Avaliação dos 2º e 3º anos do Plano Nacional de Leitura
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3441 |
Resumo: | Ao longo dos seus primeiros três anos de desenvolvimento, o Plano Nacional de Leitura tem sido acompanhado regularmente por estudos de avaliação externa, de acordo com o Sistema de Avaliação do PNL que foi elaborado e testado no ano de lançamento do Plano. Esse sistema encontra-se delineado e fundamentado na primeira publicação destes estudos de avaliação do PNL1. Esta nova publicação dos estudos de avaliação do PNL incide sobre o segundo e o terceiro anos do Plano Nacional de Leitura. No primeiro capítulo faz-se um balanço da execução geral do Plano neste período. No segundo capítulo apresentam-se os resultados do Inquérito às Escolas abrangidas pelas actividades do PNL, aplicado on-line pela segunda vez, no final do segundo ano do Plano, analisando a sua evolução em relação aos resultados do primeiro ano. No terceiro capítulo são abordados os programas de promoção da leitura nas escolas, dando-se destaque ao alargamento destes programas ao 3º ciclo do ensino básico, e referindo-se ainda a iniciativa Um Novo Livro para cada Novo Leitor. O quarto capítulo debruça-se sobre o projecto a LeR+, que adquiriu um relevo particular no desenvolvimento do Plano, pelo seu carácter inovador, experimental e intensivo. O quinto capítulo trata do projecto Leitura em Vai e Vem, desenvolvido nos jardinsde- infância. O sexto capítulo constitui uma primeira análise do projecto Ler+ dá Saúde, o qual representa uma nova e muito importante frente de acção do PNL, dirigida às crianças a partir dos seis meses de idade e às suas famílias, através da participação directa dos profissionais de saúde. O sétimo capítulo analisa os resultados da segunda aplicação nacional do Barómetro de Opinião Pública sobre o PNL, comparando-os com os resultados da primeira aplicação do Barómetro, em 2007. Nas notas finais, apresenta-se um breve conjunto de aspectos de síntese, relativos ao PNL e à sua avaliação. |
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