Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gamboa, Maria José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86
Resumo: A relevância social da leitura assim como o investimento político no domínio da promoção leitora, na escola, através da criação do Plano Nacional de Leitura, fazem desta medida política um campo privilegiado para a análise dos modos de receção desenvolvidos pelos professores do ensino básico.O artigo pretende constituir um contributo para o alargamento do conhecimento sobre os processos de construção escolar da leitura, no âmbito do PNL, apresentando igualmente pistas para a avaliação das possibilidades de desenvolvimento e consecução desta medida política, assim como para a defi nição de políticas de formação contínua de professores.
id RCAP_6995bb08f4b2c8a30854565e1000f15b
oai_identifier_str oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/86
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursosPlano Nacional de Leituraleituraleitura escolartextosA relevância social da leitura assim como o investimento político no domínio da promoção leitora, na escola, através da criação do Plano Nacional de Leitura, fazem desta medida política um campo privilegiado para a análise dos modos de receção desenvolvidos pelos professores do ensino básico.O artigo pretende constituir um contributo para o alargamento do conhecimento sobre os processos de construção escolar da leitura, no âmbito do PNL, apresentando igualmente pistas para a avaliação das possibilidades de desenvolvimento e consecução desta medida política, assim como para a defi nição de políticas de formação contínua de professores.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2013-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86Revista Aprender; Revista Aprender nº 33 (junho de 2013); 18-242184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86/74Gamboa, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:16:07Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/86Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:18.738428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos
title Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos
spellingShingle Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos
Gamboa, Maria José
Plano Nacional de Leitura
leitura
leitura escolar
textos
title_short Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos
title_full Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos
title_fullStr Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos
title_full_unstemmed Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos
title_sort Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos
author Gamboa, Maria José
author_facet Gamboa, Maria José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gamboa, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Plano Nacional de Leitura
leitura
leitura escolar
textos
topic Plano Nacional de Leitura
leitura
leitura escolar
textos
description A relevância social da leitura assim como o investimento político no domínio da promoção leitora, na escola, através da criação do Plano Nacional de Leitura, fazem desta medida política um campo privilegiado para a análise dos modos de receção desenvolvidos pelos professores do ensino básico.O artigo pretende constituir um contributo para o alargamento do conhecimento sobre os processos de construção escolar da leitura, no âmbito do PNL, apresentando igualmente pistas para a avaliação das possibilidades de desenvolvimento e consecução desta medida política, assim como para a defi nição de políticas de formação contínua de professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86
url http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86/74
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aprender; Revista Aprender nº 33 (junho de 2013); 18-24
2184-5255
0871-1267
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130750578065408