id |
UNOCHAPO-1_955f21f89b875a33fc87f86e55866ac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3056 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estado e educação: a formação de professores em questãoEnsino Superior. Classes populares. Políticas públicas.O artigo analisa a formação de professores no contexto do Parecer no 009/2001 do Conselho Nacional de Educação, aprovado em 8/5/2001 e instituído pela Resolução no 01/2002, de 18/2/2001, do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. São analisados: o contexto justificador das reformas, com ênfase na adequação do sistema educativo aos ditames do ideário neoliberal; a nova função social da escola e o papel dos professores, chamando a atenção para a nova lógica desse processo; e o problema da qualificação profissional do magistério no contexto universitário.Unochapecó2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/305610.22196/rp.v17i35.3056Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 35: Mai./Ago. 2015; 79-100Revista Pedagógica; v. 17 n. 35: Mai./Ago. 2015; 79-1001984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3056/1744Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Carlos Eduardo2016-11-25T16:42:50Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3056Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:50Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado e educação: a formação de professores em questão |
title |
Estado e educação: a formação de professores em questão |
spellingShingle |
Estado e educação: a formação de professores em questão Reis, Carlos Eduardo Ensino Superior. Classes populares. Políticas públicas. |
title_short |
Estado e educação: a formação de professores em questão |
title_full |
Estado e educação: a formação de professores em questão |
title_fullStr |
Estado e educação: a formação de professores em questão |
title_full_unstemmed |
Estado e educação: a formação de professores em questão |
title_sort |
Estado e educação: a formação de professores em questão |
author |
Reis, Carlos Eduardo |
author_facet |
Reis, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior. Classes populares. Políticas públicas. |
topic |
Ensino Superior. Classes populares. Políticas públicas. |
description |
O artigo analisa a formação de professores no contexto do Parecer no 009/2001 do Conselho Nacional de Educação, aprovado em 8/5/2001 e instituído pela Resolução no 01/2002, de 18/2/2001, do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. São analisados: o contexto justificador das reformas, com ênfase na adequação do sistema educativo aos ditames do ideário neoliberal; a nova função social da escola e o papel dos professores, chamando a atenção para a nova lógica desse processo; e o problema da qualificação profissional do magistério no contexto universitário. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3056 10.22196/rp.v17i35.3056 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3056 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v17i35.3056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3056/1744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 35: Mai./Ago. 2015; 79-100 Revista Pedagógica; v. 17 n. 35: Mai./Ago. 2015; 79-100 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993190543360 |