COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716 |
Resumo: | A educação em seus diversos espaços ocupados, sejam formais ou não, elegem grupos como prioritários. Há, neste processo, a exclusão de diversos coletivos, entre estes estão as pessoas velhas. Elas, normalmente, são alocadas no grande grupo de Educação de Jovens e Adultos, lugar com pouco espaço na educação formal e que, desse pouco espaço, os velhos e velhas acessam a menor parte. Por estarem na periferia dos processos educativos nacionais, estão sujeitos a preconceitos, além de, normalmente, não serem ouvidos(as). Assim, a partir das vozes de pessoas velhas, esse artigo dialoga sobre a construção de uma educação que envolva as diferentes gerações da sociedade, com espaço igualitário para todos(as) os(as) participantes. Essa construção posicionou os sujeitos velhos(as) como protagonistas. Foram coletadas narrativas de velhas e velhos opinando sobre a educação na relação com outras gerações. Nestes dados estão presentes sugestões ricas para a reflexão sobre educação e intergeracionalidade, apresentando caminhos para enfrentamentos do idadismo na educação. |
id |
UNOCHAPO-1_abc3c8b007a66bc3e241f315a9402de5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7716 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadistaIntergeracionalidadeVelhiceEducaçãoIdadismoA educação em seus diversos espaços ocupados, sejam formais ou não, elegem grupos como prioritários. Há, neste processo, a exclusão de diversos coletivos, entre estes estão as pessoas velhas. Elas, normalmente, são alocadas no grande grupo de Educação de Jovens e Adultos, lugar com pouco espaço na educação formal e que, desse pouco espaço, os velhos e velhas acessam a menor parte. Por estarem na periferia dos processos educativos nacionais, estão sujeitos a preconceitos, além de, normalmente, não serem ouvidos(as). Assim, a partir das vozes de pessoas velhas, esse artigo dialoga sobre a construção de uma educação que envolva as diferentes gerações da sociedade, com espaço igualitário para todos(as) os(as) participantes. Essa construção posicionou os sujeitos velhos(as) como protagonistas. Foram coletadas narrativas de velhas e velhos opinando sobre a educação na relação com outras gerações. Nestes dados estão presentes sugestões ricas para a reflexão sobre educação e intergeracionalidade, apresentando caminhos para enfrentamentos do idadismo na educação.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/771610.22196/rp.v25i1.7716Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716/4051Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRêgo Nogueira, Ingrid RochelleFerreira da Costa, Francisco Vanderlei2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7716Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista |
title |
COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista |
spellingShingle |
COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista Rêgo Nogueira, Ingrid Rochelle Intergeracionalidade Velhice Educação Idadismo |
title_short |
COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista |
title_full |
COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista |
title_fullStr |
COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista |
title_full_unstemmed |
COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista |
title_sort |
COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista |
author |
Rêgo Nogueira, Ingrid Rochelle |
author_facet |
Rêgo Nogueira, Ingrid Rochelle Ferreira da Costa, Francisco Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira da Costa, Francisco Vanderlei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rêgo Nogueira, Ingrid Rochelle Ferreira da Costa, Francisco Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intergeracionalidade Velhice Educação Idadismo |
topic |
Intergeracionalidade Velhice Educação Idadismo |
description |
A educação em seus diversos espaços ocupados, sejam formais ou não, elegem grupos como prioritários. Há, neste processo, a exclusão de diversos coletivos, entre estes estão as pessoas velhas. Elas, normalmente, são alocadas no grande grupo de Educação de Jovens e Adultos, lugar com pouco espaço na educação formal e que, desse pouco espaço, os velhos e velhas acessam a menor parte. Por estarem na periferia dos processos educativos nacionais, estão sujeitos a preconceitos, além de, normalmente, não serem ouvidos(as). Assim, a partir das vozes de pessoas velhas, esse artigo dialoga sobre a construção de uma educação que envolva as diferentes gerações da sociedade, com espaço igualitário para todos(as) os(as) participantes. Essa construção posicionou os sujeitos velhos(as) como protagonistas. Foram coletadas narrativas de velhas e velhos opinando sobre a educação na relação com outras gerações. Nestes dados estão presentes sugestões ricas para a reflexão sobre educação e intergeracionalidade, apresentando caminhos para enfrentamentos do idadismo na educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716 10.22196/rp.v25i1.7716 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716/4051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991615582208 |