PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA: diretrizes para uma educação emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Neto, José Augusto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, Marina, Eggert Steindel, Gisela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7044
Resumo: O presente artigo tem como foco discutir o campo da educação a partir do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL, como uma política emancipatória de incentivo à leitura. A discussão apresentada neste estudo crítico-reflexivo busca apresentar o plano como uma ferramenta capaz de tornar o Brasil uma sociedade leitora, na qual o exercício da prática de leitura forme sujeitos críticos e emancipados. Para auxiliar no diálogo documental e bibliográfico, contamos com as lentes teóricas de Roger Chartier (1999), Viñao Frago (2002) e Paulo Freire (1989). O texto busca instigar sobre a importância do ato de ler e o impacto das políticas públicas para o fomento à leitura. Argumentamos, ao longo do artigo que, tanto a educação quanto a cultura devem ser prioridades nas políticas de governos que prezam pela formação integral do sujeito. Concluímos que, mesmo o plano possuindo a potencialidade de se tornar uma política para a educação emancipatória, ela vem sofrendo reiterados ataques pelo atual governo ocasionando o desmantelamento da cultura e retrocessos na educação do país.
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