COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo Nogueira, Ingrid Rochelle
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira da Costa, Francisco Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716
Resumo: A educação em seus diversos espaços ocupados, sejam formais ou não, elegem grupos como prioritários. Há, neste processo, a exclusão de diversos coletivos, entre estes estão as pessoas velhas. Elas, normalmente, são alocadas no grande grupo de Educação de Jovens e Adultos, lugar com pouco espaço na educação formal e que, desse pouco espaço, os velhos e velhas acessam a menor parte. Por estarem na periferia dos processos educativos nacionais, estão sujeitos a preconceitos, além de, normalmente, não serem ouvidos(as). Assim, a partir das vozes de pessoas velhas, esse artigo dialoga sobre a construção de uma educação que envolva as diferentes gerações da sociedade, com espaço igualitário para todos(as) os(as) participantes. Essa construção posicionou os sujeitos velhos(as) como protagonistas. Foram coletadas narrativas de velhas e velhos opinando sobre a educação na relação com outras gerações. Nestes dados estão presentes sugestões ricas para a reflexão sobre educação e intergeracionalidade, apresentando caminhos para enfrentamentos do idadismo na educação.
id UNOCHAPO-1_abc3c8b007a66bc3e241f315a9402de5
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7716
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadistaIntergeracionalidadeVelhiceEducaçãoIdadismoA educação em seus diversos espaços ocupados, sejam formais ou não, elegem grupos como prioritários. Há, neste processo, a exclusão de diversos coletivos, entre estes estão as pessoas velhas. Elas, normalmente, são alocadas no grande grupo de Educação de Jovens e Adultos, lugar com pouco espaço na educação formal e que, desse pouco espaço, os velhos e velhas acessam a menor parte. Por estarem na periferia dos processos educativos nacionais, estão sujeitos a preconceitos, além de, normalmente, não serem ouvidos(as). Assim, a partir das vozes de pessoas velhas, esse artigo dialoga sobre a construção de uma educação que envolva as diferentes gerações da sociedade, com espaço igualitário para todos(as) os(as) participantes. Essa construção posicionou os sujeitos velhos(as) como protagonistas. Foram coletadas narrativas de velhas e velhos opinando sobre a educação na relação com outras gerações. Nestes dados estão presentes sugestões ricas para a reflexão sobre educação e intergeracionalidade, apresentando caminhos para enfrentamentos do idadismo na educação.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/771610.22196/rp.v25i1.7716Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716/4051Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRêgo Nogueira, Ingrid RochelleFerreira da Costa, Francisco Vanderlei2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7716Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista
title COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista
spellingShingle COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista
Rêgo Nogueira, Ingrid Rochelle
Intergeracionalidade
Velhice
Educação
Idadismo
title_short COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista
title_full COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista
title_fullStr COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista
title_full_unstemmed COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista
title_sort COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista
author Rêgo Nogueira, Ingrid Rochelle
author_facet Rêgo Nogueira, Ingrid Rochelle
Ferreira da Costa, Francisco Vanderlei
author_role author
author2 Ferreira da Costa, Francisco Vanderlei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo Nogueira, Ingrid Rochelle
Ferreira da Costa, Francisco Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Intergeracionalidade
Velhice
Educação
Idadismo
topic Intergeracionalidade
Velhice
Educação
Idadismo
description A educação em seus diversos espaços ocupados, sejam formais ou não, elegem grupos como prioritários. Há, neste processo, a exclusão de diversos coletivos, entre estes estão as pessoas velhas. Elas, normalmente, são alocadas no grande grupo de Educação de Jovens e Adultos, lugar com pouco espaço na educação formal e que, desse pouco espaço, os velhos e velhas acessam a menor parte. Por estarem na periferia dos processos educativos nacionais, estão sujeitos a preconceitos, além de, normalmente, não serem ouvidos(as). Assim, a partir das vozes de pessoas velhas, esse artigo dialoga sobre a construção de uma educação que envolva as diferentes gerações da sociedade, com espaço igualitário para todos(as) os(as) participantes. Essa construção posicionou os sujeitos velhos(as) como protagonistas. Foram coletadas narrativas de velhas e velhos opinando sobre a educação na relação com outras gerações. Nestes dados estão presentes sugestões ricas para a reflexão sobre educação e intergeracionalidade, apresentando caminhos para enfrentamentos do idadismo na educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716
10.22196/rp.v25i1.7716
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.7716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716/4051
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991615582208